SAELE – Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas – CPD / UFRGS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
Advertisements

Consulta à Comunidade Interna
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Secretaria Municipal de Educação
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tópicos Avançados de SI
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Maria Aparecida Castro Livi
Aluno Luciano Barroso Zanluchi Orientador Lucio Kamiji
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
O que é o Conselho Superior?
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
O Vote! é uma solução completa voltada para realização de pesquisas de qualquer tipo : Mercadológicas, Qualitativas, Quantitativas entre outras, de forma.
Modelagem de Interfaces
BPM Day Serra Gaúcha 2013.
Gestão Financeira da Entidade Espírita
CONFIGURANDO O MICRO PARA TER ACESSO AO PORTAL DA CAPES
Gerencie com clareza e praticidade as atividades de sua Equipe.
Lançamento Modernização Atualização tecnológica Acessibilidade Usabilidade Colaboração em gestão de conteúdo Objetivos.
SGI Apresentação Técnica.
Sistema de Eleições Desenvolvimento próprio: Departamento de Tecnologia da Informação Desenvolvedor: João Antonio da Cruz Júnior Implantado em 03/2009.
Portal de sistemas da SEDUC e sistemas de apoio ao SIGE
Sobre o SE Documento SE Documento é responsável pelo gerenciamento corporativo de documentos que integra a tecnologia de workflow e visualização de conteúdo.
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
SISEM Sistema de Eleições Municipais
Apresentação GAT Outubro Agenda Informações Gerais Papel da TI Cronograma Demonstração do sistema totalizador Perfil TI Perfil CER Perguntas.
COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL - CEF Quem é o eleitor? O ELEITOR É o profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN 5329 – AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS José Luciano Lourdes.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Eleições 2012 Biometria e Urna Eletrônica
soluções | portal, colaboração, redes sociais corporativas, bpm, soa serviços consultoria, desenvolvimento, implantação, suporte técnico, treinamento.
Votação Paralela Comissão de Votação Paralela Presidida por: Dr. Cláudio Henrique Araújo de Castro Eleições 2012.
GERENCIANDO PORTAIS COM O CMS Prof. Bruno Catiari - Faculdade São Mateus.
Windows 7 Palestra sobre as novas funcionalidades Palestra Windows 7 e MS Office 2010 Diretoria de Informática Instrutores: Neusa e Charles.
Tribunal de Justiça de Pernambuco
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
SIGEC – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE EVENTOS E CURSO
De que lado você pretende estar?? 1 PRIMEIRO VÍDEO: “Mãe Gentil” Alguma dúvida?? Pergunte!!
Microsoft Azure Apresentação de visão geral para parceiros
Título de Eleitor.
Mais uma vez, o mundo se curva e o Brasil toma a dianteira na
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
Sistema de Avaliação de Desempenho Docente
Aguilar Figueira Dias Orientador Prof. Dr. João Bosco da Mota Alves
1 Clovis Torres Fernandes Análise da Segurança e Integridade da Urna Eletrônica Brasileira O Caso de Alagoas-2006 Clovis Torres Fernandes Marcos Carvalho.
Conceitos de Monitoramento
O Moodle na UFBA: O projeto EAD / CPD
Prof. Ricardo Justo.
Estatuinte. O que é?  A Estatuinte é um processo no qual participam membros dos mais diferentes segmentos da comunidade. Tem como objetivo geral elaborar.
Projeto Avançado I 1 – Apresentação da Disciplina Eduardo de Lucena Falcão.
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
Acesso ao Conteúdo Webcasting
Módulo 3: Administração do Leo Clube
Projeto UCA EMEF José Benigo Gomes.
Iniciar o sistema de votação Mesário e Urna
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
INOVAÇÃO DATASUL, FEVEREIRO 2016
Módulo de Gerenciamento de Chamados Tecnologia da Informação SERVICE DESK.
Programa Eleições Informatizadas 2010 Giuseppe Dutra Janino Secretário de Tecnologia da Informação Agosto/2010.
TRATAMENTO DAS RECLAMAÇÕES NO ÂMBITO DA GOVERNANÇA DA CAIXA PAINEL OUVIDORIA OUVIR. RESOLVER. MUDAR. TRATAMENTO DAS RECLAMAÇÕES NO ÂMBITO DA GOVERNANÇA.
DEMANDAS SIGRH Julho/2013. PONTO ELETRÔNICO Localizar e Reparar o problema do Ponto nos Hospitais Faremos um teste no modelo do ponto DO HUOL no DAP e.
Divulgação das Eleições 2010 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
II Congresso JPT IV CONGRESSO JPT-SC. PAUTA Organização interna: “O novo patamar da Juventude do PT”; Conjuntura: “O desenvolvimento que a juventude quer.
1 APROVAÇÃO DA URNA ELETRÔNICA VALORES EXPRESSOS EM % BASE AMOSTRA: – Aprova – 97% Desaprova – 3%
Arena Científica: relato da implementação utilizando o DICI Simone R. Weitzel Professora do DEPB/CCH/UNIRIO Doutoranda da ECA/USP.
Aulão Pré-UPE Prof: Rodrigo Antônio.
Transcrição da apresentação:

