QUALITATIVE RESEARCH: STANDARDS, CHALLENGES, AND GUIDELINES Kirsti Malterud (Lancet, 2001) Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ PROPSAM 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
Advertisements

A investigação em educação Notas sessões 26 Set e 3 Out 03.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
OS TRÊS ENFOQUES DE PESQUISA
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Prof. Maria do Carmo Teixeira Costa 10 de fevereiro de 2011
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
Pesquisa em Serviços de Saúde
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Flávia Tavares Silva Elias
Metodologias de Investigação
Metodologia de Investigação
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
INFERÊNCIA DESCRITIVA
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
Revisitando a investigação em educação
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
Estatística & Geologia
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
Práticas Investigativas
Metodologia Da Pesquisa Científica
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
Pesquisa: Conceitos e Definições
Quantitativo-Qualitativo:
Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa:
Fundamentos de Metodologia
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
TÍTULO.
Professora Michelle Luz
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Amostragem qualitativa
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Por que este curso? Everardo de Carvalho PUCCAMP.
FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 1 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO. Porque a necessidade de fontes de informação? Que Informação? Que.
PESQUISA QUALITATIVA EM GEOGRAFIA
Conceitos e Modalidades
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Prof. Jorge Carneiro Metodologia de Pesquisa 1 Checklist sugestivo para a condução de um projeto de pesquisa Este check list está dividido em duas partes:
SessÃo 1 IntroduÇÃO E VISÃO GERAL DO workshoP Michael Bamberger E Thomaz Chianca Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Aplicações Potenciais para Avaliações.
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA Curso: SERVIÇO SOCIAL
CAPÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO
TCC.
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Metodologia da Pesquisa
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
PARADIGMAS DE PESQUISA
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Finalidades da pesquisa científica
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
Seminário de Pesquisa em Administração
O método de investigação ESTUDO DE CASO Cristiane Drebes Pedron, Ms Outubro de 2008.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Programa de Pós-Graduação em Medicina (Ciências Cirúrgicas) Coordenador: Prof. Dr. Alberto Schanaider.
Projeto Integrador PASSO A PASSO Roberto Akitoshi Komatsu.
A Falsa Dicotomia Qualitativo – Quantitativo: Paradigmas que informam nossas Práticas de Pesquisas Rosalina Carvalho da Silva Isabella Giordano Lívia Mello.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa
Transcrição da apresentação:

QUALITATIVE RESEARCH: STANDARDS, CHALLENGES, AND GUIDELINES Kirsti Malterud (Lancet, 2001) Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ PROPSAM 2009

RESUMO Introdução: a pesquisa qualitativa pode auxiliar a melhoria do entendimento na medicina. As estratégias de investigação qualitativa e quantitativa, antes de incompatíveis, devem ser vistas como complementares. Introdução: a pesquisa qualitativa pode auxiliar a melhoria do entendimento na medicina. As estratégias de investigação qualitativa e quantitativa, antes de incompatíveis, devem ser vistas como complementares. Objetivo: Discutir como a qualidade pode ser mantida quando pesquisas utilizam métodos qualitativos. Propor a relevância, validade e reflexividade como princípios deste tipo de investigação. Objetivo: Discutir como a qualidade pode ser mantida quando pesquisas utilizam métodos qualitativos. Propor a relevância, validade e reflexividade como princípios deste tipo de investigação. Serão discutidos desafios específicos da metodologia qualitativa: reflexividade, transferência, interpretação e análise. Serão discutidos desafios específicos da metodologia qualitativa: reflexividade, transferência, interpretação e análise. Serão propostas diretrizes gerais para a investigação qualitativa. Serão propostas diretrizes gerais para a investigação qualitativa.

PRINCÍPIOS A pesquisa qualitativa envolve coleta sistemática, organização e interpretação do material coletado através de diferentes estratégias metodológicas. A pesquisa qualitativa envolve coleta sistemática, organização e interpretação do material coletado através de diferentes estratégias metodológicas. É utilizada para exploração do sentido de fenômenos, tais como experienciados pelos próprios indivíduos em seu ‘contexto natural’. É utilizada para exploração do sentido de fenômenos, tais como experienciados pelos próprios indivíduos em seu ‘contexto natural’. DEBATES EM RELAÇÃO AO RIGOR NECESSÁRIO Hamberg et al: sugerem critérios para estudos qualitativos que são diferentes daqueles aplicados aos estudos quantitativos. Admitem, entretanto, que tais critérios podem corresponder àqueles tradicionalmente conhecidos nas pesquisas quantitativas: CREDIBILIDADE (validade interna), DEPENDÊNCIA, CONFIRMAÇÃO (objetividade) E TRANSFERÊNCIA (generalização). Hamberg et al: sugerem critérios para estudos qualitativos que são diferentes daqueles aplicados aos estudos quantitativos. Admitem, entretanto, que tais critérios podem corresponder àqueles tradicionalmente conhecidos nas pesquisas quantitativas: CREDIBILIDADE (validade interna), DEPENDÊNCIA, CONFIRMAÇÃO (objetividade) E TRANSFERÊNCIA (generalização). Mays e Pope, em contraposição, defendem que pesquisas qualitativas podem ser avaliadas pelos mesmos critérios das quantitativas, desde que tais critérios sejam utilizados de forma diferente. Destacam a VALIDADE E A RELEVÂNCIA. Mays e Pope, em contraposição, defendem que pesquisas qualitativas podem ser avaliadas pelos mesmos critérios das quantitativas, desde que tais critérios sejam utilizados de forma diferente. Destacam a VALIDADE E A RELEVÂNCIA.

