SEMINÁRIO NACIONAL DE AUDITORIA INTERNA DAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Serviço Social da Indústria - SESI
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Avaliação da situação de saúde
Implementação de Sistemas
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Inventário de ciclo de vida do Diesel
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
INTEGRAÇÃO PLACE Alex.
Capítulo 4 Auditoria de Sistemas
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
QUEM SOMOS Fundada em 1992, a van Rooy Comércio e Informática é uma empresa com grande experiência no desenvolvimento de software para telemarketing ativo,
AUDITORIA CONTÍNUA Débora Lage
ERP - Enterprise Resource Planning
SEPLAG Projeto Gestão de Viagens
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
Projeto: Capacitação em GP
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Auditoria e Segurança da Informação
Nova solução CRM da Riosoft
Marketing de Relacionamento
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
Ministério da Educação
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
PASSIVOS E ATIVOS FINANCEIROS
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Formação Profissional IV
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Gestão Completa da Cadeia de Suprimentos
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Qualitor SAC Gestão de Atendimento a Clientes. Qualitor SAC Gestão de Atendimento a Clientes.
Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início.
Planejamento Estratégico
Tema 1: Sistema de monitoramento dos projetos: Visitas técnicas aos Estados que possuem sistemas de gestão de projetos; Elaboração de diagnóstico geral.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Sistema para Planejamento e Controle de Tráfego de Viação Rodoviária
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 3ª aula 22/04/15.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
Gerenciamento das Informações
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial. P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial Missão Prover soluções para maximizar a excelência operacional,
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Implantação de Sistema Integrado de Macromedição e Pitometria (SIMP)
Controle Interno Preventivo CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
Mudança na Direção Superior Direcionamento Estratégico Agenda.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO NACIONAL DE AUDITORIA INTERNA DAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO 5º AUDITE SEMINÁRIO NACIONAL DE AUDITORIA INTERNA DAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO Painel 6 – Auditoria Contínua na Petrobras

Agenda 1) Organograma da Auditoria Interna; 2) Conceito de Auditoria Contínua; 3) Expectativas de resultados para o processo; 4) Comparativo (Tradicional X Auditoria Contínua); 5) Demonstração do processo (Apurar e divulgar resultados); 6) Escopo atual; 7) Atividades em andamento; 8) Desafios para 2013; e 9) Benefícios alcançados.

1 - Organograma da Auditoria Interna

2 - Conceito de Auditoria Contínua Auditoria baseada na avaliação, frequente e tempestiva, de riscos e controles internos, realizada por meio da análise de dados armazenados em bases informatizadas. Possibilita a identificação de tendências, oportunidades e deficiências de controles, podendo ser utilizada como ferramenta de gestão. A Auditoria Contínua complementa as auditorias operacionais, promovendo agilidade na obtenção de resultados pela execução de testes automatizados, agregando valor para a organização.

3 – Expectativas de resultados para o processo Criação de uma cultura de controle, com efeito inibidor ao descumprimento de normas, políticas e dispositivos legais; Menor custo na execução de auditorias; Aumento na abrangência dos testes (100% da população); Formação de bases estatísticas para análise e geração de relatórios gerenciais/diagnósticos consolidados por processo e/ou área de negócio, por regionalidade na visão da concentração de riscos; Intensificação dos exames com foco pró-ativo/preventivo contribuindo no suporte à gestão dos processos e, conseqüentemente, na mitigação de seus riscos; e Aprimoramento da execução de “follow-up”.

