UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL Violência Doméstica: recursos e adversidades de crianças e famílias pós ações do Conselho Tutelar Doutoranda Rute Grossi Milani Orientadora: Profª. Dra. Sonia Regina Loureiro 2006

Introdução DESENVOLVIMENTO PROCESSO Padrões de adaptação construídos (CARLSON, 1998) Padrões de adaptação construídos na interação indivíduo-ambiente Comportamento típico CONTÍNUO Psicopatologia Visão ecológica (BRONFENBRENER, 1996) CONTEXTO Influências Proximal Distal

Introdução + Desenvolvimento - Influências: Risco Risco Psicossocial (RUTTER, 1996) Risco Psicossocial (MARTURANO, 1997) Vulnerabilidade + Rede complexa de acontecimentos Proteção (RUTTER, 1987) Recursos Pessoais Rede de apoio Resiliência

Introdução Idade Escolar Tarefas Evolutivas - desempenho acadêmico - ajustamento ao ambiente escolar - capacidade de estabelecer relações sociais gratificantes (ERIKSON, 1976)

Idade Escolar - Recursos Introdução Idade Escolar - Recursos Fatores Pessoais Autoconceito Autopercepção (OLIVEIRA, 2000) Estratégias de coping (LAZARUS; FOLKMAN, 1984) Capacidades Habilidades Características Direciona a conduta Resposta à adversidade Fatores Ambientais Família Rede de apoio social - Coesão - Relações Seguras + Percepção do suporte - Escola - Instituições (RUTTER, 1987; BRONFENBRENER, 1996)

Introdução Fenômeno Complexo Risco Violência Doméstica Impacto – Criança (Amostras Referidas) ↑ problemas de internalização e externalização ↑ agressividade ↓ resiliência egóica ↓ habilidades sociais Comportamento (LISBOA, 2001; SHONK e CICCHETTI, 2001) Legenda ↑ mais ↓ menos

Introdução Violência Doméstica Vida Escolar ↓ engajamento acadêmico (SHONK e CICCHETTI, 2001) ↓ engajamento acadêmico Percepção Social ↑ percepção negativa da mãe ↑ expectativa social negativa (TOTH et al., 2002) Legenda ↑ mais ↓ menos

Introdução Conselho Tutelar – Órgão de Proteção Importância de Estudos Sistemáticos Avaliar Condições de desenvolvimento da criança com Histórico de Violência Doméstica Recursos/ Adversidades da Família Instrumentar práticas

Objetivos Específicos Avaliar Grupo 1 História Risco Psicossocial/ Violência Doméstica - CT X Grupo 2 Sem História Risco Psicossocial Caracterizar História Risco Psicossocial/ Violência Doméstica Medidas de Proteção/ Conselho Tutelar - CT Variáveis Comportamento Manifestações de Stress Autopercepções - Autoconceito Desempenho Escolar Recursos e Adversidades CRIANÇA AMBIENTE FAMILIAR →

Critérios de inclusão: Critérios de exclusão: Método Prospectivo Corte Transversal Comparação entre grupos Delineamento Aspectos Éticos Participantes (N= 40) Ambos os sexos Grupos balanceados G1= Violência Doméstica/Conselho Tutelar Há três anos G2= grupo de comparação Critérios de inclusão: Nove a doze anos Residir pai/mãe biológico Nível intelectual > Médio Inferior Critérios de exclusão: Crianças institucionalizadas História de adoção Deficiência Física ou Mental CT – Conselho Tutelar

Instrumentos Matrizes Progressivas Coloridas de Raven – Escala Especial (ANGELINI et al., 1999) Entrevista Semi-estruturada para os Pais Escala de Stress Infantil (ESI) (LIPP; LUCARELLI, 1998) Escala Infantil Piers-Harris de Autoconceito – “O que eu sinto sobre mim mesmo” (PIERS, 1984; JACOB; LOUREIRO, 1999) Teste de Desempenho Escolar (TDE) (STEIN, 1994) Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (ECI) (GRAMINHA, 1994) Inventário de Recursos no Ambiente Familiar (RAF) (MARTURANO, 1999) Escala de Eventos Adversos (EEA) Escala de Adversidade Crônica Critério de Classificação Socioeconômica Brasil (CCSEB) (ABA; ANEP; ABIPEME, 1997)

Procedimento Avaliação com as crianças 1ª sessão: composição dos grupos Rapport: apresentação, informações sobre o trabalho, dados de identificação Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven 2ª sessão: coleta de dados, propriamente dita Escala de Stress Infantil Escala Infantil Piers-Harris de Autoconceito Teste de Desempenho Escolar

