Seminário Jovens Leitores ANJ – 27/03/2006 COMO GANHAR E CATIVAR JOVENS LEITORES EDUARDO TESSLER INNOVATION/BRASIL INNOVATION
INNOVATION
O QUE FAZER? INNOVATION
PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DOS JORNAIS NÃO HÁ SUBSTITUIÇÃO DE UMA GERAÇÃO DE LEITORES POR OUTRA INNOVATION
POR QUE OS JOVENS NÃO LÊEM JORNAIS? QUANDO LÊEM MAIS DO QUE NUNCA INNOVATION
NÃO É UMA MÍDIA PASSIVA COMO A TELEVISÃO OU O RÁDIO INTERNET NÃO É UMA MÍDIA PASSIVA COMO A TELEVISÃO OU O RÁDIO BLOGS, CHATS E E-MAILS FAZEM OS JOVENS LER E ESCREVER COMO NUNCA INNOVATION
A IDADE MÉDIA DOS LEITORES DE HARRY POTTER É 11 ANOS PARA UM LIVRO DE 700 PÁGINAS, EM PRETO E BRANCO E SEM ILUSTRAÇÕES INNOVATION
CONTAR HISTÓRIAS SEGUE SENDO O MODO MAIS PODEROSO E EFICIENTE DE CONQUISTAR E CATIVAR OS JOVENS INNOVATION
AVALIE A QUALIDADE DE IMPRESSÃO, DOS CONTEÚDOS E DA APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS NOVOS LIVROS ESCOLARES E COMPARE-A COM A DE UM JORNAL INNOVATION
AS SOLUÇÕES TIRO-NO-PÉ INNOVATION
1. AS SOLUÇÕES GUETO TRATAR OS JOVENS COMO SE FOSSEM ANORMAIS INNOVATION
PARA A PRIMEIRA GERAÇÃO MULTIMÍDIA DA HISTÓRIA 2. AS SOLUÇÕES MONOMÍDIA PARA A PRIMEIRA GERAÇÃO MULTIMÍDIA DA HISTÓRIA INNOVATION
AS SOLUÇÕES PATERNALISTAS 3. AS SOLUÇÕES PATERNALISTAS “É PRECISO COMER ESPINAFRE PORQUE VAI LHE FAZER BEM” INNOVATION
AS SOLUÇÕES DE REDAÇÕES ENVELHECIDAS, DESCONECTADAS DO 4. AS SOLUÇÕES DE REDAÇÕES ENVELHECIDAS, DESCONECTADAS DO MUNDO JOVEM REDAÇÕES VELHAS FAZEM JORNAIS PARA VELHOS INNOVATION
5. AS SOLUÇÕES DO JORNAL NA ESCOLA APRENDA MATEMÁTICA COM UM JORNAL E ALÉM DE ODIAR OS NÚMEROS VOCÊ ODIARÁ TAMBÉM OS JORNAIS INNOVATION
QUE ACABAM POR FAZER IMPOSSÍVEL A CONVERSÃO FUTURA A JORNAIS PAGOS 6. AS SOLUÇÕES DE JORNAIS GRATUITOS QUE ACABAM POR FAZER IMPOSSÍVEL A CONVERSÃO FUTURA A JORNAIS PAGOS INNOVATION
COMO SE OS TEXTOS E AS IDÉIAS NÃO FIZESSEM PARTE DA VIDA DOS JOVENS 7. AS SOLUÇÕES DE JORNAIS TELEVISIVOS COMO SE OS TEXTOS E AS IDÉIAS NÃO FIZESSEM PARTE DA VIDA DOS JOVENS INNOVATION
AS SOLUÇÕES DO JORNALISMO PARA SUBNORMAIS E CASOS PATOLÓGICOS 8. AS SOLUÇÕES DO JORNALISMO PARA SUBNORMAIS E CASOS PATOLÓGICOS VER OS JOVENS COMO SIMPLES CONSUMIDORES, INSEGUROS E TRAUMATIZADOS INNOVATION
AS SOLUÇÕES DE RENUNCIAR AOS MENORES DE 24 ANOS 9. AS SOLUÇÕES DE RENUNCIAR AOS MENORES DE 24 ANOS COMO SE MILAGROSAMENTE DEPOIS DISSO OS JOVENS FOSSEM ENTÃO DESCOBRIR OS JORNAIS INNOVATION
AS SOLUÇÕES SEM CONTAR COM OS JOVENS 10. AS SOLUÇÕES SEM CONTAR COM OS JOVENS NINGUÉM FALA, ESCREVE E CONHECE MELHOR OS INTERESSES DOS JOVENS DO QUE OS PRÓPRIOS JOVENS INNOVATION
50 ESTRATÉGIAS EDITORIAIS INNOVATION
Richard Curtis, Diretor de Arte USA TODAY 24 ANOS DE IDADE MAIOR JORNAL DOS EUA “Inovar ou morrer” Richard Curtis, Diretor de Arte INNOVATION
FUNCIONA: Explorar os pontos fortes Conteúdo “tudo a ver” Escutar e publicar leitores Rejuvenescer a redação Publicar para jovens Cor e grafismo INNOVATION
Grafismo pouco atraente NÃO FUNCIONA: Parecer Internet Matérias loooooongas Grafismo pouco atraente Assuntos chatos Credibilidade baixa INNOVATION
VIRGINIA-PILOT 757 Página às sextas-feiras escrita por adolescentes Temas na visão teen “Liberdade para criar” Toni Guagenti, redatora do 757 INNOVATION
EL MUNDO - AULA Suplemento diário Cada dia um tema Integração com online Excelente design INNOVATION
Páginas gráficas/fotos YAKIMA HERALD UNLEASHED Três páginas semanais 35 adolescentes Páginas gráficas/fotos Sucesso entre os avós INNOVATION
Infográficos completos THE TRIBUNE – San Luis Obispo Infográficos completos Leitura rápida Criatividade gráfica INNOVATION
THE SEATTLE TIMES - NEXT Página dominical Opinião jovem Integrado com Online Acabou em jan/2005 INNOVATION
REJUVENESCER OS JORNAIS A ESTRATÉGIA DAS ESTRATÉGIAS REJUVENESCER OS JORNAIS INNOVATION
REJUVENESCER AS REDAÇÕES A ESTRATÉGIA DAS ESTRATÉGIAS REJUVENESCER AS REDAÇÕES INNOVATION
REJUVENESCER OS CONTEÚDOS A ESTRATÉGIA DAS ESTRATÉGIAS REJUVENESCER OS CONTEÚDOS INNOVATION
REJUVENESCER A LINGUAGEM A ESTRATÉGIA DAS ESTRATÉGIAS REJUVENESCER A LINGUAGEM INNOVATION
REJUVENESCER O DESENHO A ESTRATÉGIA DAS ESTRATÉGIAS REJUVENESCER O DESENHO INNOVATION
REJUVENESCER O MARKETING A ESTRATÉGIA DAS ESTRATÉGIAS REJUVENESCER O MARKETING INNOVATION
AVALIAR AGORA E SEMPRE O JORNAL E SUA REDAÇÃO INNOVATION
E LEMBRE-SE: NÃO TEREMOS FUTURO SE NÃO CONQUISTARMOS E CATIVARMOS AS NOVAS GERAÇÕES DE LEITORES INNOVATION
OBRIGADO. tessler@innovation-mediaconsulting. com www OBRIGADO! tessler@innovation-mediaconsulting.com www.innovation-mediaconsulting.com INNOVATION