Política Estadual de Recursos Hídricos Aspectos Institucionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão das águas no Semi-árido: algumas reflexões
Advertisements

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
A estratégia do Estado da Paraíba para criação de sua agência de água
Luciana Ribeiro Campos
PROGERIRH - CE Seminário de Avaliação
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
Gestão de Recursos Hídricos: aspectos legais, institucionais e técnicos Márcia Maria Rios Ribeiro UFCG Ciências do Ambiente.
Comitês de Bacias Hidrográficas e Comissões Gestoras dos açudes
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Modelo de gestão integrada de bacias hidrográficas
enquadramento de corpos de água
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
PNRH – Algumas questões a serem refletidas
IMPLICAÇÕES DA VARIABILIDADE E MUDANÇA CLIMÁTICA NOS RECURSOS HÍDRICOS
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Oficina de Trabalho – Fluxo de Repasse do Recurso da Cobrança – Set 2004 ESTADO.
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
OFICINA CTCOB / CNRH A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA / FLUXOS DE ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS PAINEL II : PAINEL II : A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA NA.
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
Sistema Estadual de Meio Ambiente
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
1O SEMINÁRIO PRESERVATIVOS DE MADEIRA
Cobrança pelo Uso da Água
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Estágio atual da Cobrança – União Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos – SAG Gerência de Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos - GECOB.
2004 ANO ESTADUAL DAS ÁGUAS.
Controle Social na Gestão das Águas
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
DECRETO DOS CBHs Márcia Soares Caldas Geógrafa Analista em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos - COGERH.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
GESTÃO DAS ÁGUAS E OUTORGA DE DIREITO DE USO DA ÁGUA
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Aspectos Gerais sobre Agências de Bacia em Minas Gerais Palestrante: Túlio Bahia Alves Data: 13/ 10/ 2008.
Profa. Dra. Renata Medici
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Superintendente de Apoio à Gestão
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
UNED Macaé CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE CAMPOS - CEFET CAMPOS/ UNED MACAÉ I Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos Desafios.
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
Brasília-DF, agosto de Etapas de Elaboração.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos: A Experiência Brasileira DWG, Fortaleza, 25 de novembro de 2015.
NOVA SISTEMÁTICA DE OUTORGA DE USO DA ÁGUA EM GOIÁS
Política Estadual de Recursos Hídricos
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Política Nacional de Recursos Hídricos.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Recursos Hídricos no Rio Grande do Sul. Distribuição das chuvas nov-dez/2011 (Fepagro) % do normal.
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

Política Estadual de Recursos Hídricos Aspectos Institucionais Antônio Martins da Costa (Coordenador de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará)

Criados Pela Lei nº 11.996, de 24 de Julho de 1992 1- Política Estadual de Recursos Hídricos (PERH) e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos (SIGERH) Criados Pela Lei nº 11.996, de 24 de Julho de 1992

2- SÍNTESE DA PERH

SIGERH - Sistema Integrado de Gestão dos Recursos Hídricos FUNÇÕES HÍDRICAS SISTEMA DE GESTÃO - Planejamento - Administração - Regulamentação SISTEMAS AFINS - Oferta - Utilização - Preservação SISTEMAS CORRELATOS - Planejamento e coordenação geral - Incentivos econômicos e fiscais - Ciência e tecnologia - Defesa civil - Meio ambiente

4- SIGERH - SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS CONERH SRH CÂMARAS TÉCNICAS COMIRH CGERH COGERH SOHIDRA FUNCEME (1) SEMACE PARCEIROS CBHs GER. BACIAS USUÁRIOS LEGENDA VINCULAÇÃO HIERÁRQUICA VINCULAÇÃO SISTÊMICA (1) GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE E QUANTIDADE D’ÁGUA

MATRIZ DE ENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DENOMINAÇÃO DA FUNÇÃO INSTITUIÇÕES EXECUTORAS

HÁ UM NOVO PROJETO DE LEI DA PERH PARA SER DISCUTIDO E AVALIADO PELOS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E OS ÓRGÃOS GESTORES E DEPOIS SER ENCAMINHADO PARA A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. A IDÉIA PRINCIPAL NO PROJETO DE LEI É: - Adequação à Legislação Federal - Revisão do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos (SIGERH)

