O SUS é uma política de Estado e não de Governo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS
Advertisements

Maria Helena Barros de Oliveira
O BRASIL VIVE O CRIME SEM CASTIGO
IMPUNIDADE O BRASIL VIVE O CRIME SEM CASTIGO É PRECISO PRESTAR CONTAS À SOCIEDADE Para os absolutistas, o poder dos governantes era concedido por Deus.
DIREITO CONSTITUCIONAL: Administração Direta e Indireta
COMEÇO, MEIO E FIM..
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
Fundamentos de Economia
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
O Tribunal de Contas e a Auditoria nos Municípios
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
“ De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto
Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão
ESTATUTO DO IDOSO Caio wagner couto.
Bases jurídicas para uma boa Administração
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
ADMINISTRAÇÃO LIDERANÇA
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Deveres do Ministério Público e da Magistratura
Poderia ter sido escrito hoje sem mudar uma palavra...
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Aprovação das Contas do Inmetro
Serviço Público Federal Compromisso com o Brasil
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
O Senhor é o meu Pastor, . Nada me faltará..
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
1º Encontro Nacional da ANAUNI para o CONSULTIVO - Tema: O papel das Consultorias Jurídicas e NAJs na viabilização de políticas públicas: novas perspectivas.
ESTADO E GOVERNO.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
A dimensão utópica do ser humano.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Sinto Vergonha de Mim Rui Barbosa.
LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Vivência Formativa Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia.
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
– III – Retirada: Deportação. Extradição. Expulsão.
TCE - BAHIA. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA – TCE  é originário do Tribunal de Conflitos e Administrativo,
O Código Eleitoral e o TSE
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
RELAÇÃO JURÍDICO TRIUTÁRIA
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
GESTÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
Fundamentos de Economia
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
1 1 1.
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
PRINCÍPIOS ÉTICOS APLICÁVEIS ÀS ATIVIDADES EMPRESARIAS
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Transcrição da apresentação:

O SUS é uma política de Estado e não de Governo

“ O Senhor é meu pastor, e nada me faltará “ O Senhor é meu pastor, e nada me faltará...Guia-me pelas veredas da Justiça, por amor ao Seu nome.” Salmo de Davi 22-23

Princípio da legalidade e defesa da cidadania: STF – “ Ninguém é obrigado a cumprir ordem legal, ou a ela se submeter, ainda que emanada de autoridade judicial. Mais: é dever de cidadania opor-se à ordem ilegal; caso contrário, nega-se o Estado de Direito” (STF – 2ª T. – HC nº. 73.454-5 – Rel. Min. Maurício Corrêa. Informativo STF, nº. 34).

A Constituição Federal assegura, portanto o direito à vida, cabendo ao Estado assegurá-lo em sua dupla acepção, sendo a primeira relacionada ao direito de continuar vivo e a segunda de ter vida digna quanto à subsistência.

Dessa forma, ao Estado cria-se uma dupla obrigação: Obrigação de cuidado a toda pessoa humana que não disponha de recursos suficientes e que seja incapaz de obtê-los por seus próprios meios; efetivação de órgãos competentes públicos ou privados, por meio de permissões, concessões ou convênios, para prestação de serviços públicos adequados que pretendam prevenir, diminuir ou extinguir as deficiências existentes para um nível mínimo de vida digna da pessoa humana.

A função fiscalizadora gera para o conselho o dever de apurar ilícitos e irregularidades e de levar ao conhecimento, da autoridade administrativa, do sistema de auditoria, do sistema de controle interno, do Tribunal de Contas ou do Ministério Publico, conforme o caso, para as providências cabíveis.

A função consultiva resume-se a externar a posição do Conselho quanto ao objeto da consulta, mas tem importância decorrente da legitimidade que a Constituição lhe dá, por ser órgão cuja composição deve ser representativa da comunidade.

Raquel Elias Ferreira Dodge Procuradora Regional da República Ministério Público Federal Procuradoria Regional da República

Porque o gestor público se recusa a cumprir o comando constitucional? Participação política partidária dentro dos conselhos Falta de legitimidade dos conselheiros

Colegiado Regional: pacto pela saúde Reforma na Lei de criação do CES/RJ Capacitação

“ Quem dá o direito, tem de garantir o meio de exercê-lo, sob pena de negar o direito.”

“ De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça,de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude,a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Rui Barbosa

“ De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça,de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude,a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Rui Barbosa Contribuição: Urquilei dos Santos Pinheiro – CES/RJ Discípulo de Catulo da Paixão Cearense Caboclo Brasileiro Formado na Escola da Vida