Procedimento Avaliação com os Pais 1ª sessão: composição dos grupos Rapport: apresentação, informações sobre o trabalho, dados de identificação Entrevista semi-estruturada 2ª sessão: coleta de dados, propriamente dita Escala Comportamental Infantil de Rutter Inventário de Recursos no Ambiente Familiar Escala de Eventos Adversos Critério de Classificação Socioeconômica

Tratamento dos dados Codificação dos Instrumentos Análise de Dados Padronizados: recomendações da técnica Sem normas previamente definidas: Fichas CT: Tipos de violência e Medidas de Proteção Entrevista semi-estruturada: Práticas Educativas Análise de Dados Verificação da normalidade Comparação entre grupos: Variáveis Criança: Comportamento, Stress, Autoconceito, Desempenho Escolar e Nível Intelectual Ambiente Familiar: Recursos, Adversidades e Nível Socioeconômico Análise dos resultados parciais e totais: Teste t de Student ou U de Mann-Whitney Análise dos itens: Teste Exato de Fisher e/ou Teste do Qui-quadrado CT – Conselho Tutelar

Tratamento dos dados Comparação entre grupos: Indicadores: Risco Doença (criança) Problemas financeiros atuais Conflito conjugal Dependência álcool/drogas (pais) Problema de saúde mental (pais) Temperamento difícil (pais) Ausência da mãe no cuidado diário Famílias monoparentais (mãe) Práticas educativas coercitivas Proteção Boas condições de saúde (criança) Contar com suporte Suporte do pai Núcleo familiar de origem mantido Bom desempenho escolar Escolaridade da mãe (> 8 anos) Práticas educativas não coercitivas Análise univariada: Coeficiente de correlação de Pearson ou de Spearman Análise multivariada: Regressão Logística p< 0,05

Resultados Caracterização História Risco Psicossocial – G1 Situações Negligência Violência Física Violência Psicológica Situações de Violência Direcionada à criança Interparental Presenciada Pai Mãe Ambos Padrasto Violadores G1= risco psicossocial – violência doméstica

Resultados Medidas de Proteção – Conselho Tutelar – G1 Programa de proteção social Atendimento em saúde mental À criança Aos pais Jurídica (assistência e sanção) Atendimento em saúde mental G1= risco psicossocial – violência doméstica

Resultados Comportamento – ECI Item - Saúde Escore Total Fica mal humorado e nervoso Escore Total Áreas: - Saúde - Comportamento Nota de corte > 16 Ind. Externalização Ind. Internalização Itens - Comportamento Muito agitado Criança impaciente Briga freqüentemente Criança infeliz Desobediente Criança difícil Fala palavrões Criança insegura G1 > G2 ECI - Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter G1= risco psicossocial – violência doméstica G2= sem história de risco psicossocial relatada

Resultados Stress – ESI Escore Total G1 X G2 Áreas Itens Dados normativos G1 X G2 Não significativo ESI - Escala de Stress Infantil G1= risco psicossocial – violência doméstica G2= sem história de risco psicossocial relatada

Resultados Autoconceito - Escala Infantil Piers-Harris de Autoconceito Área: Comportamento Itens - Comportamento - Me comporto mal na escola A culpa é minha por algo errado Minha família está triste comigo G1 < G2 Itens – Status Intelectual e Acadêmico - Fico nervoso quando a professora chama Me comporto mal na escola Na escola, fico no mundo da lua Leio mal G1= risco psicossocial – violência doméstica G2= sem história de risco psicossocial relatada

Resultados - Autoconceito Itens – Aparência Física e Atributos - Sou forte - Sou popular com os meninos - Sou um líder em brincadeiras e esportes G1 > G2 Item – Ansiedade - Fico nervoso quando a professora chama G1 < G2 Itens – Não incluídos nas categorias - Sempre quero do meu jeito - Atormento meu irmão e irmã G1= risco psicossocial – violência doméstica G2= sem história de risco psicossocial relatada

Escore Total Não significativo Resultados Desempenho Escolar – TDE Escore Total Não significativo G1 X G2 Área Escrita G1 < G2 TDE – Teste de Desempenho Escolar G1= risco psicossocial – violência doméstica G2= sem história de risco psicossocial relatada

Resultados Práticas Educativas Recursos do Ambiente Familiar Punição Física G1 > G2 Não significativo Módulo A G1 > G2 Item Fica na rua Total Módulos: A) Sup. e Org. das Rotinas B) Interação com os Pais C) Presença de Recursos Itens Passeios (museu, exposição) - Brincar conjunto Módulo B G1 < G2 G1= risco psicossocial – violência doméstica G2= sem história de risco psicossocial relatada

