IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E

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Transcrição da apresentação:

IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - ENFOPROF O Novo Ensino Médio Apoio: Realização: Ministrantes: Daniela Santana, Éricka Santos, Geneva Menezes e Luciene Alves

Objetivos Realizar estudo sobre o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI); Conhecer as ações da Escola da Ponte; Reconhecer como as metodologias da Escola da Ponte foram adaptadas no projeto Médio Inovador; Perceber os pontos positivos e negativos desse plano; Propor possíveis renovações curriculares no Ensino Médio.

ProEMI Escolas ProEMI Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) Instituído pela Portaria nº971/2009; Instrumento de Redesenho Curricular; O Projeto de Redesenho Curricular (PRC) deverá atender às reais necessidades das unidades escolares; A escola deve se organizar de acordo com a grade curricular básica do ProEMI; A escola deverá contemplar os três macrocampos obrigatórios e pelo menos mais dois macrocampos a sua escolha, totalizando assim ações em no mínimo cinco macrocampos.

Macrocampos Acompanhamento Pedagógico*; Iniciação Científica e Pesquisa*; Leitura e Letramento*; Línguas Estrangeiras; Cultura Corporal; Produção e Fruição das Artes; Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias; Participação Estudantil.

Escola da Ponte A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino localizada em Portugal, no distrito do Porto, e dirigida pelo educador, especialista em música e em leitura e escrita, José Pacheco. Lá, os alunos não são divididos em classes nem em anos de escolaridade. Orientadores Educativos; Autonomia; Estudos em grupos heterogêneos e dinâmicos, mas também são feitos individualmente; Planos de Estudos; Caixinha de Segredos; Avaliação continuada e até com mecanismos de auto-avaliação; Núcleos; E no Brasil?

José Pacheco José Francisco de Almeida Pacheco é especialista em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordenou desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador. Autor de várias obras dentre as quais Sozinhos na Escola, Caminhos para a Inclusão e Escola da Ponte.

Orientadores Educativos Os Professores da Escola da Ponte não ministram aulas, eles são orientadores dos alunos. Nas Escola da Ponte os alunos desenvolvem autonomia, desta forma eles escolhem o que querem estudar e descobrem o porquê e o para quê do estudo. Autonomia

Avaliação A avaliação, feita de forma continuada, há vários instrumentos, inclusive a auto-avaliação. Planos de aula; relatório constando suas descobertas; ata de assembleia; quadro de solicitações de orientação; disponibilidade para ajudar os colegas; comparação entre o plano de atividades e impressões do trabalho realizado no dia.

Núcleos Existem 3 Núcleos: Iniciação, Consolidação e Aprofundamento. Estes são a primeira instância de organização pedagógica e correspondem a unidades coerentes de aprendizagem e desenvolvimento. O currículo é articulado em 6 Dimensões fundamentais: 1.Linguística (Português, Inglês, Francês); 2.Identitária (História e Geografia de Portugal, Geografia); 3.Naturalista (Estudo do Meio, Ciências Naturais, Ciências Físicas e Naturais, Físico e Química); 4.Lógico Matemática (Matemática); 5.Artística (Educação Física, Educação Musical, Educação Tecnológica, Educação Visual e Tecnologias de Informação e Comunicação); 6.Pessoal e Social(Educação Especial, Serviços de Psicologia e Desenvolvimento Pessoal e Social).

Núcleo 1 - Iniciação Ser pontual, assíduo e zeloso por seus materiais e colegas; a cumprir suas tarefas, pedindo auxílio ao professor só quando realmente precisar; desenvolver sua criatividade e participação, com intervenções pertinentes; elaborar e atualizar seu plano de estudo; reconhecer suas falhas e acertos, nas auto-avaliações; pesquisar, resolver conflitos e se comunicar – oralmente e por escrito – de forma clara e coerente.

Núcleo 3 - Aprofundamento Núcleo 2 - Consolidação Consolidar o primeiro núcleo. Trabalham os conteúdos do segundo ciclo do ensino básico. Eles possuem total autonomia de seu tempo na escola, mas devem participar das aulas de educação física e de laboratório e podem fazer parte de projetos de extensão e de pré- profissionalização. Núcleo 3 - Aprofundamento

E no Brasil? A Escola da Ponte é fonte de inspiração para a Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, localizada na cidade de São Paulo, que, desde 2004, implementou um projeto democrático, para a Escola Municipal Presidente Campos Sales, também em São Paulo, que começou mais recentemente, em 2008 e para o Projeto Âncora, em 2012. “Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.” “Escola sem muros no bairro educador.”

Áudio; Vídeo;

Metodologias adaptadas no ProEMI Parlamento Juvenil; Reuniões do Parlamento; Mecanismo de Comportamento; Grupos de Aprendizagem; Avaliação Conceitual; Sistema de Tutoria; Caixinha “Acho Bom” e “Acho Ruim”; Programação Flexível;

E na sua escola é possível praticar o novo ensino médio?

Como ficariam as metodologias?

Momento de Reflexão, Proposta e Compartilhamento

Referências ARAGUAIA Mariana. Escola da Ponte. Equipe Brasil Escola, s/a. Escola da Ponte. http://www.escoladaponte.pt/site/ MARANGON, Cristiane. José Pacheco e a Escola da Ponte. Revista Nova Escola. Abril, 2004. Materiais do Curso Fazendo a Ponte no Brasil. http://www.aquifolium.com.br/educacional/ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Secretaria de Educação Básica – Diretoria de Currículos e Ensino Integral – Coordenação Geral do Ensino Médio). Programa Ensino Médio Inovador: Documento Orientador. Brasília: MEC/SEF, 2014. Projeto Âncora. http://www.projetoancora.org.br/index.php?lang=port