Novos modelos de negócios Setor vestuário. Fatores críticos de impacto versus grau de incerteza Flutuação Cambial (câmbio flutuante versus artificial)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Potiguar - UNP
Advertisements

Contas Externas Brasileiras Carlos Thadeu de Freitas Gomes Seminário APIMEC 40 anos Rio de Janeiro, 17 de Maio de
SUMÁRIO 1. CENÁRIO INTERNACIONAL 2. CENÁRIO NACIONAL
Análise das cinco forças de Porter
Macroeconomia Aula 2.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise Financeira e o Impacto na Economia Mundial.
Medidas Recentes de Estímulo ao Crescimento e Evolução do Câmbio
Assessoria Econômica da FEDERASUL
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Movimentos Internacionais de Fatores
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Fundamentos de Economia
Análise do Meio Ambiente
Planejamento Estratégico
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
Crise Financeira EUA Reflexos no Brasil
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
Perspectivas Econômicas 2011 Data 21/10/10 Economia Internacional 2011 Governo dos EUA expandirá a moeda (QE II) – Espera-se reação semelhante da União.
Novos modelos de negócios
Parte II: Determinantes do Produto
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
“ A BALANÇA COMERCIAL SOBRE O REGIME DE CÂMBIO FLUTUANTE” Barros & Giambiagi. Brasil globalizado: o Brasil em um mundo surpreendente. Ed. Campus, 2008.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
Matriz Importância x Incerteza A A Clientes Alto grau de diversificação dos mercados (Ex. criadores de suínos, peixes, etc. a empresas de processamento.
Cenário econômico mundial Condições FavoráveisCondições Desfavoráveis Economia mundial aquecida, influenciada pelo crescimento contínuo do BRIC – Brasil,
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro Balanço 2009 e Perspectivas 2010 Apresentação: Haroldo Silva Economista Chefe - ABIT São Paulo, 05 de março de 2010.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Aumento das Tarifas de Importação: Protecionismo ou Legítima Defesa?
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
1-Relacionando o grau de impacto e o grau de certeza em relação aos direcionadores (empresa presente na sala) Aumento da concorrência X China Aumento.
Ambiente Financeiro Brasileiro
Introdução à Macroeconomia
Cenário Macroeconômico Junho China Economia da China parece estar se estabilizando após ações do governo para estimular o crescimento. Ainda assim,
Realização Apoio “Millenium nas Redações” ‘Reflexões sobre o cenário econômico’ Zeina Latif economista-chefe da XP Investimentos Apresenta:
Realização Apoio “Millenium nas Redações” ‘Conjuntura Econômica’ com Zeina Latif XP Investimentos Apresenta:
Novos modelos de negócios
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Crise internacional e a resposta do Brasil
Módulo 20 - Indústria Prof Claudinei Perencin.
28 de outubro de FATORES DETERMINANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NOS ÚLTIMOS ANOS.
Brasília, 10 e 11 de julho de Conjuntura econômica e negociações coletivas 5º Congresso dos Bancários de Brasília/DF.
cenário e perspectivas
Comércio Exterior - conceitos
CENÁRIO ECONÔMICO. MUDANÇA DE RUMO DE POLITICA ECONÔMICA  FIM DE POLITICAS ANTICÍCLICAS BASEADO NO ESTIMULO DA DEMANDA  AJUSTE FISCAL  REALINHAMENTO.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
Análise Macroambiental
17 de fevereiro de 2016 Previdência: Aperfeiçoar para Fortalecer Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Ministro.
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura dos mercados e o comportamento dos agentes econômicos.  Promover a discussão sobre.
Cenário Macroeconômico Abril/2016. Economia Internacional Economia Doméstica.
Industrialização Brasileira
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
A Industrialização Brasileira:
Ministério da Fazenda 1 Crise Mundial, Desafios e Potencialidades para o Brasil Instituto de Economia - Unicamp Guido Mantega 29 de agosto de 2008.
PERSPECTIVAS E OS GARGALOS DAS EXPORTAÇÕES DE MANUFATURADOS 29 de Abril de 2011.
Ministério da Fazenda 1 1 Panorama da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Guido Mantega Brasília 01/04/2008.
K:\Screenshows\Gib\2000\G-Jul\2000gl395\2000gl395_ss Alternativas de Financiamento Mercado de Capitais Internacional Telebrasil Maio de 2002.
11 Aspectos da expansão da economia cafeeira Amaury Gremaud Formação Econômica e Social do Brasil I.
Transcrição da apresentação:

