UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Advertisements

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
Ciência Política e Teoria do Estado Prof.: Dejalma Cremonese
Conceitos à cerca do Direito
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ Ciência Política e Teoria do Estado Luís Felipe Neves Moreira Dejalma Cremonese.
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
POLÍTICA.
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
FAN Faculdade Nobre Curso de Direito Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul NACIONALIDADE Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ-Departamento de Estudos Jurídicos SEBASTIANISMO Componente Curricular: Ciência Política.
Vida, formação, idéias, obra
“MANIFESTO COMUNISTA”
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Leonardo Hermes.
Acadêmica: Maris Lorenzoni Almeida
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO. PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE. ALUNO: RAFAEL MARTINS. DIREITO PRIVADO. 13/09/2007IJUÍ
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Direitos Humanos Classificação dos direitos dos homens
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Ciência Política e Teoria do Estado Acadêmico: Rubi Zientarski
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Teoria Geral do Direito
DCS – Departamento de Ciências Sociais Projeto de Extensão
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
POLÍTICA ARISTÓTELES.
Tomás de Aquino Escritos Políticos.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE
Política Aristóteles.
A Política em Aristóteles
Prof. Everton da Silva Correa
Cícero paulino dos santos costa
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
ARISTÓTELES – ( A. C.) 384 Nasce em Estagira – fronteira reino semi-
Profª: Ms.Socorro Moura
O Estado Qual é a sua função.
O homem é um animal político
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
Filosofia Clássica Platwn Kai Aristotele.
- Homem como animal político
Aristóteles.
Introdução à Filosofia
FILOSOFIA.
A Ética Aristotélica.
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
FILOSOFIA.
A virtude da coragem e a teoria da justa-medida em Aristóteles.
O que é Sociologia?.
Platão e o Mito da Caverna
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Acadêmico: Marco Antonio Pinto Crixel Santa Rosa – Setembro/2007.

A Política Aristóteles

Aristóteles

Política (em grego Πολιτικα, em latim Politica), é um texto do filósofo grego Aristóteles de Estagira. É composto por oito livros. Os livros I, II, e III são introdutórios e versam sobre temas como teoria do Estado e classificação das várias espécies de constituição; os livros IV, V e VI tratam da prática política, da natureza das várias constituições e dos princípios que as regulam; os livros VII e VIII especulam sobre a política ideal, analisando a estrutura da melhor cidade.

Segundo o filósofo: "Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).

Na filosofia aristotélica a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética e na política propriamente dita.

O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão.

Na filosofia aristotélica a política é o desdobramento natural da ética. Ambas, na verdade, compõem a unidade do que Aristóteles chamava de filosofia prática. Se a ética está preocupada com a felicidade individual do homem, a política se preocupa com a felicidade coletiva da pólis.

O livro I da Política de Aristóteles traz alguns aspectos interessantes do pensamento aristotélico.

O primeiro é relativo a metodologia usada para enfrentar as questões: dividir o problemas em tantas partes quantas sejam necessárias para o entendimento do todo

O segundo aspecto interessante do livro I é a visão que Aristóteles tem do homem como “animal cívico” que justifica inclusive um livro do autor sobre política.

Em relação a escravatura, a polêmica posição de Aristóteles necessita de uma visão mais ampla sobre a questão

Assumiu conhecer posição diferente da sua que admitia a igualdade de todos os homens e, mesmo assim, insistiu na diferença da natureza em homens livres e escravos.

Percebeu que em alguns regimes políticos há uma alternância de poder que transforma o que comanda no que obedece e vice-versa.

Referências ARISTOTELES, A Política. Trad. CHAVES, Nestor Silveira. 15. ed. Rio de Janeiro:Ed Ediouro, 1998. ARISTOTELES, A Política, Trad. AMARAL, Antônio Capelo. GOMES, Carlos de Carvalho. 1ª ed. Ed. Vega. Disponível em 17/09/2007 em http://pt.wikipedia.org>