II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, 21-22 de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
COPROFAM EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR, CAMPESINA E INDÍGENA www
Sobre o IICA O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA, é o organismo especializado em agricultura do Sistema Interamericano.
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Gestão Estratégica FINEP
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
DELTAMERICA Desenvolvimento e Implementação de Mecanismos para D isseminar E xperiências e L ições Aprendidas em Gestão Integrada de Recursos Hídricos.
Um Banco da Amazônia.
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
Formação em Gestão Social: Trajetórias e Cenários Tânia Fischer CIAGS Universidade Federal da Bahia 3 de abril de 2008.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Segurança alimentar e mercados institucionais
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Agroecologia.
Fundamentos de Extensão Rural
EDUCADORES AMBIENTAIS
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
ABRIL 2010.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Objetivos Específicos:
III Workshop Regional:
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
MAIO 2010.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
REUNIÕES REGIONAIS.
Eixos EIXO 1 – CONSERVAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS E SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS 1.1 IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO.
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
PESQUISA AGROPECUÁRIA Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas.
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Estruturando a Governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo para a Macrometrópole OUTUBRO 2014 Rayne Ferretti Moraes Oficial Nacional para.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Transcrição da apresentação:

II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura - LANIIT

A FAO conta com 194 países membros y tem três objetivos principais:  A erradicação da fome, inseguridade alimentaria e da mal nutrição;  A eliminação da pobreza e o impulso del progresso económico e social para todos; e  A ordenação e utilização sustentável dos recursos naturais, incluída a terra, agua, ar, clima e os recursos genéticos.

Tratado Internacional de Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura Criado em 2004, conta com 134 países membros Assinado e ratificado Apenas assinado Não assinado

Objetivos: Reconhecer os direitos dos agricultores Estabelecer o Sistema Global Multilateral:  facilitar aceso aos 64 produtos (Anexo 1)  Promover a repartição de benefícios entre as partes (países) Criar o Fundo de Repartição de Benefícios  Financia projetos de alto impacto para apoiar agricultores na conservação da agrobiodiversidade Tratado Internacional de Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura

Fundo de Repartição de Benefícios (2010 – 2011)  Janela 1: Construção de Planos de Ação Estratégica Projeto para apoiar o desenvolvimento de planos de ação estratégica para adaptação das culturas alimentares às mudanças climáticas. Duração de 1 ano.  Janela 2: Projetos de Ação Imediata Projeto deverá ter impactos positivos imediatos nas comunidades rurais para garantir a segurança alimentar em um cenário de mudança climática. Duração de 2 anos. O Projeto LANIIT se enquadra na Janela 1 Tratado Internacional de Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura

O IICA é um organismo internacional, especializado em agricultura e bem estar rural, vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA). O principal objetivo do IICA é a realização de uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva para as Américas e o Caribe. A atuação do instituto segue uma visão moderna sobre os desafios da agricultura, que vão desde os efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola até a urgência em alimentar a crescente população mundial e criar oportunidades e empregos para os homens e as mulheres do campo.

PROCITROPICOS RED TROPIGEN Sistema Regional de P+D+i nos Trópicos PROCISUR RED REGENSUR

Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura – Projeto LANIIT

Embrapa MAPA, SBRG CONSEPA, CONTAG agricultores IPTA agricultores INIA U de la Republica agricultores Objetivo do Projeto: Contribuir para fomentar a segurança alimentar por meio da identificação de acessos estratégicos de germoplasma visando a conservação e uso sustentável de recursos genéticos em um cenário de mudança climático BrasilParaguai Uruguai Otros países de LAC podrán ser invitados a participar con observadores

Resultados / Actividades R1. Identificação e formação de técnicos e agricultores em pesquisas sobre mudança climáticas e suas relações com segurança alimentar e conservação de recursos genéticos R2. Identificação de acesos estratégicos de germoplasma conservados no BR, PA y UR R3. Promoção de colaboração e complementaridade entre pesquisadores, curadores de germoplasma y agricultores R.4 Situação e analise do Marco Legal dos países participantes com vista à implementação do TIRFA R.5 Construção do Plano Estratégico de Ação para Conservação de RG y Promoção da Segurança Alimentar em um cenário de Mudança Climática R1. A1. Reunião do Comitê de Gestão e Workshops regionais A2. Plano de comunicação e capacitação R2. A1. Diagnóstico do estado de conservação dos acesos de germoplasma no BR, PA e UR R3. A1. Reuniões regionais Sul do Brasil +Paraguai + Uruguai, Norte, Sul, Nordeste, Leste e Centro-Oeste do Brasil R4. A1. Estudo sobre a situação dos marcos legais no BR, PA e UR A2. Colaboração com a REAF R5. A1. Elaboração do Plano Estratégico de Ação A2. Apresentação do Informe Final para o TIRFA

Plano Estratégico de Ação

Eixo 1. Conservação dos recursos genéticos para a segurança alimentar em um cenário de mudanças climáticas Eixo 2. Políticas públicas, marcos legais e direitos dos agricultores no BR, PA e UR Eixo 3. Identificação, caracterização e documentação de acessos estratégicos de recursos genéticos Eixo 4. Promoção de colaboração e troca de saberes entre agricultores, pesquisadores e curadores de bancos de germoplasma

Plano Estratégico de Ação Eixo 5. Fortalecimento das instituições para a conservação dos recursos genéticos Eixo 6. Comunicação, sensibilização e capacitação Eixo 7. Governança, monitoramento e avaliação do Plano Estratégico de Ação