PEADS – Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Advertisements

Bolsista: Christoph de Freitas Santos Orientador: Eduardo Vergolino
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Avaliação Institucional
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Educação Permanente em Saúde :
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Tecnologia e Educação.
O desafio do trabalho em “rede”
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
Contexto de atuação do CME
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
PERNAMBUCO GESTORES DAS GRE COORDENAÇÃO ESTADUAL
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Capão Bonito Um “Mapa dos Sonhos” do município a partir das redações do Tempos de Escola e da Consulta Pública sobre Conselhos Escolares Israel Batista.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Atuação dos agentes de Controle Social
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
CAT.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NRE/CASCAVEL, EM PARCERIA COM A SEDS. PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE.
O papel pedagógico do órgão gestor
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Formação continuada ANO 2015
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
1 DADOS EMPÍRICOS DO ENCCEJA LiSBOA. Coordenadora Pedagógica: Rejane Lima - Aplicação e Criação das Variáveis: Prof. Rita Maia 2  Foram aplicados 30.
Transcrição da apresentação:

PEADS – Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável. CENTRO DE RESULTADOS EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PEADS – Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável.

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda". Paulo Freire

OBJETIVOS Formar professores das redes municipais, adolescentes na Proposta de Educação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS, resgatando o papel social da escola como agente do desenvolvimento sustentável. Institucionalizar e incorporar a PEADS - Proposta de Educação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável à proposta pedagógica das redes municipais de ensino.

I - PESQUISA – VER, OBSERVAR, DIAGNOSTICAR. ETAPAS METODOLÓGICAS DA PEADS I - PESQUISA – VER, OBSERVAR, DIAGNOSTICAR.

II - DESDOBRAMENTO ANÁLISAR, APROFUNDAR, RELACIONAR A PESQUISA AOS CONTEÚDOS CURRICULARES.

III - DEVOLUÇÃO – APRESENTAR, DEVOLVER, ENCAMINHAR.

IV - AVALIAÇÃO – AUTO-AVALIAR E HÉTERO-AVALIAR.

MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

NOSSAS AÇÕES PARAÍBA PERNAMBUCO

ÁREA DE ATUAÇÃO EM PERNAMBUCO

ANTECEDENTES DA IMPLANTAÇÃO DA PEADS NOS MUNICIPIOS AUSÊNCIA DE UMA POLÍTICA PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO VONTADE E DECISÃO POLÍTICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BAIXA AUTO-ESTIMA

IMPLANTAÇÃO DA PEADS NEGOCIAÇÃO COM OS GESTORES MUNICIPAIS SOBRE A DECISÃO POLÍTICA DE IMPLANTAR OU NÃO A PEADS. CASO A ARTICULAÇÃO SEJA POSITIVA ORGANIZA-SE UM SEMINÁRIO COM A CAPACITAÇÃO CADA ESCOLA OU CONJUNTO DE ESCOLA REALIZA UMA REUNIÃO NA COMUNIDADE. MONITORAMENTO ATRAVÉS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO.

“O LUGAR NÃO É APENAS UM QUADRO DE VIDA, MAS UM ESPAÇO VIVIDO, ISTO É, DE EXPERIÊNCIA SEMPRE RENOVADA, O QUE PERMITE, AO MESMO TEMPO, A REAVALIAÇÃO DAS HERANÇAS E A INDAGAÇÃO SOBRE O PRESENTE E O FUTURO”. MILTON SANTOS – 2001.

DADOS DA PEADS Município Nº de Professores Nº de Alunos Parnamirim PROGRAMA EDUCAR Município Nº de Professores Nº de Alunos Parnamirim 306 7650 Lagoa Grande 150 3750 Jatobá 110 2750 Floresta 175 4375 Carnaubeira da Penha 202 5050 Santa Maria de Boa Vista 450 11250 Terra Nova 128 3200 Salgueiro 190 4750 Petrolândia 120 3000 Itacuruba 68 1700 Tacaratu 167 4175 Orocó 139 3475 Ibimirim 198 4976 Cabrobó Belém do São Francisco SUB-TOTAL 2578 64476

DADOS DA PEADS Bacia do Goitá Município Nº de Professores Nº de Alunos Lagoa de Itaenga 30 1050 Pombos 95 3325 SUB-TOTAL 125 4375 IDH - Menor Tupanatinga 210 6061 Iati 198 5100 Iatíba 120 3000 Ibimirim 4976 Inajá 104 2914 Aguas Belas 94 3134 Paranatama 180 4500 Manari Saloá 130 3250 Terezinha 2350 1508 39785

Aprender a Vida no Semi-Árido / PDHC DADOS DA PEADS Aprender a Vida no Semi-Árido / PDHC Município Nº de Professores Nº de Alunos FLORES 65 1317 IGUARACY 105 1835 QUIXABA 73 1807 S. JOSÉ DO EGITO 95 2129 SERTÂNIA 54 1205 TUPARETAMA 34 1049 CAMALAÚ 44 927 MONTEIRO 74 1045 PRATA 8 S. SEB. DO UMB. 20 481 SOLEDADE 39 475 SUMÉ 47 805 SUB-TOTAL 658 13170 TOTAL GERAL 4869 121806