UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Administração de Sistemas de Informação
Marcos Baptista Lopez Dalmau
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal do Rio Grande
Kélen G. Ferracini UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP – FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA. ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO DISCIPLINA.
BPM(Gerenciamento de processos de negócios)
Coordenação de projetos * Coordenação de projetos atividade de suporte do processo de um empreendimento de construção * Objetivos : OTIMIZAÇÂO DOS PROJETOS.
Contabilidade Gerencial
Edson Rosa Gomes da Silva
Alunos: Benedito Jr, Douglas Bertol, Robson Costa
A CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL NA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS
Conjunto de ferramentas e técnicas que objetivam dar suporte à
ERP – CRM - BI.
Sistemas ERP: Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais) Prof. Claudio Benossi.
Sistema de Gerenciamento Administrativo Mercado Sobral
Jornadas sobre derecho y tecnología & Séptimo encuentro iberolatinoamericano de gobierno electrónico e inclusión digital / Zaragoza Business Intelligence.
Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Fazenda
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
. ANÁLISE DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES FISCAIS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO.
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Pensador Miller (2002) Henry W. Chesbrough e Andrew R. Garman para Harvard Business Review.
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP Síntese das Atividades de 2010 Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho.
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Tipos de Tutoria.
Trabalho 3 CRM Silviane Duarte Rodrigues
Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária
GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: a função e as estratégias de comunicação com base nas relações públicas Juliana Augusto.
Prezados (as) Senhores (as): 
Sociedade da Informação: Ambiente de TI nas Organizações
Thales Alberto Priscila Tavares Kali Fauaze Igor Daniel William Martin.
Tecnologia da informação
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
1 Gerenciamento da Informação O que é gerenciamento? O que é gerenciamento? Como uma idéia geral, gerenciamento, gestão ou administração é a atividade.
Projeto GT custos: implantação de sistema de custos
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
©Mestre: Guilherme Liberali Orientador: Henrique Freitas GESID/EA/PPGA/UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.
1 GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Trabalho 05.
Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 9 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Técnicas e Projetos de Sistemas SUBSEQUENTE 1.
Marcos Saraiva Sistema de INFORMAÇÃO Marcos Saraiva
Novas Tecnologias Baseadas em Realidade Virtual e Jogos para Educação em Engenharia: Usos e Oportunidades 29 de Outubro de 2010 Profª. Liliane Machado.
Business Intelligence
O PROCESSO DE KDD Elaborado por: Jader Gustavo de Campos Santos Rhafael Freitas da Costa.
Palestrante: Eng. José Wagner Braidotti Junior - JWB Engenharia Treinamentos de Engenharia de Manutenção JWB Engenharia GAV Gestão de Ativos Orientada.
Gestão do Conhecimento e da Informação
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) Centro.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Siga-nos:
As Funções dos Profissionais de Controladoria.
Superintendência de Gestão da Informação
Disciplina: Inteligência Artificial
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
principalmente da tutoria,
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Brasília, setembro de 2007.
Curso: Pós Graduação - Docência do Ensino Superior Disciplina: Política e Sociedade na Perspectiva Interdisciplinar Professora: Luiza Olívia Lacerda Ramos.
1 Trabalho Extra Tecnologia e Gestão da Informação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
RCASOLUÇÕESGERENCIAIS QUEM SOMOS OBJETIVOS DA PARCERIA PLANO DE TRABALHO PRINCIPAIS ENVOLVIDOS (PLAYERS) RESULTADOS (ROI) 1 2.
SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Sede em Curitiba e Escritórios Regionais no Interior Atende a estrutura da Administração Estadual nos.
O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional.
PROPOSTA DE UMA NOVA ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DA HOME-PAGE DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DA FOB-USP Monica Alves Moreira Bucci
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO A utilização de ferramentas de business intelligence na gestão de informações: a experiência do Estado de Santa Catarina Alexandre Augusto Biz Programa de Pós Graduação em Engenharia de Gestão do Conhecimento - UFSC José Alonso Borba Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis – UFSC Kamile Theis Stadnick Leandro Luís Darós Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis - UFSC Wanderlei Pereira das Neves Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina – SEF/SC 1 1

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA   business intelligence: área de estudo interdisciplinar, que tem como objeto de estudo a elaboração de sistemas de informação computacionais responsáveis por organizar grandes volumes de dados (data warehouse) e facilitar a descoberta de relações entre tais dados (data mining; knowledge discovery in data bases - KDD). ferramentas de BI devem oferecer interfaces que facilitem ao usuário o entendimento das relações entre os dados com a finalidade de prover melhores informações para a tomada de decisão 2 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO PROBLEMÁTICA: DIFICULDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM GERENCIAR INFORMAÇÕES Uma inovação trazida pela Lei de Responsabilidade Fiscal diz que “a Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial” OBJETIVO Apresentar a experiência do Estado de Santa Catarina na utilização do business intelligence como uma ferramenta que contribui para a gestão de informações e prestação de contas dos recursos públicos aplicados 3 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO METODOLOGIA Estudo de caso Estudo de caráter exploratório descritivo Abordagem predominantemente qualitativa ORACLE DISCOVERER 4 4

EXPERIÊNCIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EXPERIÊNCIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA 5 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO CONCLUSÕES possíbilidade de gerenciar recursos públicos com base em modernas ferramentas de gestão; embasamento técnico para tomada de decisões; controle de gastos e aplicação de recursos públicos; necessidade de informações específicas para tomada de decisão; 6 6