DEBATES EM RELAÇÃO AO RIGOR Mays e Pope. VALIDADE Triangulação Triangulação Validação do respondente Validação do respondente Detalhamento do método utilizado para coleta de dados e análise Detalhamento do método utilizado para coleta de dados e análise Reflexividade Reflexividade Atenção aos casos negativos Atenção aos casos negativos ‘Fair dealings’ ‘Fair dealings’ RELEVÂNCIA Registros detalhados Registros detalhados ‘Amostras técnicas’ ‘Amostras técnicas’ Relevância Clínica: também destacada por Giacomini e Cook. Relevância Clínica: também destacada por Giacomini e Cook.

DEBATES QUANTO AO RIGOR EM PESQUISAS QUALITATIVAS PARA O AUTOR, KIRSTI MALTERUD: Os métodos qualitativos são fundados no entendimento da pesquisa como um processo sistemático e reflexivo para o desenvolvimento do conhecimento que, de algum modo, pode ser contestado e partilhado,implicando ambições de transferência. O PESQUISADOR DEVE ESTAR PREPARADO PARA: Questionar achados e interpretações Questionar achados e interpretações Avaliar a validade interna e externa Avaliar a validade interna e externa Refletir sobre os efeitos do contexto e ‘bias’ Refletir sobre os efeitos do contexto e ‘bias’ Discutir o processo de análise. Discutir o processo de análise. RELEVÂNCIA E VALIDADE SÃO PRINCÍPIOS ESSENCIAIS MAS A REFLEXIVIDADE É UMA MEDIDA DE IGUAL IMPORTÂNCIA E DEVE INTEGRAR O CONJUNTO DE PRINCÍPIOS RELACIONADOS AO RIGOR NA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA.

DESAFIOS ESPECÍFICOS Afetam a investigação qualitativa e estão intimamente relacionados à validade: O investigador O investigador A seleção A seleção O processo de organização do material e de interpretação O processo de organização do material e de interpretação REFLEXIVIDADE REFLEXIVIDADE TRANSFERÊNCIA TRANSFERÊNCIA INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE

DESAFIOS ESPECÍFICOS REFLEXIVIDADE Posição do pesquisador Posição do pesquisador Necessário identificar: preconceitos, crenças, motivações, teorias de base etc. Necessário identificar: preconceitos, crenças, motivações, teorias de base etc. Hipóteses são construídas e não testadas (nas pesquisas qualitativas) Hipóteses são construídas e não testadas (nas pesquisas qualitativas)TRANSFERÊNCIA Está relacionada à escolha, à ‘amostragem’ Está relacionada à escolha, à ‘amostragem’ VALIDADE INTERNA: o que é? = natureza VALIDADE INTERNA: o que é? = natureza VALIDADE EXTERNA: onde se aplica? = extensão VALIDADE EXTERNA: onde se aplica? = extensão INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE ANÁLISE: ANÁLISE:contextualização descontextualização descontextualização recontextualização recontextualização Estilos, segundo Miller e Cabtree: intuitivo, base- dados, base-teórica INTERPRETAÇÃO: parte decisiva da investigação INTERPRETAÇÃO: parte decisiva da investigação

ESTRATÉGIAS  TRIANGULAÇÃO: utilização de diferentes fontes, visando ampliar o entendimento de fenômenos complexos. “ Estudos qualitativos podem usados para explorar hipóteses ou variáveis quando está em planejamento um amplo estudo epidemiológico, resultando em aumento da sensibilidade e acurácia. Nestes casos, estudos qualitativos podem ser tomados como precursores da ‘real ciência’ “. Nestes casos, estudos qualitativos podem ser tomados como precursores da ‘real ciência’ “.(?????)

Diretrizes para estudo e para organização de artigos quando pesquisas fazem uso de metodologia qualitativa Objetivos Objetivos Reflexividade Reflexividade Método e Desenho do estudo Método e Desenho do estudo Coleta de dados e ‘amostragem’ Coleta de dados e ‘amostragem’ Estrutura teórica Estrutura teórica Análise Análise Achados Achados Discussão Discussão Forma de apresentação Forma de apresentação Referências Referências