Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade A EAD e o m-learning Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade Por Sandro Rigo (rigo@unisinos.br) UNISINOS – Unisinos Virtual
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Alguns fatos na EAD: Mediação digit al Conteúdos abertos (em expansão) Integração e diversificação de mídias Flexibilidade de tempo ou espaço Necessidades e preferências observadas e atendidas
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Algumas tendências: Dispositivos móveis Maior flexibilidade de tempo ou espaço Mediação digit al – personalizada Ampliação de uso de redes e colaboração
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Objetos de aprendizagem Potencializam a aprendizagem Adequados ao perfil cognitivo do aluno Ampliação das características de interação e experimentação Produção dispendiosa, em geral Equipe multidisciplinar Repositórios para acesso livre
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Mobilidade Permite integrar “contexto” como elemento fundamental nos materiais instrucionais/objetos de aprendizagem Possibilita flexibilidade aos usuários Potencializa relações através de proximidade Melhores dispositivos, com maior diversidade de recursos (sensores, GPS, vídeo, áudio, imagens, processamento, jogos)
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Recursos Interação por voz (VoiceXml) e Síntese de Voz Realidade Aumentada (em dispositivos móveis) E-reader, ipad, ...
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Web Semântica Facilita a detecção e o tratamento de contexto Tratamento de interações e processos Integração de recursos diversos (PLN, mineração de dados, síntese de voz, agentes comunicacionais, integração e compartilhamento de dados,...)
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Projetos na unisinos LOCAL (identificação de localização do aprendiz e ampliação de oferta de oportunidades de materiais e relacionamentos. Prof. Jorge Barbosa, PIPCA) COMTEXT (uso de dispositivos móveis para apoio na identificação de competências e qualificação de trabalhadores móveis. Prof. Amarolinda Saccol) MINGLE (ubiqüidade, formação espontânea de relacionamentos, baseados em proximidade; Prof. Cristiano Costa, PIPCA)
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Algumas possibilidades: Utilização de informações de contexto Potencialização da aprendizagem Maior flexibilidade de tempo ou espaço Mediação digital facilitada Ampliação de uso de redes e colaboração Acesso facilitado e adequado
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Obrigado! (rigo@unisinos.br)