Resultados Eventos Adversos Atuais - EEA Escore Total Áreas: - Adversidade Parental - Instabilidade Financeira Item – Adversidade Incidindo sobre a Criança - O relacionamento com colegas piorou G1 > G2 Itens - Adversidade Parental - A mãe começou a trabalhar - Consumo de álcool/ droga (pai ou mãe) - Litígio entre os pais por causa de pensão EEA – Escala de Eventos Adversos G1= risco psicossocial – violência doméstica G2= sem história de risco psicossocial relatada

Resultados Eventos Adversos Pregressos - EEA Escore Total Áreas: - Adversidade Parental Itens - Adversidade Parental Aumento da ausência da mãe Aumento de conflitos e brigas (pais) - Separação dos pais - Mãe ou pai se casou de novo - Um dos pais abandonou a família - Consumo de álcool/ droga (pai ou mãe) - Problema de saúde mental (pai ou mãe) G1 > G2 Item - Instabilidade Financeira - Perda de emprego do pai/ da mãe EEA – Escala de Eventos Adversos G1= risco psicossocial – violência doméstica G2= sem história de risco psicossocial relatada

Resultados Adversidade Crônica - EAC G1 > G2 Escore Total Itens: - Temperamento difícil do pai/ da mãe - Conflitos conjugais recorrentes ou crônicos - Alcoolismo severo do pai ou substituto G1 > G2 EAC – Escala de Adversidade Crônica G1= risco psicossocial – violência doméstica G2= sem história de risco psicossocial relatada

Resultados Indicadores Risco G1 > G2 Proteção Não significativo G1= risco psicossocial – violência doméstica G2= sem história de risco psicossocial relatada

Resultados Correlação Univariada – Variáveis da Criança Variáveis G1 (Escore Total) Comportamento↑ Stress↑ Desempenho Escolar↑ G1 Stress↓ Desempenho Matemática↓ Autoconceito ↓ TDE Escrita ↑ -- G2 Stress – Reações Físicas↑ Autoconceito – Status Intelectual↓ Desempenho Escolar↓ Nível Intelectual↑ G1= risco psicossocial – violência doméstica G2= sem história de risco psicossocial relatada ↑ mais ↓ menos

Resultados Correlação Univariada – Ambiente Familiar (G1) Variáveis Recursos – Sup. e Org. Rotinas ↑ Recursos – Ambiente Físico ↑ Instabilidade Financeira Atual ↑ Adversidade Criança Pregressa ↑ Adversidade Crônica ↑ Indicador de Risco ↑ Adv. atual incidindo sobre a criança ↓ Eventos Adversos Atuais ↓ Escolaridade Mãe/Pai ↑ Problema de Comportamento ↑ Desempenho Escolar Escrita ↓ Problema de Comportamento - Saúde ↑ Desempenho Escolar - Matemática ↓ G1= risco psicossocial – violência doméstica ↑ mais ↓ menos

Resultados Correlação Univariada – Ambiente Familiar (G2) Variáveis Recursos do Ambiente ↑ Recursos – Interação com os Pais ↑ Escolaridade Pai/Mãe ↑ Indicador de Proteção ↑ Adversidade Atual ↑ Adversidade Pregressa ↑ Adversidade Crônica ↑ Escolaridade do pai ↑ Nível Sócio-econômico ↑ Stress – Reações Psicofisiológicas ↓ Problema de Comportamento ↑ Nível socioeconômico↑ Desempenho Escolar ↑ Stress ↓ Problema de Comportamento ↑ Stress ↓ Autoconceito - Ansiedade ↓ Autoconceito - Popularidade ↓ Autoconceito - Felicidade ↓ G2= sem história de risco psicossocial relatada ↑ mais ↓ menos

Área: Adversidade Parental Resultados Correlação Multivariada Variável: Eventos Adversos Área: Adversidade Parental Responsável pela diferenciação dos grupos

Discussão Violência Doméstica Conselho Tutelar Diferentes tipos de violência Pais principais violadores – Práticas Educativas Violência Doméstica (GUERRA, 1998;TOMIO, 2000) Dificuldade no Acompanhamento Medidas de proteção: orientação – prevenir reincidência saúde mental – percepção de indicadores caráter pontual e ação imediata Espaço de escuta e conscientização Conselho Tutelar (CASTRO, 2002)

