Mesa: Segurança e Qualidade em Oncologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portal de Serviços e Informações em Vigilância Sanitária
Advertisements

Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Brasília, 09 de abril de 2007.
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Maria Helena Barros de Oliveira
Papel das Entidades CRF - SP
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
POLÍTICAS INTERSETORIAIS EM SAÚDE DO TRABALHADOR
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, de Publicidade, de Promoção e de Informação.
ANVISA MISSÃO "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso."
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
Centro de Vigilância Sanitária
Maria José Delgado Fagundes
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO - TUBERCULOSE
Políticas Sociais em Saúde Pública
Saúde do Trabalhador no SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Mauro Luís Silva de Souza
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
4ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Produtos para a Saúde Brasília, 16 de maio de 2007 Proposta de regulamentação em farmacovigilância como possível.
Esta é a participação da AMRIGS no encaminhamento de propostas para a redução da judicialização buscando garantir um bom atendimento à população Dirceu.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS
NOTIFICAÇÕES DE REAÇÕES TRANFUSIONAIS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Módulo 6: Informações disponíveis na página da Anvisa.
GESTANTES EM BUSCA DO PARTO SEGURO
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
Diana Carmem Almeida Nunes de Oliveira
Vigilância em Saúde do Trabalhador Relacionada à Agrotóxicos
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
Conversando sobre Gestão de Risco em Serviços de Saúde
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-
Direito à saúde e defesa do consumidor
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Assistência Farmacêutica
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Seminário de Vigilância Sanitária Quem cuida previne AFISA-BH
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Disciplina: Educação Ambiental
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
Ações da Vigilância Sanitária que buscam a segurança no uso de produtos e serviços de saúde Ribeirão Preto, julho de 2001 Cláudio Maierovitch Pessanha.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
Transcrição da apresentação:

Mesa: Segurança e Qualidade em Oncologia Vigilância Pós Comercialização de Produtos sob Vigilância Sanitária: Notificação de eventos adversos e queixas técnicas Stela Candioto Melchior Belo Horizonte, 20 de setembro de 2013 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

Constituição Federal 1988 Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;... Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

Lei Orgânica de Saúde Lei 8080/90 – inclui como campo de atuação do SUS a execução de ações de vigilância sanitária, definido-a como: um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde (..) Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

Agencia Nacional de Vigilância Sanitária Competência Legal... Compete à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o controle sanitário dos produtos em todas as etapas de seu ciclo vital, da fabricação à sua comercialização. (Lei 9782/99) Missão... “Promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, em ação coordenada com os estados, os municípios e o Distrito Federal, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde, para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.” Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Farmacovigilância GFARM Tecnovigilância UTVIG Hemovigilância UBHEM Rede Sentinela CVISS CSGPC SGPC Na estrutura da ANVISA, outras áreas desenvolvem atividades de pós comercialização, mas por uma questão de organização das atividades, não estão inseridas no NUVIG. Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

“... nenhum rigor no processo de revisão de pré-comercialização pode prever todas as falhas ou incidentes em produtos (...) decorrentes do seu uso. É por meio do uso real que os problemas (...) relacionados à segurança e ao desempenho podem ocorrer”. PAHO – 2001 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

Por que Notificar? Informações incompletas na fase de pré-comercialização Necessidade de conhecer o comportamento do produto na “vida real” Necessidade de avaliação permanente do risco-benefício Segurança do paciente ou usuário Exigência legal Tendência mundial Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

Por que Notificar? www.anvisa.gov.br Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

“Cenário real” www.anvisa.gov.br Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

“Cenário real” www.anvisa.gov.br Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

A Teoria do “Queijo Suíço” Cenário real Dano Cenário ideal Perigo Trajetória Camadas de defesa Ref. adaptada de James Reason Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

Prevenir danos e agravos Gerenciamento das Tecnologias Segurança dos pacientes, usuários e acompanhantes Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

NOTIVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

Componentes-chaves da cultura de segurança “...uma cultura de segurança é uma cultura de informação, que depende da criação de uma cultura de notificação eficaz, que é sustentada por uma cultura de justiça, em que a linha entre comportamentos aceitáveis ​​e inaceitáveis ​​está claramente desenhada e entendida”.* *Reason, James, (1998) Achieving a safe culture: theory and practice Work & Stress, 1998, VOL. 12, NO. 3 293-306 Fonte: Safety Culture in Air Traffic Management, Eurocontrol White Paper (2008)

Vigilância pós comercialização Melhorar a saúde e a segurança dos pacientes, usuários e outros por meio da redução da probabilidade de ocorrências de eventos adversos e, particularmente, das recorrências desses eventos em vários lugares ou momentos. A operacionalização desse objetivo baseia-se na avaliação dos incidentes relatados, sua investigação e, quando apropriado, na disseminação da informação útil para prevenir recorrências ou aliviar suas consequências.

Se nós apenas atentamos para reduzir aqueles riscos de magnitude bem comprovada (certain risks), nós perderemos a maioria das oportunidades de proteger a saúde pública (WILSON; SHLYAKTER, 1997). Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

Considerações Finais A segurança das diferentes tecnologias utilizadas em saúde deve ser uma responsabilidade compartilhada Estado, Setor Produtivo, Serviços de Saúde, Profissionais de Saúde e Usuários. A notificação é um componente essencial do sistema de vigilância. Cada ator tem um papel a desempenhar. Importante olhar as atividades/responsabilidades do local em que cada um se encontra e se perceber como parte fundamental no processo de gerenciamento do risco e da segurança do paciente. Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

Carlos Drummond de Andrade Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor…O melhor vai se instalar em nossa vida. Carlos Drummond de Andrade Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br

Fone: (61) 3462-5465 CEP: 71205-050 BRASÍLIA – DF nuvig@anvisa.gov.br Obrigada!! NUVIG/ANVISA SIA TRECHO 5, ÁREA ESPECIAL 57 BLOCO B, 1° ANDAR Fone: (61) 3462-5465 CEP: 71205-050 BRASÍLIA – DF nuvig@anvisa.gov.br Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br