SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO Profª: Pollyanne Severino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que leva os consumidores à inadimplência?
Advertisements

Modulo 21 Nuno Silva.
Comércio Internacional
DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
LOGÍSTICA Operador Logístico.
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial
Internacionalização de PMEs
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
CUSTO DE CAPITAL E DECISÕES DE INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO
MODALIDADES DE PAGAMENTO
EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Universidade de Brasília
BALCÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PREÇO – O que é e como fazer?
EXPORTAÇÃO DE PEÇAS FUNDIDAS
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Comercio internacional
Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
U01 Grupo 19X.
Gerência de Projetos de TI 11
Administração Contratual
Profª. Selma Maria da Silva
Equipe de Gestão.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
Administração de Logística e Materiais
Logistica Comercial. Tenha FOCO... os EUA têm o maior mercado do mundo, mas é muito fragmentado e dominado pelos canais de distribuição. Não queira vender.
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
Douglas Pereira da Silva
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
ASPECTOS GERAIS DA EXPORTAÇÃO
Recrutamento e Seleção
O Sistema de Pagamentos em Moeda Local - SML -
O que é exportação? Conceito Comercial Conceito Cambial
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
Disciplina: Controladoria
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
Gestão Financeira e tributária Gestão de processos e redução de custos Tecnologia Validador NF-e.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Suprimento Físico Prof. Lima.
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
APRESENTAÇÃO DO PLANO COMERCIAL. Missão da empresa POSSIBILITAR AOS NOSSOS CLIENTES A MELHORA DA GESTÃO DO SEU NEGOCIO, RECUPERANDO A SUSTENTABILIDADE.
CRÉDITO : é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu Patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de Volta.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Contabilidade Gerencial
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Formação de Preço de Venda 7 semestre – Parte 2 (B2) Profª Fatima Santos.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Transcrição da apresentação:

SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO Profª: Pollyanne Severino

MANDAMENTOS DO EXPORTADOR

A exportação é uma atividade empresarial integrada, nunca isolada, exigindo permanente intercâmbio de informações entre os diversos setores envolvidos, tais como, administração, comercial, financeiro, fiscal, produção, embalagem, expedição, contábil, entre outros;

A decisão de exportar não deve ser tomada apenas como uma TAPA- BURACO momentâneo para compensar eventuais reduções de vendas internas. Este procedimento pode ser tomar um TAPA-MERCADO externo, temporário ou mesmo definitivo pra a empresa

Recorrer ao mercado externo apenas em épocas de crise e baixa venda no mercado doméstico exige da empresa cuidados especiais, pois nesta ocasião normalmente não exige planejamento, mais apenas o desespero, inclusive podendo provocar maiores prejuízos.

A operação de exportação não se encerra quando o produto é embarcado, mais somente após conferir se o planejado na teoria efetivamente se verificou na prática.

Da mesma forma que o exportador quer ter regularidade de venda, os importadores também desejam fornecedores regulares.

Informação é essencial e indispensável no comércio exterior. Enquanto no mercado interno é suficiente conhecer o cadastro do comprador (risco comercial), na exportação é precondição avaliar também o cadastro do país (risco cambial, político), suas peculiaridades legais, sua estrutura econômica, sua situação política e social, seu nível de reservar internacionais, suas dívidas externas, etc.

Estejam sempre preparados, pois empresas desonestas existem também no exterior.

Indicar carta de crédito como modalidade de pagamento na exportações não constitui motivo constrangimento, mais apenas uma prática usual nas operações internacionais

Deve-se ter em mente, que de um modo geral as empresas exportadoras superam o número de empresas importadoras, significando dizer que o mercado está repleto de fornecedores ávidos para ocupar o espaço de seus concorrentes, a qualquer deslize;

O agente de exportação constitui o cartão de visita da empresa exportadora no exterior, representando a imagem da instituição no mercado internacional. Assim, escolher bem o agente de exportação, provendo-o de informações e oferecendo-lhes condições de trabalho compatíveis com as exigências do mercado representado, reverterá em benefício para a própria empresa exportadora;

Seja apenas profissional no comércio internacional, um mercado altamente especializado, que não aceita amadores. Por isso, para as atividades atinentes ao comércio internacional, contrate apenas profissionais qualificados, em vez de amigos, parentes ou conhecidos sem experiência nessa área, principalmente no que se refere a agentes de exportação no exterior;

Salvo exceções, normalmente os resultados no mercado internacional não são imediatos, demandam tempo para a sua concretização. Assim, a persistência é uma regra a ser observada para se viabilizar exportações

Analise muito bem o mercado que se deseja atingir antes de definir o seu preço de exportação e evite problemas futuros, pois caso o preço seja baixo, será difícil aumentá-lo mais tarde, ou caso seja elevado, a concessão de desconto para reduzi-lo poderá causar desconfiança e má impressão junto ao potencial importador;

Além do nível de competitividade no mercado-alvo externo, a definição do preço de exportação depende de variáveis internas da empresa exportadora, tais como custo de produção, situação fiscal interna de IPI, ICMS, PIS e Cofins, uso correto dos incentivos à exportação, programação de produção, logística, etc.;

O que gera lucro e confere competitividade a um produto no concorrido mercado internacional são os detalhes, pois o trivial as empresas exportadoras são obrigadas a conhecer;

Embarque o produto vendido rigorosamente dentro do prazo contratado e na qualidade idêntica à eventual amostra ou especificação fornecida ao importador;

Responda sempre as cartas recebidas de potenciais importadores solicitando cotações, mesmo que não haja interesse ou condição de atender ao pedido naquele momento, porque podem representar novos clientes no futuro;

Diga “não”, se necessário, em lugar de “talvez” e evite criar uma expectativa difícil ou mesmo impossível de ser concretizada;

“ A vida esta cheia de desafios que se aproveitado de forma criativa, transformam-se em oportunidade.” Maxwell Maltz