Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Legalização da agroindústria alimentar
Advertisements

BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
SÃO PAULO e a POLÍTICA NACIONAL de RESÍDUOS SÓLIDOS 21 de outubro de 2010 DECONT – Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Verde.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos e Edital de Chamamento
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
Curso sobre a Interpretação e Aplicação da Resolução-RDC ANVISA nº 175/03 Regulamento Técnico de Matérias Macroscópicas e Microscópicas Prejudiciais.
DTA –Anvisa – RDC n.º 175/03 – Porto Alegre/RS
Lei /11 Habilitação Sanitária de EARPPs
“As Experiências dos Consórcios Públicos”
Proposta dos Produtores de Cana-de-Açúcar
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
X ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS
Regulamentação para registro de produtos junto à ANVISA - Alimentos -
CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO E SANITÁRIO
IMPLANTAÇÃO LABORATÓRIO REGIONAL
Área de Operações Indiretas
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
PANORAMA ATUAL DA CISPOA E ADESÃO DO RS AO SISBI/SUASA
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
Você sabe o que está comendo? Você informa o que está vendendo?
NELMON OLIVEIRA DA COSTA
da Agricultura Familiar
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE BEBIDAS
Ministério de Minas e Energia
Banco do Brasil e o Agronegócio
Quem, quando, quanto, como fazer??
SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA
Serviço de Inspeção Federal
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
ALIMENTAÇÃO – princípio constitucional
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO SECRETARIA DE COMÉRCIO E SERVIÇOS DEPARTAMENTO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE E ERRADICAÇÃO DA BRUCELOSE E DA TUBERCULOSE ANIMAL (PNCETB)
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
AGROTÓXICOS EM PERNAMBUCO
6º Seminário Estadual de Agricultura de Santa Catarina SISTEMA ÚNICO DE ATENÇÃO À SANIDADE AGROPECUÁRIA- SUASA Michel Tavares Quinteiro Milcent Assis Fiscal.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
LINHAS DE CRÉDITO PARA A SILVICULTURA OUTUBRO 2005 Guaíba Rogério Augusto de Wallau Vice-Presidente da CAIXARS SENAR/FARSUL-ARACRUZ.
1 Simpósio Latino Americano da Associação Internacional para a Proteção de Alimentos -IAFP - VII Simpósio Associação Brasileira de Proteção dos Alimentos.
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
E PADRÕES DE QUALIDADE; APRESENTAÇÃO DOS SISTEMAS
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Legislação de Alimentos
1º Encontro de Produtores de Produtos Cárneos
PROGRAMA DESENVOLVER SERRA CATARINENSE
Novas Diretrizes do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem
Decreto Estadual nº 02/2015 Açougue
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Good Agricultural Practices Boas Práticas Agropecuárias Evelise Oliveira Telles
Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
PALMAS, 10 DE MAIO DE 2016 ACIDENTOLOGIA/VITIMAÇÃO NO TRÂNSITO LEI DO DESMONTE (12.977/14) 1.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal

DIPOVA DIRETORIA DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL E ANIMAL

Importância do estímulo à agroindústria de produtos comestíveis artesanais: Segurança alimentar e geração de renda; Resgate, manutenção e valorização dos aspectos culturais, tradicionais e regionais da alimentação; Demanda crescente da população e com grande potencial de exploração pelo turismo; Importância destes produtos para inclusão em programas de abastecimento (PNAE, PAPA)

Tendência nacional PL 2071/2003 Projeto de Lei Apresentação 24/09/2003 Ementa Dispõe sobre a elaboração, o beneficiamento e a comercialização de produtos artesanais de origem animal e vegetal, e dá outras providências. Projeto de Lei nº 1105/2000- Minas Gerais, que dispõe sobre as condições para a produção de alimentos pelos pequenos produtores artesanais rurais e urbanos.

Serviço de Inspeção Distrital Lei 4.096, de 11 de fevereiro de 2008; Dispõe sobre as normas sanitárias e estabelece tratamento simplificado e diferenciado para a produção, o processamento e a comercialização de produtos artesanais comestíveis de origem animal, vegetal e de microorganismo ou fungo no Distrito Federal e dá outras providências. Decreto 29.813, de 10 de dezembro de 2008; Aprova o regulamento de inspeção sanitária dos produtos artesanais comestíveis de origem animal, vegetal e de microorganismos o fungo no Distrito Federal.