Novos modelos de negócios Setor vestuário

Fatores críticos de impacto versus grau de incerteza Flutuação Cambial (câmbio flutuante versus artificial) - G20;

Fatores críticos de impacto versus grau de incerteza Sustentabilidade (“China busca desenvolvimento limpo”, O Estado de S. Paulo 03/2008):  O crescimento econômico da China transformou o país numa potência global, mas resultou também em degradação ambiental (16 das 20 cidades mais poluídas do mundo estão na China);  Governo chinês anunciou uma série de medidas com o objetivo de mudar o padrão de desenvolvimento do país (restringir o investimento e a oferta de crédito a setores poluentes, intensivos no consumo de energia e que tenham excesso de capacidade de produção);  “O país deve dar prioridade à qualidade, mais que à velocidade do desenvolvimento, e acelerar o aperfeiçoamento do padrão de desenvolvimento econômico.”, primeiro-ministro chinês Wen Jiabao;

Fatores críticos de impacto versus grau de incerteza Trabalho escravo e infantil garantem custos baixos de mão-de-obra:  Crianças entre 9 e 16 anos vendidas a fábricas por cerca de 500 iuanes - US$ 65;  Adultos e crianças, de ambos os sexos, trabalham por longos períodos por 35 centavos de dólar a hora;

Fatores críticos de impacto versus grau de incerteza Variações Climáticas:  Devastadoras inundações dificultaram o cultivo de algodão no Paquistão (quarto maior exportador) este ano, um dos motivos para que o preço do algodão atingisse o maior preço nominal da história, em 15/10/2010;

Fatores críticos de impacto versus grau de incerteza Regulamentação & Desregulamentação Governamental – Protecionismo:  Restrições maiores com a assinatura do Nafta (isenção de impostos para roupas cortadas e costuradas com tecido feito de fibra oriunda da América do Norte) e incentivos norte-americanos para produção em países do Caribe;  União Européia também trás incentivos e isenções para fabricantes de vestuário que produzam em países europeus (orientais e ocidentais);  Índia, principal exportador de algodão, poderá estender a proibição de exportação desta matéria-prima;

Fatores críticos de impacto versus grau de incerteza Oscilações nas taxas de Juros  Perdas e ganhos sobre ativos e passivos financeiros  Hering efetua operações de proteção (Heading)  Diversificação na captação de recursos (Tesouro, nota promissória, emprestimo nacional/Internacional

Fatores críticos de impacto versus grau de incerteza Risco de Crédito – (Hering)  Perdas por inadimplência  Perda via Financeiras depositárias de recursos  Empresa matêm provisão de 4,64% do saldo de contas a receber

Fatores críticos de impacto versus grau de incerteza Alta velocidade da troca de coleções

Fatores críticos de impacto versus grau de incerteza Poucas barreiras de entrada no mercado  Muitas indústrias fragmentadas e produtos do tipo commodities gera dificuldade de diferenciação  Se não há possibilidade para a diferenciação, a melhor estratégia a ser perseguida pela companhia é a minimização de custos Alta demanda e lucratividade na indústria Excesso de capacidade Novos entrantes Alta demanda e lucratividade na indústria Excesso de capacidade Guerra de preços e falências Novos entrantes

Fatores críticos de impacto versus grau de incerteza Sensibilidade à diminuições no poder de consumo e a ciclos econômicos desfavoráveis  A crise de 2008 atingiu o setor,de janeiro a dezembro de 2009, houve queda de 7.9% na produção de vestuário em igual período de 2008, com redução de 6.9% na mão de obra em relação ao exercício de Evolução do volume de vendas de Tecidos, Vestuário e Calçados – índices Mensal e acumulado dos últimos 12 meses Fonte: IBGE Comunicação Social 23 de fevereiro de 2010

Fatores críticos de impacto versus grau de incerteza IMPACTO MENOR MAIOR BAIXOALTO GRAU DE INCERTEZA FATORES CRÍTICOS A - Regulamentação & Desregulamentação governamental B - Flutuação cambial C - Oscilações nas taxas de juros D - Poucas barreiras de entrada no mercado E – Sustentabilidade F - Mão de obra G - Alta velocidade da troca de coleções H - Sensibilidade à diminuições no poder de consumo e a ciclos econômicos desfavoráveis I - Risco de crédito (Hering) J - Variações climáticas