Empreendedorismo “Imprendere” “Decidir realizar tarefa difícil ou laboriosa” (DICIONÁRIO HOUAISS, 2001) “Colocar em execução” (AURÉLIO, 1975)
Empreendedorismo “como área de negócios, busca entender como surgem as oportunidades para criar algo novo; como são descobertas ou criadas por indivíduos específicos que, a serguir, usam meios diversos para explorar ou desenvolver essas coisas novas produzindo assim uma ampla gama de efeitos” (SHANE E VENKATARAMAN, 2000 apud BARON E SHANE, 2007, pag. 6)
Empreendedores Internos Pessoas que criam algo novo dentro das empresas que atuam, em vez de fundar um novo negócio
Visão dos Economistas Comportamentalistas Criatividade, intuição e disposição para correr riscos Empreendedor associado à inovação e ao desenvolvimento econômico
Visão dos Economistas Cantillon (Ensaio sobre a natureza do comércio em geral, 1755) – O empreendedor é aquele que assume riscos ao comprar serviços ou componentes por preço certo com a intenção de revendê-los mais tarde a um preço incerto. Say (Tratado de economia política, 1888) – Os empreendedores são aqueles alteram o nível de produtividade e lucratividade de uma determinada área. Criam valor ao explorar de forma variada ou inovadora alguns fatores como tecnologia e preços.
Visão dos Economistas Schumpeter (Capitalismo, socialismo e democracia, 1942) O empreendedor promove a “destruição criativa”. Ser empresário ou ter uma empresa é diferente de ser empreendedor. Enquanto que o empresário representa o lado formal do negócio o empreendedor representa o lado criativo e ao mesmo tempo prático de um negócio, essenciais para o nascimento, crescimento e sobrevivência do negócio.
Empreendedorismo como processo devemos considerar: Condições econômicas , tecnológicas e sociais As pessoas que reconhecem essas condições (empreendedor) Técnicas de negócios e as estruturas jurídicas Efeitos sociais e econômicos
Perfil do empreendedor Criatividade e capacidade de implementação Disposição para assumir riscos Perseverança e o otimismo Senso de independência
Vantagens e desvantagens Autonomia Desafio Controle financeiro Sacrifício pessoal Sobrecarga de responsabilidades Pequena margem de erro
O que é uma empresa Empresa é uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos e serviços para atender a necessidade de pessoas, ou de mercados, e com isso obter lucro. Ela é na sua essência um grupo de pessoas que usam recursos materiais, como capital , espaço, instalações, máquinas, móveis e equipamentos, além de recursos intangíveis como tempo e conhecimento.
A empresa como um sistema Empreendedor – Lucro, sobrevivência e prosperidade Empregados – Emprego, remuneração e qualidade de vida Fornecedores – Capacidade de pagamento e continuidade dos negócios Clientes – Qualidade, disponibilidade e preço Investidores – Retorno do investimento Comunidade – Qualidade de vida e padrão de vida Governo - Impostos
Classificação das empresas pelo porte Microempresas Pequenas empresas Empresas de médio porte Empresas de grande porte
Microempresas Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno porte - Lei 9.841 de 5 de outubro de 1999. (renda bruta anual inferior a R$ 244.000,00) Decreto nº 5.028 de 31 março de 2004 (inferior a R$ 433.755,14) atualizado pelo IGP-DI acumulado ou por um índice oficial que venha a substituí-lo.
Empresa de pequeno porte Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno porte - Lei 9.841 de 5 de outubro de 1999. (renda bruta anual entre R$ 244.000,00 e R$ 1.200.000,00) Decreto nº 5.028 de 31 março de 2004 (renda bruta anual entre R$ 433.755,14 e R$ 2.133.222,00) atualizado pelo IGP-DI acumulado ou por um índice oficial que venha a substituí-lo.
Empresa de médio porte BNDES - receita operacional bruta anual ou anualizada superior a R$ 10.500 mil (dez milhões e quinhentos mil reais) e inferior ou igual a R$ 60 milhões (sessenta milhões de reais). SEBRAE – entre 100 e 499 empregados para indústria e entre 50 e 99 para prestadoras de serviço.
Empresa de grande porte BNDES - receita operacional bruta anual ou anualizada superior a R$ 60 milhões (sessenta milhões de reais). SEBRAE – mais de 499 funcionários para indústria e acima de 99 para prestadoras de serviço.
INDICADORES DE DESENPENHO DE UM EMPRESA Desempenho financeiro Eficiência dos processos Qualidade dos produtos e serviços (qualidade de projeto e ausência de defeitos) Desempenho das pessoas
Processo Reconhecimento de uma oportunidade Decidir ir em frente e reunir os recursos iniciais Lançar um novo empreendimento Construir o sucesso Colher as recompensas
Reconhecimento de uma oportunidade Novos produtos ou serviços, novos mercados, novos processos de produção, novas matérias-primas, novas formas de organizar as tecnologia existentes e etc
Decidir ir em frente e reunir os recursos iniciais Plano de negócios
Lançar um novo empreendimento Escolha do formato jurídico Desenvolvimento do novo produto ou serviço Definir os papéis da equipe administrativa e etc.
Construir o sucesso Conceber estratégias
Colher as recompensas
Micro x Macro Nível individual (técnicas, motivações e características dos empreendedores) Nível grupal (relações com capitalistas, clientes ou potenciais funcionários) Nível social (políticas governamentais, condições econômicas e tecnologicas)