EE. Prof.ª Suely Maria Cação Ambiel Batista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Advertisements

REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
REDAÇÃO CURSO ABRIL - MAIO ESPECIAL VUNESP
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
PARA PARTICIPAR DO PROUNI (DVD 1, 02min.53seg.)
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
OS TRÊS PORQUINHOS.
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
MPU -Prova Discursiva-
Redação nos vestibulares
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Ano Tema Temática 1998 Viver e aprender Vida, conhecimento 1999
Produção Textual Profª.: Maria Anna
O peso da redação no CV UFRGS
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Dissertação.
AULA DE REDAÇÃO O TEXTO DISSERTATIVO Prof.ª Sílvia Gelpke.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
PRODUÇÃO TEXTUAL PREPARAÇÃO PARA O ENEM.
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Professora Mara Redação. A redação de cada candidato terá uma pontuação na escala de 0,00 (zero vírgula zero zero) a 15,00 (quinze vírgula zero zero).
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
DE OLHO NO ENEM! Heloisa Tavares Professora de Redação e Expressão
Redação para UNICAMP CASDVest 2014.
CORREÇÃO.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
Forma Canônica e Definições
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Texto Dissertativo Argumentativo
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
TEMAS DE REDAÇÃO DE TODOS OS EXAMES - ENEM
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Técnicas de comunicação oral/ escrita e Redação Técnica
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Prof. Benedito Salazar Sousa
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Leitura e interpretação de texto
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Atividades de Língua Portuguesa
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Redação UNESP CASDVest 2013.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Texto dissertativo-argumentativo
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
Como redigir um bom texto?
“Um país se faz de homens e livros”
A redação e seus segredos
Os dez erros mais comuns
FRASE Enunciado provido de sentido: Emoções, ordens, apelos... Ex. Anoitecia/Boa noite.../ Cuidado! Copyright © Dale Carnegie & Associates, Inc.
A leitura sem prazer. O espetacular avanço tecnológico que envolve a sociedade contemporânea ainda não foi capaz de substituir a importância da leitura.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO Prof. Aline Virgínia.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
1. Evitar fuga do tema 2. Apreender o sentido completo do tema 3. Facilitar o desenvolvimento de ideias/ argumentos.
Transcrição da apresentação:

EE. Prof.ª Suely Maria Cação Ambiel Batista PREPARAÇÃO ACADÊMICA REDAÇÃO

1. Escrever não é só escrever - Escrever exige treino; - O nível de conhecimento não garante o bom nível da escrita; -Escrever bem pode ser fator determinante para o sucesso em alguns cargos e em certas áreas do conhecimento; - Para escrever bem é preciso ler bons livros, jornais e manter-se informado acerca dos acontecimentos do mundo. - Escrever deveria ser uma atividade natural e não compulsória:

Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões. Na mesa do café sentado (pois tomava-se café sentado nos bares, e podia-se conversar horas e horas sem incomodar nem ser incomodado) eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles sacavam também seus escritos e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica (trecho de ‘Para gostar de ler’, Carlos Drummond de Andrade).

O que é redação para vocês?

Redação: produto Argumento: propaganda Escrever é persuadir (tentar convencer). Para produzir uma redação (cuja correção é extremamente subjetiva) é necessário o uso de argumentos fortes e originais. É utilizar o senso crítico e unir ‘coletâneas’, criticando-as. Escrever uma redação é fazer com o que o interlocutor ‘compre’ seu produto, que é sua visão sobre determinado assunto. Redação: produto Argumento: propaganda

O que é passado pela escola quanto à produção de texto... O que podemos dizer é que a herança escolar de que o aluno deve escrever um texto de no mínimo ‘tantas’ linhas sobre determinado assunto incomum a ele, faz com que a produção de textos torne-se uma atividade obrigatória, penosa, chata. A escola incentiva a produção de textos e conscientiza os estudantes sobre a sua importância, porém não tem tanto sucesso nesse objetivo.

Como o aluno vê a produção de um texto

Como deveria ser... Como o prazer aliado à prática leva à perfeição, o produtor (mesmo não vendo a produção de textos como um exercício prazeroso) deve elaborá-los com alguma frequência, pois é claro que só escreve bem quem escreve sempre ou quase sempre.

