12 de setembro de 2005 Geraldo Soares A importância dos Profissionais de Relações com Investidores XI Curso de Introdução Mercado de Capitais 2005 Vice-presidente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão do Capital Humano
Advertisements

Estudando com Profª Simony
II Programa de Treinamento em Mercado de Capitais para
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno Aula Inaugural MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores FIPECAFI /FEA/USP.
Relações com Investidores
O ambiente organizacional
Professor: Eduardo Teles Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Palestra Mensal IBGC: Governança Corporativa em Instituições Financeiras 20 de Maio de 2004 Governança Corporativa em Instituições Financeiras: O Caso.
Geraldo Soares Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Dezembro de 2003 O Site de Relações com Investidores como.
Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 24 de Junho de 2004 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores.
02 de setembro de 2003 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI.
Conceitos de Governança Corporativa
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Sustentabilidade e a Opção pelo Mercado de Capitais
Finanças, Comunicação e Relações com Investidores
VIII Curso de Introdução Mercado de Capitais 2004
Área de Negócios de Exploração e Produção
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:
BenefícioMútuoGestãoResponsável do Produto Boa Conduta Empresarial A contribuição do RI na Comunicação Corporativa 6o. Encontro Nacional de Relações com.
Programa ToP – Treinando os Professores Comitê de Educação da CVM
A contribuição do RI na comunicação corporativa


Performance Financeira
Presidente Executivo do IBRI
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessorias de Imprensa e Relações Públicas.
Tecnologia em Marketing
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Geraldo Soares animec Vice-presidente
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
GTI Claudia Salles Haddad
BENCHMARKING.
Trabalho realizado por
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Introdução: Conceitos
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
Geraldo Soares Vice Presidente do IBRI Membro do Conselho de Administração do INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de RI – Banco Itaú.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
A Governança Corporativa
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA A COMPOSIÇÃO DO SEU CONSELHO É ADEQUADA PARA O DESAFIO.
AUDIT COMMITTEE INSTITUTE
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
Guia de estilo para apresentações em Power Point 25 de Novembro de 2004 Lúcio Marques RI – Banco Itaú Holding Financeira S.A. Diretor do IBRI Seminário.
Estratégias de Comunicação
GOVERNANÇA CORPORATIVA
4º Período Ciências Contábeis
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
Planejamento e Responsabilidade Social
Tópicos Contemporâneos de Administração
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores 25 de agosto – São Paulo Banco Itaú Holding Financeira S.A.
 A negociação foi concluída por R$ 5,386 bilhões.  Retomar a liderança de mercado.
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Transcrição da apresentação:

12 de setembro de 2005 Geraldo Soares A importância dos Profissionais de Relações com Investidores XI Curso de Introdução Mercado de Capitais 2005 Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Coordenador do CODIM Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado

2 O que é RI? Atividades da área de RI Públicos de RI Transparência Conclusão e o Futuro

3 Mercado de Capitais

4 RI

5 O que é RI ? Administração Criação de Valor para o Acionista Relações com Investidores Redução do Custo de Capital O que é RI ? Objetivo: Fornecer ao mercado de capitais informações transparentes, tempestivas e confiáveis sobre as operações da empresa.

6 Pró-atividade Qualidade Tempestividade Democratização Princípios Éticos Princípios Legais Transparência Fornecer Subsídios para Decisão de Investimentos Direcionamento: Interno (Empresas) e Externo (Mercado) O que é RI ?

7 Em suma … Academia, etc Mídia RI EmpresaMercado Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas Disseminar informações transparentes democráticas tempestivas acessíveis Áreas da Empresa Analistas Acionistas Investidores Retroalimentação O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado.

8 O que é RI? Atividades da área de RI Públicos de RI Transparência Conclusão e o Futuro

9 Relações com Investidores Transparência Governança Corporativa Perfomance Financeira Valorização em Bolsa Comunicação com o Mercado Responsabilidade Corporativa Política de RI Relações com Investidores Sustentabilidade Atividades da área de RI

10 Atendimento a analistas: one-on-one e roadshows Alert / Divulgação Global Relatórios Trimestrais e Anuais Sistema de divulgação Bovespa e CVM Arquivamentos na SEC* e NYSE* Site de Relações com Investidores Comunicação Global (*) SEC: Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários Norte Americana) e NYSE: New York Stock Exchange (Bolsa de Valores de Nova Iorque). Atividades da área de RI

11 Atividades da área de RI Cotações e gráficos das ações Press releases, fatos relevantes e comunicados Cobertura dos analistas e estimativa de lucros Calendário de eventos de interesse Teleconferências Apresentações alert Demonstrações Contábeis Completas (Histórico) Website de RI O que deve conter um site de RI?