5- INSTRUMENTOS DE GESTÃO 5.1- Outorga de Uso da Água e Licença de Obras Hídricas - Regulamentação através de Decretos, Instruções Normativas, Resoluções do CONERH, Portarias. 5.1.2- Implementação de Outorga Demanda entra no Sistema SRH (SRH / COGERH - Ger. Regionais) COGERH instrui o processo emitindo parecer técnico SRH através da Câmara Técnica de Outorga analisa o parecer e sugere outorgar ou não SRH - expede a outorga ou a denegatória 5.1.3- Licença de Construção de Obras Hídricas Atualmente é tratada pela SRH (técnicos da CGERH e CTL) Brevemente terá fluxo semelhante ao da Outorga de Uso da Água

5.2- Cobrança Pelo Uso da Água 5.2.1- Aspectos Legais - Leis (11.996/92;12.664/96); Decretos (24.264/96; 26.361/2001; 27.271/2003 Resoluções do CONERH 5.2.2- Aspectos Práticos - I- Negociações Político / Institucionais II- Instituição de Tarifas de Água para as Concessionárias de Água Potável e para a Indústria - Início da cobrança 1/12/96 - Cobrança sobre o volume consumido

III- Tarifas experimentais para irrigação III.1- Vale do Rio Acarape (Portaria SRH Nº 430/99) III.2 - Canal do Trabalhador (Portaria SRH 431/99) III.3 - Programa Águas do Vale (Resoluções CONERH 01 e 03/2001) 5.2.3- Tarifas Atuais (Decreto 28.066/2005 com base no estudo de tarifas realizado pela SRH / COGERH) Abastecimento Público (RMF e demais Regiões) Industria Piscicultura (tanque escavado e tanque rede) Carcinicultura Água Mineral e Água Potável de Mesa Irrigação (*) Outras categorias de usos (*) A tarifa para usuários de irrigação depende de um plano de ampliação da outorga e da cobrança que a COGERH deverá desenvolver com a participação dos usuários e dos CBHs.

5.3- Plano de ampliação da outorga e cobrança Universo de usuários IN - SRH 01/2004 - Medição / faturamento IN - SRH 02/2004 - Fiscalização Instalação e operacionalização de um banco de dados gerencial 5.4- Planos de Recursos Hídricos PLANERH Planos de Bacias (Metropolitanas, Jaguaribe, Curu) 5.5- Sistema de Informação de Recursos Hídricos e Meteorológicos do Ceará (Site www.srh.ce.gov.br) 5.6- FUNORH - Fundo Estadual de Recursos Hídricos 5.7-Enquadramento de corpos d’água em classes de usos preponderantes (Câmara Técnica do CONERH) 5.8- Rateio de custos

6 - GESTÃO INTEGRADA ESTADO/UNIÃO Ações compartilhadas estado / DNOCS Ações compartilhadas estado / ANA • • Convênio estado / ANA • • Gestão integrada dos recursos hídricos das bacias hidrográficas dos Rios Poti e Langá (Grupos de Trabalho) CE; PI e União (ANA) 7- AVANÇOS E DESAFIOS 7.1- Avanços Reestruturação institucional e planejamento do sistema SRH Aumento da disponibilidade hídrica (capacidade de oferta) Fortalecimento do processo de alocação coletiva de água Fortalecimento das gerências de bacias da COGERH

Incremento na regulamentação da legislação Estudo de tarifas x plano de ampliação da outorga e cobrança 7.2- Desafios Representação e representatividade dos CBHs Capacitação dos membros dos CBHs Implantação e operacionalização do banco de dados gerencial Universalização da outorga e da cobrança Fortalecimento do funcionamento dos CBHs Sistema de suporte à decisão (gerenciamento) Automação da operação dos sistemas hídricos existentes e em implantação Integração da Gestão de Recursos Hídricos com a Gestão Ambiental Articulação Institucional das entidades do SIGERH