Enfermagem do Hospital Samaritano – SP: o capital intelectual no cuidado à saúde ATENÇÃO Esta apresentação possui áudio. Por favor, certifique-se que as caixas de som de seu computador estão ligadas. Obrigada!
BREVE HISTÓRICO
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BREVE HISTÓRICO Tradição histórica no ensino em Enfermagem: 1ª Escola de Enfermagem de São Paulo Formandas do Curso de Enfermagem do Hospital Samaritano, turma de 1941 1ª Teleconferência da Enfermagem do Hospital Samaritano, 2003
CENÁRIO Era do conhecimento Economia global: o conhecimento tem se tornado a maior vantagem competitiva de uma organização O capital humano como diferencial competitivo e fundamental nas relações interpessoais em saúde e no ambiente do cuidado Medicina Baseada em Evidências
PROBLEMAS OU OPORTUNIDADES A preparação básica profissional abaixo do exigido A nova estrutura organizacional caminha para a adoção de um modelo de educação híbrido As empresas compartilham a responsabilidade do ensino-aprendizagem: Capital Intelectual A necessidade das evidências científicas para sustentação da prática em saúde e melhoria contínua da qualidade assistencial
PLANEJAMENTO Célula embrionária da Educação Corporativa Gerenciamento Assistencial por Resultados Assessoria de Aprimoramento e Desenvolvimento Aprendizagem contínua: com objetivo de desenvolver recursos mentais e técnicos que aperfeiçoem o trabalho e as competências Assessoria de Pesquisa Científica A pesquisa científica como elemento indissociável do processo de ensino e aprendizagem (LDB/96) e como princípio orientador dos modelos educacionais no país (Plano Nacional de Educação)
ASSESSORIA DE APRIMORAMENTO E DESENVOLVIMENTO Criação: março de 2000 - resgate do processo educacional Estratégias educativas: Levantamento de necessidade de treinamento Descentralização do processo educacional Treinamento Admissional Reuniões clínicas Métodos de ensino inovadores
ASSESSORIA DE APRIMORAMENTO E DESENVOLVIMENTO Estratégias organizacionais: Diagnóstico de enfermagem: abril/2006 Metas de participação nos treinamentos Manuais e vídeos educacionais Estratégias de incentivo e reconhecimento: Promoções internas Participação de cursos externos
ASSESSORIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Criação:setembro de 2001-produção científica Estratégias educativas Orientação de caráter acadêmico Grupos de Estudos e Pesquisa Reuniões Científicas Cursos de capacitação Estratégias organizacionais Apoio e realização de eventos científicos Custeio de inscrições e passagens aéreas nacionais e internacionais Estratégias de incentivo e reconhecimento Apoio gerencial Comunicação corporativa
RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Indicadores de Resultados Educacionais: Turn-over no período de experiência (90 dias): 8% Total de horas/homem/ano investidas: 34.652 Média de horas/homem/ano: 53 Relação da média de horas/homem/ano X dias trabalhados: 8 dias Média de aproveitamento teórico prático: 7,02 (pré-teste), 8,77 (pós-teste) e 8,84 (validação prática) 3 manuais educacionais e 2 vídeos de treinamento
RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Indicadores de Resultados Organizacionais: Diagnóstico de enfermagem para todos os pacientes internados: melhoria do processo de sistematização da assistência de enfermagem Índice de participação nos treinamentos: 98% (8% acima da meta) Treinamento por Blended Learning: 100% de participação com 19.619 acessos Incentivo e reconhecimento: 08 Promoções internas: 1 liderança e 07 enfermeiros 55 enfermeiros participaram de cursos externos
RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Indicadores de Resultado 26 Publicações Organização de livro 15 capítulos de livros Periódicos nacionais
RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Indicadores de Resultado 14 Trabalhos Científicos Eventos nacionais e internacionais Espanha (dissertação de Mestrado) França (pós-doutoramento) 44 palestras proferidas
RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Indicadores de Potencial Consultoria Ad Hoc Ministério da Saúde – Departamento de Ciência e Tecnologia (Área temática: Estudos sobre Pesquisa Clínica/Validação de protocolos clínicos) Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP) – Grupo de Estudos para validação de reprocessamento de materiais Periódicos Indexados: Journal of Clinical Nursing Online Brazilian Journal Revista da Escola de Enfermagem da USP Outros
RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Indicadores de Potencial Representatividade em Sociedades Científicas Grupos de Pesquisa CNPq e FAPESP (EEUSP) Prêmio 1º Lugar: prêmio de incentivo ao desenvolvimento e à aplicação da epidemiologia no SUS – Ministério da Saúde – 2006.
RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Gestão do conhecimento otimizada na educação profissional permanente Difusão da Imagem e Cultura da Instituição Produção de conhecimento científico Qualidade assistencial Benefícios extramuros hospitalares Participação em Programas de Pós-Graduação stricto sensu Responsabilidade Social e Cidadania