Teoria das Contingências e Adhocracia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Teorias Contingenciais
Advertisements

Sistema de Administração de Recursos Humanos
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A Teoria de Contingência
Sistema de Informação Gerencial
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
Abordagem Sistêmica da Administração
Teoria Contingencial da Administração
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Os Ingredientes da Eficácia
Desenvolvimento organizacional
Teoria da Contingência
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Administração Teoria das Contingências Aula 14 Jorge Surian
ABORDAGEM CONTINGENCIAL
Abordagem Contingencial
Abordagem Contingencial
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.
Capítulo 6 Organização.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Administração Geral - Aula 05
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
ABORDAGEM CONTINGENCIAL - DEFINIÇÕES
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Teoria da Contingência
O Que é Administrar É o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
O sistema de administração de recursos humanos
Teoria da contingência:
Organização como organismos ANA VALoes beatriz JOYCE BANDEIRA natalia ramos rosinete domingos pricilla oliveira.
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Abordagem Contingencial da Administração
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Estratégia Organizacional
Administração de Recursos Humanos II
MACROANALISE DAS ORGANIZAÇÕES
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Prof Doutor Rodrigo Magalhães
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
Planejamento e estratégia
Abordagem Comportamental da Administração
Capítulo 7 Direção.
Organização: Estrutura Organizacional e Serviços de uma Agência
Engenharia de Software
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
TEORIA das CONTINGÊNCIAS
Bacharelado em Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração
Introdução à Administração
Variáveis Básicas do D.O.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MAPS: Um Modelo de Adaptação de Processos de Software Ciro Carneiro Coelho Orientador Prof. Hermano Perrelli de Moura.
Introdução à Administração
Comportamento Organizacional
Abordagem Contingencial da Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - TGA Professor: Glauber Ruan B Pereira.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Organização como Sistemas Teoria Contingencial David Ricieri Valter William.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Transcrição da apresentação:

Teoria das Contingências e Adhocracia Prof. Dra. Maria Virginia Llatas TO-11

ORIGENS DA TEORIA CONTINGENCIAL Anos 70: profusão de pesquisas projetavam estruturas organizacionais e ações gerenciais para situações específicas. É um desenvolvimento: da teoria de sistemas; A estrutura mais apropriada: é dependente das contingências da situação para cada organização individual. Fatores situacionais: poder e controle, características dos membros de organizações (habilidades, experiências, necessidades e motivações) A abordagem contingencial: pode ser vista por relações SE – ENTÃO Grande impacto: sobre teorias organizacionais contemporâneas Contribuição: identificação das variáveis de influenciam projeto geral das organizações (tecnologia, tamanho e natureza do ambiente) TO-11

TEORIA DAS CONTINGÊNCIAS CONCEITO: A teoria das Contingências estabelece que situações diferentes exigem práticas diferentes, apregoando o uso das teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas separadamente ou combinadas, para resolver problemas das organizações A visão de contingência procura entender as relações dentro e dentre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente, e procura definir padrões de relações ou configurações de variáveis. Esta visão enfatiza a natureza multivariada das organizações e tenta entender como as organizações operam sob condições variáveis e em circunstâncias específicas (Fremont Kast & Rosenzweig) TO-11

TEORIA DAS CONTIGÊNCIAS DO PROJETO ORGANIZACIONAL

WOODWARD (Tecnologia e estrutura) Anos 1950, Joan Woodward, socióloga inglesa (Hawthorne x comportamental ; Estudos de Woodward x contingencial) Considerou a tecnologia como responsável por um papel tão ou mais importante do que estrutura e os processos nas organizações. O Estudo de Woodward contemplou cerca de 100 empresas britânicas, com no mínimo de 100 empregados. As empresas foram classificadas de acordo com 3 tipos distintos de sistemas de produção: Unitário e de pequenos lotes Grande quantidade e produção em massa Processo contínuo TO-11

TO-11

PERROW (Tecnologia e Estrutura) TO-11

BURNS E STALKER (Ambiente e estrutura) Analisaram: Efeitos do ambiente externo sobre o padrão de administração e desempenho econômico daquelas empresas. Definiram dois sistemas opostos: Modelos mecanísticos: descrevem o funcionamento das organizações como o de uma máquina, para o alcance dos seus objetivos e metas, de maneira eficaz. Modelos orgânicos: descrevem o funcionamento das organizações, para alcance dos seus objetivos e metas, pela procura da maximização da satisfação, flexibilidade e desenvolvimento do potencial humano. TO-11