SAELE – Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas – CPD / UFRGS OUTUBRO/2011 José Luis Machado - zeluis@cpd.ufrgs.br Fernando Henrique Canto - fernando@cpd.ufrgs.br

HISTÓRICO O sistema de eleições iniciou seu desenvolvimento em 2004 e originalmente em linguagem PHP e banco SQLServer. Seu design foi inspirado na Urna Eletrônica/TSE usada desde 1996; Seu primeiro concurso foi em 2004 para uma eleição para Conselho Diretor do Centro de Processamento de Dados. Até a presente data já realizou cerca de 212 concursos, nas quais tiveram cerca de 614 eleições envolvendo cerca de 600.000 eleitores, 100.000 votantes e 210.000 votos; Destes 250 concursos estão a última eleição para reitor da Ufrgs; para a presidencia do HCPA; para a direção do DCE/UFRGS, Adufrgs, Assufrgs; Em 2007 foi apresentado no I WorkShop das IFES, realizado na Bahia; Em 2009 começou o processo de empacotamento do Sistema de Eleições da UFRGS. Foi isolado do banco corporativo da Ufrgs e migrado para um banco PostGres; Em 2011 teve seu registro no INPI bem como sua inserção no Portal do Software Público

OBJETIVOS Eleições são atividades rotineiras em qualquer IFES. Além da eleição/consulta para o(a) reitor(a), existem eleições para representantes nos conselhos superiores, diretores de unidades, chefes de departamentos, comissões permanentes, associações sindicais, diretórios e centros acadêmicos, entre outras representações; O Sistema de Eleições Eletrônicas da UFRGS foi desenvolvido com o objetivo de disponibilizar esse importante serviço a comunidade universitária.

CARACTERISTICAS IMPARCIALIDADE: DESIGN DE TELA SEMELHANTE AO TRE AGREGANDO A FUNCIONALIDADE DO MOUSE; DE MÁQUINA (DIFERENTES SOs E VERSÕES DE NAVEGADORES ); VERSATILITIDADE NA CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA (DIFERENTES FORMATOS DE CONCURSOS – UM VOTO, ‘N’ VOTOS, UMA ELEIÇÃO, ‘N’ ELEIÇOES, POR URNA, POR ESCOPO, LIVRE...); SEGURANÇA (LOGs DE AUDITORIA E CRIPTOGRAFIA); INFALIBILIDADE (CONCURSOS NÃO PODEM FALHAR NO PROCESSO DE VOTAÇÃO POIS PODEM SER ANULADOS)

TELA DE GERENCIAMENTO

INCLUSÃO DE CONCURSO

TELA DE EDIÇÃO DE ELEIÇÃO

AUDITORIA

CHECKLIST

EMAILS

LOGIN PARA A URNA DE VOTAÇÃO

Urna de Votação

APURAÇÃO

CONTATOS José Luis Machado - Analista de Sistemas – CPD/UFRGS – zeluis@cpd.ufrgs.br Fernando Henrique Canto – Desenvolvedor de Sistemas – CPD/UFRGS – fernando@cpd.ufrgs.br

MUITO OBRIGADO !!!