Discussão Ambiente Familiar - Adversidades Crianças Vítimas Violência Doméstica Mais Adversidades Adversidade Parental Adversidade Crônica Dificuldades: saúde mental dos pais Carência de fatores de proteção (MASTEN; GARMEZY, 1985) Vulnerabilidade Manifestações de stress Problemas de comportamento Menor desempenho escolar: Matemática (ENGLISH et al., 2003) Práticas educativas: Punição Física Coerção: Fator Cultural (HOFFMANN, 1975; GUERRA, 1998)

Discussão Ambiente Familiar - Recursos Recursos Semelhantes: G1 e G2 Escolaridade Materna Nível Sócio-econômico (MARTURANO, 1999) Recursos Ambiente Físico Poucas correlações com variáveis da criança Não funcionam como proteção? Qual a percepção da criança dos recursos? (BRONFENBRENNER, 1996) G1 G1= risco psicossocial – violência doméstica G2= sem história de risco psicossocial relatada ↑ mais

Discussão IDADE ESCOLAR Tarefas Desenvolvimentais Socialização Dificuldades Comportamentais: Externalização/Internalização Necessidade atendimento especializado Avaliação semelhante: Mães e Crianças Vulnerabilidade (SHONK; CICCHETTI, 2001)

Discussão IDADE ESCOLAR Tarefas Desenvolvimentais Stress Ausência de indicadores Associação com Comportamento Externalizante Tendência a exteriorizar dificuldades? A atuar sem refletir?

Discussão IDADE ESCOLAR Tarefas Desenvolvimentais Desempenho escolar Prejuízo específico - Escrita Não reagem dentro do esperado Vulnerabilidade

Discussão IDADE ESCOLAR - Auto-Avaliação dos Recursos Pessoais Dificuldades nas áreas Comportamento e Status Intelectual Expectativas negativas + Atribuições internas (resultados negativos) Resposta à adversidade (OLIVEIRA, 2000) Autoconceito Imagem negativa de si Mais vulnerável ao stress (LIPP, 2000) Autoconceito + Stress

Comentários e Conclusões Cuidados metodológicos Uso de duas fontes de informações Controles na composição dos grupos Delineamento de corte transversal Amostra – Tamanho Pequeno Dados correlacionais – sentido exploratório Amostra referida Violência Doméstica + Peso de outras variáveis Limites Conselho Tutelar Dificuldade de manter o seguimento Medida Pontual – Proteção – Violência

Comentários e Conclusões Crianças e Famílias (Três anos após) Vulnerabilidade/Recursos Suscetíveis Medidas de Saúde Mental Capacitação Profissional Prevenção Tratamento

Referências ANGELINI, A.L.; ALVES, I.C.B.; CUSTÓDIO, E.M.; DUARTE, W.F.; DUARTE, K.L.M. Manual Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: escala especial. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia, 1999. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANUNCIANTES (ABA); ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE PESQUISA DE MERCADO (ANEP); ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS INSTITUTOS DE PESQUISA DE MERCADO (ABIPEME). Critério de Classificação Socioeconômica Brasil (CCSEB). São Paulo: ABA, ANEP, ABIPEME,1997. BRONFENBRENER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. CARLSON, E. A prospective longitudinal study of attachment disorganization/ disorientation. Child Development, Chicago, v. 69, n. 4, p.1107-1128, 1998. CASTRO, D. S. P. Construção de um saber e responsabilidade social na psicologia: o Conselho Tutelar em foro. 2002. 358 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.ERIKSON, E. Infância e sociedade. Tradução G. Amado. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. ENGLISH, D. J.; MARSHALL, D. B.; STEWART, A. J. Effects of family violence on child behavior and health during early childhood. Journal of Family Violence, New York, v. 18, n. 1, p.43-57, 2003. GRAMINHA, S. S. V. A Escala Comportamental Infantil de Rutter A2: estudos de adaptação e fidedignidade. Estudos de Psicologia, Campinas, v.11, n. 3, p. 34-42, 1994. GUERRA, V. N. A. Violência de pais contra filhos: a tragédia revisitada. São Paulo: Cortez, 1998. HOFFMAN, M. L. Moral internalization, parental power, and the nature of parent-child interaction. Developmental Psychology, Washington, v.11, p. 228-239, 1975. JACOB, A.V.; LOUREIRO, S. R. Autoconceito e o desempenho escolar. In: REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 29, 1999, Campinas. Programas e Resumos... Campinas: SBP, 1999. p. 164. LAZARUS, R. S.; FOLKMAN, S. Stress, appraisal and coping. New York: Springer, 1984. LIPP, M. E. N. (org.). Crianças estressadas: causas, sintomas e soluções. 2. ed. Campinas: Papirus, 2003.

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