TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Advertisements

Os primórdios da sociologia no Brasil
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
A importância dos direitos humanos no respeito a vida e inclusão social pela educação promovendo a aplicação da lei positivada em vigência Acadêmico: Pablo.
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
HISTÒRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Sociologia do Esporte Significados do esporte na sociedade
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ESCOLA E DEMOCRACIA A TEORIA DA CURVATURA DA VARA
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
DISCIPLINA:METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Didática: organização do trabalho pedagógico
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
AULA 3 - PREVEST/HÍSTÓRIA DO BRASIL– LIVRO PROF. VICENTE
EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
10 na Bola 10 na Escola “Nenhum país é melhor que seu povo.”
HISTÓRICO DA GINASTICA
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
Autoavaliação Institucional e a CPA
Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
Resumo A Proclamação da República no Brasil, têm caráter elitista, por ter sido executada por uma elite política e econômica: militares e cafeicultores.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
O esporte e o corpo na GRÉCIA ANTIGA.
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Ensino Médio e Educação Profissional
História da Educação A origem.
Teoria filosófica da arte.
Política Educacional Brasileira
História da Educação no Brasil
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
DISCIPLINA:METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
História da Educação no Brasil
Saúde e Educação Física
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
Metodologia do Ensino de Educação Física
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Campina Grande Outubro 2015
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Maneiras de fazer educação física na escola. Educação Física, identidade e processo de escolarização. Danúbia Aires.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Revisita ao PPP.
Construção Cidadã da Educação Centro Cultural Poveda 12 de junho de 2010.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
 " A produção artística cultural engajada ficou a cargo do Ministro da Educação, Gustavo Capanema, responsável pela orientação cultural do.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
Transcrição da apresentação:

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL RECONSTRUINDO A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL A Educação Física escolar sistematizada data do final do século XIX. FASE HIGIENISTA - ATÉ 1930 FASE DA MILITARIZAÇÃO (1930 - 1945) FASE DA PEDAGOGIZAÇÃO (1945 - 1964) FASE COMPETITIVISTA (1964) FASE POPULAR (APÓS ABERTURA DEMOCRÁTICA) FASE SOCIOCULTURAL (ATUALIDADE)

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL FASE HIGIENISTA (até 1930) Crítica da elite dominante. Rui Barbosa e Fernando de Azevedo: o físico a serviço do intelecto. Ressaltavam a importância da eugenia = influência médica Visão da mulher frágil que deveria se tornar forte e sadia para gerar filhos. Liberação da Educação Física para mulheres com prole. Só em 1979 foi extinta a deliberação que proibia a mulher de praticar determinados esportes.

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL FASE DA MILITARIZAÇÃO (1930 - 1945) Constituição de 1937 - Finalidade de promover a disciplina moral e o adestramento físico de maneira a prepará-lo para o cumprimento dos seus deveres para com a economia e a defesa da nação. A Educação Física era vista como poderoso auxiliar no fortalecimento do Estado e possante meio para o aprimoramento da raça. Defesa contra o comunismo e assegurar o processo de industrialização. Militarização do corpo: - Moralização do corpo pelo exercício físico - O aprimoramento incorporado à raça - Ação do Estado sobre o preparo físico e suas repercussões no trabalho.

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL FASE DA PEDAGOGIZAÇÃO (1945 - 1964) Fim do Estado Novo. A formação acadêmica na Educação Física era bastante diferenciada, pois para essa exigia-se apenas o curso secundário e tinha a duração de dois anos, diferentemente de outras faculdades criadas à mesma época (Pedagogia, Filosofia e Letras) que tinha a duração de quatro anos. A habilitação do profissional de Educação Física também era diferenciada dos demais cursos. Formavam-se profissionais nos seguintes níveis: técnicos, especialistas, monitores e professores. Em 1945 o curso de Educação Física passa de 2 para 3 anos e em 1950 passa-se a exigir para a prestação do vestibular, o certificado de conclusão do curso clássico ou científico.

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL FASE COMPETITIVISTA (1964) Teve início com a revolução. Existia uma censura a imprensa e as artes que contradiziam os interesses militares. Expoentes da política, literatura, artes, música e intelectuais das mais diversas áreas eram vigiados e perseguidos = exílio. Esta fase tem um caráter altamente tecnicista. Educação Física = Desporto de alto nível Atleta herói Seleção de 1970 (México). Atletas militares medalhistas em olimpíadas. Eleva o espírito ufanista brasileiro. Propaganda mostra a força do povo brasileiro e a necessidade de se acreditar no país.

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL FASE POPULAR (APÓS A ABERTURA DEMOCRÁTICA) Sem linha teórica definida. Ligada a modismos (academia, testes físicos, novas modalidades desportivas). Ludicidade. Filosofia que visava a organização e a mobilização dos trabalhadores. Crise de identidade da Educação Física.

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL CONCEPÇÃO SOCIOCULTURAL O homem é concebido como ser integral. Preocupação com uma Educação Física voltada para a inclusão. Estudo de teorias e produção científica de maior relevância. Valorização da produção cultural e do patrimônio histórico. Várias tendências ou abordagens pedagógicas na Educação Física escolar.

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL BIBLIOGRAFIA CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. 4ª Edição. Campinas, SP : Papirus, 1994.