2. O primeiro passo Para um bom texto: 1) Leitura atenta às orientações sobre o texto a ser construído: A prova de Redação consistirá numa exposição sobre tema atual e de interesse geral, podendo ter caráter dissertativo, descritivo, narrativo, epistolar ou misto. Visa avaliar a capacidade de expressão crítica do candidato, com base em tema proposto. Será corrigida por professores de português do ensino médio e do ensino superior, de acordo com parâmetros previamente estabelecidos. A nota zero na Redação eliminará automaticamente o candidato do Vestibular.

A prova de Redação será avaliada, considerando-se: Conteúdo – tratamento do tema de forma pessoal e pertinente. b) Estrutura do pensamento e da expressão – sequência lógica; estrutura do parágrafo, coerência e coesão; clareza. c) Uso da norma culta – ortografia, acentuação, pontuação, concordância, regência, colocação, adequação de vocabulário.

2) Boas ideias não bastam se o estudante não souber articulá-las; 3) Uma boa letra é muito importante: 4) O candidato deve ser atento aos textos que são ‘base’ para a elaboração de sua redação: Na Unicamp: ‘[...] sua redação será anulada se você: a) fugir ao recorte do tema na proposta escolhida; b) desconsiderar a coletânea; c) não atender ao tipo de proposta escolhida.’

5) O texto deve ter uma boa estética:

3. O tema 1)A desobediência é de caráter eliminatório; 2) O candidato deve ser crítico; O que a fuga ao tema indica? - Que o candidato não entendeu a proposta; - Que não leu a proposta; - Ou ainda que não sabe falar sobre o assunto.

4. O tipo de construção textual - Dissertação, tradicionalmente; - Se a instituição oferece opção de escolha, o melhor é não se aventurar; - Não é permitido mesclar tipos textuais.

5. A avaliação Lembretes importantes: 1) Coletânea: conjunto de textos de natureza diversa que serve de subsídio para a sua redação; 2)Tema/Título: normalmente os vestibulares só fornecem o tema e exigem um título; 3) Redação em prosa: pelo amor de Deus, texto argumentativo não deve ser escrito em verso:

4) Tipo de texto: o candidato deve atender ao tipo solicitado (dissertação, narração, carta, etc.); 5) Linguagem: de acordo com a norma culta da língua portuguesa; 6) Citações: devem ser moderadas e devem manter coesão com o todo;

6. Originalidade Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, originalidade é: 1 relativo à origem [...] 1.2 que não existiu, não ocorreu antes, novo [...] 2 que tem caráter próprio. O problema do clichê: 1) em frases: ‘chover no molhado’, ‘ osso duro de roer’, ‘a vida é uma caixinha de surpresas’; 2) nas ideias: ‘isso é culpa dos políticos’, ‘é por isso que o Brasil não vai pra frente’.

Atitudes ousadas que não funcionam: - criticar a proposta; O que se exige quanto à originalidade: que o candidato tenha sua própria visão de mundo e seja crítico; Atenção: a ousadia deve estar presente na elaboração de um texto, porém, cuidado: não há chances de o aluno ser aprovado se fugir da proposta. Atitudes ousadas que não funcionam: - criticar a proposta; - fazer desenhos.

O que já foi tema no Enem 1998 – “Viver e aprender” 1999 – “Cidadania e participação social” 2000 – “Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?” 2001 – ““Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?” 2002 – “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?” 2003 – “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?” 2004 – “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?” 2005 – “Trabalho infantil no Brasil” 2006 – “O Poder de Transformação da Leitura” 2007 – “O Desafio de se Conviver com a Diferença” 2008 – “Como preservar a floresta Amazônica”

2009 – “O indivíduo frente à ética nacional” 2010 – “O trabalho na construção da dignidade humana” 2011 – “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado” 2012 – “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI” 2013 – “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”

Possíveis temas Limites entre estética e saúde; Conceito de família no século XXI; Escândalo e corrupção na FIFA; Corrupção na Petrobrás; PEC das domésticas; Mais médicos; Crise energética; Água e crise no sistema hídrico; A saúde pública brasileira na UTI; A transformação do papel da mulher na sociedade contemporânea; A questão do transporte público no Brasil; Movimentos sociais; Álcool e direção: combinação fatal; Casamento gay;

O petróleo do pré-sal brasileiro; A lei das cotas nas universidades; Redução da maioridade penal; Justiça com as próprias mãos.