Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Percepção em Mobile Learning
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Caio Tales Álvares da Costa - UNAERP -

Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Prof. Alex Fernandes da Veiga Machado
Contexto de Educação a Distância
A Educação Mediada pela Tecnologia
Produção do conhecimento em EAD
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Sala de Aula Virtual para Professores
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
SENAED 2011 m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua Profa. Dra. Eliane Schlemmer Programa de Pós-Graduação em Educação.
Generalidades sobre e-learning
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Histórico/ Evolução da EaD
CURRICULO +.
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
Tendências em Educação a Distância e Soluções Digitais para o Ensino Presencial e/ou a Distância
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
Percepção em M-Learning
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem.
Contribuições do mundo editorial para a produção de conteúdos impressos e digitais Andrea Filatro.
AS REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO:
A PEDAGOGIA DA DÚVIDA NUMA SALA DE AULA VIRTUAL INVERTIDA
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Redes Sociais na Educação Aberta
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
A Escola Necessária. A Tecnologia chegou na escola!
UFRGS A utilização de Tecnologias de Internet na Educação à Distância: O Caso de uma disciplina de graduação da Escola de Administração da UFRGS Aluno:
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Apresentação Meios Eletrônicos Interativos I.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Aluna: Maria Eunice Gennari Silva Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Setembro/2006.
T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade A EAD e o m-learning Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade Por Sandro Rigo (rigo@unisinos.br) UNISINOS – Unisinos Virtual

A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Alguns fatos na EAD: Mediação digit al Conteúdos abertos (em expansão) Integração e diversificação de mídias Flexibilidade de tempo ou espaço Necessidades e preferências observadas e atendidas

A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Algumas tendências: Dispositivos móveis Maior flexibilidade de tempo ou espaço Mediação digit al – personalizada Ampliação de uso de redes e colaboração

A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Objetos de aprendizagem Potencializam a aprendizagem Adequados ao perfil cognitivo do aluno Ampliação das características de interação e experimentação Produção dispendiosa, em geral Equipe multidisciplinar Repositórios para acesso livre

A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Mobilidade Permite integrar “contexto” como elemento fundamental nos materiais instrucionais/objetos de aprendizagem Possibilita flexibilidade aos usuários Potencializa relações através de proximidade Melhores dispositivos, com maior diversidade de recursos (sensores, GPS, vídeo, áudio, imagens, processamento, jogos)

A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Recursos Interação por voz (VoiceXml) e Síntese de Voz Realidade Aumentada (em dispositivos móveis) E-reader, ipad, ...

A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Web Semântica Facilita a detecção e o tratamento de contexto Tratamento de interações e processos Integração de recursos diversos (PLN, mineração de dados, síntese de voz, agentes comunicacionais, integração e compartilhamento de dados,...)

A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Projetos na unisinos LOCAL (identificação de localização do aprendiz e ampliação de oferta de oportunidades de materiais e relacionamentos. Prof. Jorge Barbosa, PIPCA) COMTEXT (uso de dispositivos móveis para apoio na identificação de competências e qualificação de trabalhadores móveis. Prof. Amarolinda Saccol) MINGLE (ubiqüidade, formação espontânea de relacionamentos, baseados em proximidade; Prof. Cristiano Costa, PIPCA)

A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Algumas possibilidades: Utilização de informações de contexto Potencialização da aprendizagem Maior flexibilidade de tempo ou espaço Mediação digital facilitada Ampliação de uso de redes e colaboração Acesso facilitado e adequado

A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade Obrigado! (rigo@unisinos.br)