ESTRUTURA Mecanística x Orgânica TO-11

LAWRENCE E LORSCH (Ambiente e Estrutura) Questão básica: “O que a organização faz para lidar com as diversas condições econômicas e de mercado?” Estruturas internas foram analisadas em termos de diferenciação e integração Diferenciação: “descreve as diferenças na orientação cognitiva e emocional, entre os administradores (gerentes) em diversos departamentos funcionais”. Refere-se a: orientação de metas dos gerentes; orientação de tempo dos gerentes e relações com aspectos do ambiente com os quais estão ligados relações interpessoais dos gerentes com outros membros; formalidade da estrutura Integração: “descreve a qualidade do estado de colaboração que existe entre os departamentos, os quais são exigidos alcançar unidade de esforço para atender às demandas do ambiente”. É o grau de coordenação e cooperação entre departamentos diferentes, com tarefas interdependentes. TO-11

TO-11

CHANDLER (Estratégia e Estrutura) Tanto quanto uma empresa pertença a uma atividade em que os mercados, fontes de matérias primas, e processos de produção permaneçam relativamente constantes, poucas decisões empreendedoras teriam que ser tomadas. Em situações tais que uma fraqueza da organização não seja crítica, mas onde a tecnologia, mercados e fontes de suprimento estejam mudando rapidamente, os defeitos destas estruturas se tornam mais evidentes. TO-11

UNIVERSIDADE DE ASTON (Estrutura e tamanho) Tamanho da organização tem implicações óbvias para desenho de sua estrutura. Pequena organização => pouca necessidade de estrutura formal Aumento do tamanho => problemas com atividades administrativas => departamentalização Tamanho não é simples (várias formas) Crítica a Woodward (não havia incluído empresas de serviços). Três características: automação dos equipamentos rigidez do fluxo de trabalho especificidade de avaliação TO-11

DESENHO ORGANIZACIONAL Desenho organizacional se refere ao processo de determinar a forma organizacional apropriada, servindo como base da departamentalização e da coordenação Componentes principais da estrutura das organizações: Alocação de responsabilidades e tarefas Relacionamento de subordinação Agrupamento dos indivíduos em departamentos Mecanismos de coordenação e de integração Aspectos principais: fator crítico para o sucesso de longo prazo processo contínuo, que se altera pelas mudanças do ambiente; não existem projetos universalmente aplicáveis TO-11

Tipos de Organizações: ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL TO-11

Tipos de Organizações: ORGANIZAÇÃO DIVISIONAL TO-11

Tipos de Organizações: ORGANIZAÇÃO MATRICIAL TO-11

PROCESSO DE DESENHO ORGANIZACIONAL TO-11

ESTÁGIOS DE CRESCIMENTO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

LIMITAÇÕES E CRÍTICAS À TEORIA DAS CONTINGÊNCIAS Relacionamento casual: Outros elementos (desenho organizacional e sistemas de informação) influenciam o desempenho além da estrutura Desempenho organizacional: Multifacetado Variáveis independentes: Discutível (organização pode influenciar seu ambiente) Contingências múltiplas: diferentes padrões de fatores contingenciais têm implicações distintas para o desenho organizacional Mudança planejada: Modelos falham na ênfase das conseqüências não-previstas da mudança planejada Fatores de poder: Não determinadas por condições situacionais impessoais Velocidade da mudança organizacional: Dificuldade de mudar com freqüência a intervalos muito curtos TO-11

Ad hoc – Equipe de projetos - Força tarefa UPM - CCSA TO-10 – Teoria das Contingências e Adhocracia ADHOCRACIA Ad hoc – Equipe de projetos - Força tarefa Termo cunhado por Warren Bennis para caracterizar organizações que são por definição temporárias. É uma forma adequada para o desempenho de atividades complexas e incertas em ambientes turbulentos. Adhocracia freqüentemente envolve equipes de projeto que se formam para desempenhar uma atividade, desaparecendo quando esta termina e os seus membros se reagrupam em outras equipes de projetos. TO-11 Prof. Marcos Antonio Franklin Prof. Virginia