O que é um alimento artesanal? 1- Que contenha as seguintes matérias primas: Produtos de origem animal: Carnes, leite (e seus derivados), ovos, peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, apícolas (produtos da abelha), mocotó e outros; Produtos de origem vegetal: Frutas, hortaliças, raízes e tubérculos, cana-de-açúcar, grãos e cereais, outros; Produtos de origem de microorganismos ou fungos: Cogumelos e outros 2- Que mantenha características tradicionais, culturais ou regionais

O que é um estabelecimento de processamento artesanal? 1- Definição: Estrutura física, doméstica ou micro industrial, pessoa física ou jurídica, destinada ao recebimento, obtenção e depósito de matéria-prima, elaboração, acondicionamento, reacondicionamento, armazenamento e venda em pequena escala de produtos artesanais comestíveis 1- Condições: Localizado em área urbana ou rural no DF; Instalações adequadas: os estabelecimentos, considerando-se a pequena escala, devem obedecer a preceitos simplificados de construção, limpeza e higiene, além de normas estabelecidas em lei; Processa em pequena escala: renda bruta anual de até R$120.000,00; Mão de obra familiar: contratação de no máximo metade do total de pessoas envolvidas;

Estabelecimentos registrados no DF: Trabalho para registro dos estabelecimentos artesanais iniciado em abril de 2011; Primeiro estabelecimento registrado: Número de registro: A001 Produtor: EMÍLIO ANTÔNIO MALDANER Local: Núcleo Rural Jardim Data: 07 de abril de 2011 Tipo de estabelecimento: Agroindústria Artesanal de fabricação de embutidos. Desde então já são 19 estabelecimentos registrados (grande esforço para atender a demanda crescente por registro), sendo em média um estabelecimento registrado/mês).

Tratamento diferenciado e simplificado nas áreas: Benefícios Tratamento diferenciado e simplificado nas áreas: De crédito; De licenciamento ambiental; De análises laboratoriais; De análise de água; De produção e comercialização dos produtos artesanais comestíveis; Previsão de disponibilização de pontos de comercialização para os produtos artesanais comestíveis; Fiscal e tributária;

Benefícios Agregação de valor: - Uso da nomenclatura PRODUTO ARTESANAL no rótulo. - Proposta de concurso para a definição do selo de identidade artesanal.

Selo Oficial INSPECIONADO A000 APÓS EFETUADO O REGISTRO O ESTABELECIMENTO RECEBE UM NÚMERO E OS PRODUTOS RECEBEM O SELO OFICIAL DA DIPOVA DISTRITO FEDERAL INSPECIONADO A000 DIPOVA - SID

- Miniagroindústria: Portaria n° 3, 17 de janeiro de 2012 OUTRAS LEGISLAÇÕES - Miniagroindústria: Portaria n° 3, 17 de janeiro de 2012 Pequena propriedade rural que explore atividade de processamento de gêneros alimentícios com mão-de-obra predominantemente familiar; - Não necessita de R.T. contratado: Próprio produtor;

SISBI - POA Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

SISBI - POA Outubro de 2010: início do processo de adesão 13 de setembro de 2012: Publicação no DOU da Portaria nº115, de 12 de setembro de 2012, que reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal DIPOVA, executado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo do Distrito Federal, para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

Adesão ao SISBI-POA Adequação do Serviço Distrital de Inspeção: Ações de prevenção e combate à fraude econômica; Procedimento padronizado para análise e aprovação de projetos; Programa de coleta e análises laboratoriais; Registro do atendimento dos cronogramas, dos registros das análises microbiológicas e físico-químicas da água de abastecimento e dos produtos; Procedimento padronizado para aprovação de rotulagem; Programa de ações em educação sanitária; Avaliação das verificações oficiais dos programas de autocontrole implantados pela empresa;

Adesão ao SISBI-POA Adequação do Serviço Distrital de Inspeção: Avaliação dos princípios de rastreabilidade; Controle dos autos de infração; Controle e análise dos dados de produção; Programa de frequência das supervisões e inspeções de rotina; Programa de treinamento do pessoal técnico demonstrando periodicidade, carga horária e conteúdo; Registros das reuniões técnicas; Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade; Procedimento padronizado para o setor de protocolo geral; Verificação das ações de controle ambiental do estabelecimento;

DIPOVA – SEAGRI - DF DIRETORIA DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL E ANIMAL SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL DO DISTRITO FEDERAL Muito obrigada! Cristyanne Barbosa Taques Diretora da DIPOVA/SEAGRI-DF E-mail: dipova@seagri.df.gov.br (61)3349-4103