12 IBRI – Canal com o RI Contribuir para o crescimento e valorização da função de Relações com Investidores. Criar valor para os associados, através de ações voltadas à formação de profissionais e fortalecimento da função. Missão do IBRI: Atividades da área de RI

13 Formação do Gerente de RI Atividades da área de RI

14 O que é RI? Atividades da área de RI Públicos de RI Transparência Conclusão e o Futuro

15 Fonte: Investor Relations Magazine Como atender? Canais de Distribuição Preferidos Públicos de RI Investidores Institucionais Varejo

16 O Desafio do Profissional de RI Públicos Diferentes, Demandas Diferentes Investidores ProfissionaisInvestidores Não-profissionais Enfoque analítico no aspecto operacional Foco em dividendos Relatório Impresso Glossário, FAQ Menor importância à tempestividade (algumas informações!) Enfoque analítico nas demonstrações financeiras Foco em recompra de ações Relatório On-line Análise Gerencial da Operação Grande importância à tempestividade da informação, visão trimestral Públicos de RI

17 Colaboradores Concorrência Outros Stakeholders Sociedade Parceiros e Fornecedores Acionistas Clientes Autoridades Respeito à pessoa Observância estrita às leis e aos regulamentos Busca permanente do desenvolvimento Respeito à diversidade Ética Transparência Excelência no atendimento Empresa Públicos de RI

18 O que é RI? Atividades da área de RI Públicos de RI Transparência Conclusão e o Futuro

19 Acessibilidade Democracia Transparência Responsabilidade de divulgar Confidencialidade Credibilidade Transparência Em qualquer conjuntura Nacional e Internacional Economia e Política

20 Governança Corporativa se faz com Ações Governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade. A expressão é designada para abranger os assuntos relativos ao poder de controle e direção de uma empresa, bem como as diferentes formas e esferas de seu exercício e os diversos interesses que, de alguma forma, estão ligados à vida das sociedades comerciais. Governança corporativa é valor, apesar de, por si só, não criá-lo. Isto somente ocorre quando ao lado de uma boa governança temos também um negócio de qualidade, lucrativo e bem administrado. Neste caso, a boa governança permitirá uma administração ainda melhor, em benefício de todos os acionistas e daqueles que lidam com a empresa. Transparência

21 O Resultado no Mecado de Capitais Evolução de R$ IGC x IBOVESPA desde 26/06/ ,94 192, IGC Ibov Fonte: Economática

22 Atividades da área de RI Relacionamento Público Interno Governança Corporativa Relacionamento Acionistas e Profissionais Compromisso Questões Sociais Postura Ética Inserção Economia Global Relacionamento Mercado Consumidor Publica Balanço Social Preferências dos Analistas - O que eu digo ! Compromisso Meio Ambiente SETORES ATRIBUTOS Profission./ Investidores Papel/ Celulose Transp Siderur Telecom Alimentos/ Bebidas Banco Total 100% Fonte: Revista de RI N º 90 – Agosto /05 Artigo de Eduardo Werneck e Luiz S á Lucas

23 Atividades da área de RI Relacionamento Público Interno Governança Corporativa Relacionamento Acionistas e Profissionais Compromisso Questões Sociais Postura Ética Inserção Economia Global Relacionamento Mercado Consumidor Publica Balanço Social Importância - O que eu faço ! Compromisso Meio Ambiente ATRIBUTOS 2,127 1,946 1,578 1,036 0,729 0,549 0,321 2,272 0,000 Importância Derivada - Pesos Fonte: Revista de RI N º 90 – Agosto /05 Artigo de Eduardo Werneck e Luiz S á Lucas

24 O que é RI? Atividades da área de RI Públicos de RI Transparência Conclusão e o Futuro

25 Performance Financeira 1 Evolução do Modelo de RI nas Empresas

26 Conflito Gestão x Propriedade Governança Corporativa Foco Performance Financeira 2 Governança Corporativa Evolução do Modelo de RI nas Empresas Performance Financeira 1

27 Conflito Gestão x Propriedade Governança Corporativa Foco Performance Financeira 2 Governança Corporativa Evolução do Modelo de RI nas Empresas 3 Sustentabilidade Interação com Públicos Estratégicos Performance Financeira 1

28 Ferramenta para se chegar à Sustentabilidade Performance Financeira 2 Governança Corporativa 3 Sustentabilidade Performance Financeira 1 Evolução do Modelo de RI nas Empresas Conflito Gestão x Propriedade Governança Corporativa Foco Interação com Públicos Estratégicos

29 Salim Augusto A. Ali Superintendente do IBRI - Rodney Vergili Assessoria de Imprensa - Geraldo Soares Vice-Presidente do IBRI Contatos

12 de setembro de 2005 Geraldo Soares A importância dos Profissionais de Relações com Investidores XI Curso de Introdução Mercado de Capitais 2005 Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Coordenador do CODIM Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado