Entendendo o Adolescente Normal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Advertisements

Colégio Elisa Andreoli
Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek
Curso de Psicologia do Self Kohut Uma revisão do Complexo de Édipo
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
INFÂNCIA.
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.
MASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO
Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.
Limites, afetividade e ADOLESCÊNCIA, como conciliar?
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Velhice e Família
Drogas na adolescência
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Estrutura familiar e dinâmica social
PERSONALIDADE.
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Transição do estado infantil para o adulto: crise
EDUCANDO FILHOS MAIS SEGUROS
FAMÍLIA: avaliar para crescer
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
Cuidar e Educar: Papel de quem?
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini CRP08/07915
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Amor e Sexualidade.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
O adolescente cristão e a sexualidade
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
FATOR RELIGIOSO Estágio Um: DEUS O PROTETOR, Deus é um protetor para aqueles que se sentem em perigo. Estágio Dois: DEUS O TODO PODEROSO, Deus é onipotente.
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  Dos 20 aos 60 anos, a negativização sobre a autoimagem é constante. E, essa faixa etária, atualmente.
REUNIÃO DE PAIS 9º Ano Ensino Fundamental 2014
BULLYING O QUE E ???.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Família Espaço de Reflexão e partilha… Semana da família – JI e E.B.1 da Azenha.
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
3º encontro Escola de Pais
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Proposta A família contemporânea surge a partir de uma série de transformações históricas e sociais. Na família pré-moderna, a própria família era o centro,
As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar
A IDENTIDADE.
A dinâmica das relações familiares e problemas da excepcionalidade
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Desafios da adolescência
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
Família na contemporaneidade
O desenvolvimento do adulto
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Transcrição da apresentação:

Entendendo o Adolescente Normal DESAATT – Departamento de Socorro e Amparo ao Alcoolista, Toxicômano e Tabagista

Entendendo o Adolescente Normal ADOLESCÊNCIA Contornos da autonomia Período diferente dos outros períodos de desenvolvimento Aspectos infantis e aspectos adultos

Entendendo o Adolescente Normal ADOLESCÊNCIA Síndrome da Adolescência Normal (SNA): 1. Busca de si mesmo e da identidade 2. A tendência grupal 3. Necessidade de intelectualizar e fantasiar 4. Crises religiosas 5. A vivência do tempo 6. A sexualidade 7. Atitude social reivindicatória 8. Condutas contraditórias 9. Separação progressiva dos pais 10. Constantes flutuações do humor

Entendendo o Adolescente Normal 1. Busca de si mesmo e da identidade Processo de busca. Formulação da auto-imagem. Autodefinição corporal e psicológica. O ambiente tende a criticá-lo pela sua volubilidade e culpabilizá-lo.

Entendendo o Adolescente Normal 2. A tendência grupal A IDENTIDADE GRUPAL resolução das ansiedades em relação à própria falta de referênciais Modismos Posições ideológicas e filosóficas

Entendendo o Adolescente Normal 3. Necessidade de intelectualizar e fantasiar O raciocínio evolui do concreto para o hipotético dedutivo. 4. Crises religiosas

Entendendo o Adolescente Normal 5. A vivência do tempo Vivencia o tempo de forma peculiar. Dilatação do presente, afastamento da dimensão do passado e do futuro. Passado remoto e futuro longínquo.

Entendendo o Adolescente Normal 6. A sexualidade 7. Atitude social reivindicatória Adolescente se percebe como parte de uma coletividade.

Entendendo o Adolescente Normal 8. Condutas contraditórias Experimentação constante: desvios constantes dos objetivos originais. 9. Separação progressiva dos pais Ambivalência dos adolescentes entre situações de dependência e independência. Pais: Permissividade e autoritarismo.

Entendendo o Adolescente Normal 10. Constantes flutuações de humor O adolescente tende a ter polarizações tanto na linha da tristeza, irritabilidade, quanto da alegria.

Entendendo o Adolescente Normal “A adolescência é como um segundo parto: O filho nasce da família para entrar na sociedade”

A família e o Adolescente A família deve proporcionar autonomia para o jovem e favorecer seus papéis adultos (socialização/individuação). A flexibilidade é a chave do sucesso. A adolescência exige mudanças estruturais e renegociações de papéis, envolvendo,às vezes, duas gerações.

A família e o Adolescente Na maioria das famílias com filhos adolescentes, os pais estão com seu foco de atenção em outros pontos (reavaliar casamento e a carreira). O filho que reivindica independência pode vir a criticar os pais que a concedem com facilidade. O pendor para a independência é natural, mas a perspectiva de uma independência completa é assustadora. Questionamento dos valores paternos/ crítica às falhas dos pais. Nas famílias em que as decisões e a auto-regulação são limitadas, os adolescentes tendem a ficar mais dependentes e menos seguros. A adolescência também constitui uma fase de perda para a família: perde-se a criança para dar lugar ao adulto jovem.

A família e o Adolescente Sampaio (1994): A presença dos pais junto ao filho é tão ou mais importante nessa etapa do que na infância, uma vez que seu papel agora é o de estar atento, de mobilizar sem dirigir, de apoiar nos fracassos e incentivar nos êxitos, em suma, estar com eles e respeitar cada vez mais sua individualização.

A família e o Adolescente É necessário que os pais, outros familiares, professores e adultos, que convivem diariamente com o adolescente, estejam atentos e dispostos a ajuda-lo a passar de forma construtiva por essa fase do ciclo vital Famílias com adolescentes: * família é contexto natural para crescer * família é complexidade * família é teia de laços sanguíneos e sobretudo de laços afetivos * família gera amor, gera sofrimento NA FAMÍLIA VIVE-SE. CONHECE-SE. RECONHECE-SE