X Auditoria tradicional Auditoria contínua 4 - Comparativo entre as metodologias Auditoria tradicional Audita o passado Audita parte dos registros (amostra) Audita períodos previamente selecionados “Follow Up” realizado manualmente Suporte pontual à gestão Maior ocorrência de reincidências Processo que demanda maior tempo e custo na realização Não depende de regras implantadas nos sistemas Auditoria contínua Audita o presente Audita todos os registros (100%) Audita permanentemente “Follow Up” automático Suporte constante à gestão Menor possibilidade de reincidências pelo efeito psicológico Processo rápido e de menor custo Depende, necessariamente, de regras em sistemas X

Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 5 - Demonstração do processo - Apurar e divulgar resultados Dia 1 Dia 2 Considera 14 controles. Dia 3 Dia 4 Dia 5 Resumo Semana 1 Resumo Semana 2 Resumo Semana 3 Resumo Semana 4 Divulgação no site Boletim Gerencial Auditoria Contínua Processamento do resumo mensal, para diagnóstico de tendência. Armazenar diagnóstico de tendência (série histórica) Resumo mensal.

Exemplo de Boletim Gerencial

Exemplo de Boletim Gerencial

Exemplo de Boletim Gerencial

Exemplo de Boletim Gerencial

6 - Escopo Atual Processos prioritários, segundo avaliação de risco/relevância e aspectos operacionais: Contratação de Bens (Implantado) Contratação de Serviços (Em desenvolvimento) Vendas - País (Em desenvolvimento) Estoque de Produtos/Materiais/Equipamentos (Iniciado em 2013) Tributos / Contas a Pagar e Contas a Receber (Considerado nos processos)

6 - Escopo Atual (continuação) Processo Contratação de Bens: 14 controles sendo monitorados diariamente; Boletins Gerenciais sendo gerados desde abril/2011 e divulgados no site da Auditoria mensalmente; e Auditorias sendo realizadas considerando os resultados dos Boletins Gerenciais e recursos disponíveis. Obs.: Os resultados são utilizados, desde 2011, como subsídio na matriz de riscos dos Planos anuais e, sempre que solicitado pelas equipes operacionais, disponibilizamos o detalhamento necessário ao suporte do planejamento dos trabalhos no campo.

6 - Escopo Atual (continuação) Processo Contratação de Serviços: 22 controles em processo de mineração de dados pela gerência de Auditoria de Sistemas - ASI, sendo sete prontos para Boletim Gerencial. Obs.: Com o apoio do sistema em desenvolvimento pela ASI estamos prevendo iniciar a geração de Boletins Gerenciais para suporte ao direcionamento dos testes piloto e divulgação no site, a partir do primeiro semestre de 2013.

6 - Escopo Atual (continuação) Processo Comercialização – Vendas País: 16 controles em processo de mineração de dados pela gerência de Auditoria de Sistemas - ASI, sendo 9 prontos para Boletim Gerencial. Obs.: Previsão de geração de Boletins Gerenciais para suporte ao direcionamento dos testes piloto e divulgação no site, a partir do primeiro semestre de 2013.

7 - Atividades em andamento Está sendo avaliada solução de automatização dos processos de Contratação de Serviços e Vendas – País, para geração, armazenamento dos desvios e suporte de análises de tendências via Busines Inteligence (BI); e Aperfeiçoamento da solução sistêmica desenvolvida pela gerência de Auditoria de Sistemas - ASI, para o processo Contratação de Bens, até a definição da solução do item acima.

8 - Desafios para 2013 Ampliar a aplicabilidade da Auditoria Contínua para outros processos considerados importantes, a partir do uso de recursos sistêmicos que forem disponibilizados; Amplificar a capacidade de visualização de cenários a partir do recurso sistêmico que for disponibilizado, suportando a tomada de decisão, na otimização dos recursos disponíveis; Atuar junto às áreas de negócio da Companhia, para aprimoramento das funcionalidades dos módulos MM e SD do SAP, a fim de possibilitar a ampliação da base de testes dos processos prioritários;

8 - Desafios para 2013 (continuação) Reforçar as parcerias com as unidades corporativas, visando a obtenção de apoio necessário à implementação da metodologia; Manter os gestores confiantes nos resultados do processo, contribuindo para o comprometimento da organização na implementação de medidas corretivas alinhadas às nossas recomendações; Disponibilizar Boletins Gerenciais dos processos Contratação de Serviços e Vendas - País no primeiro semestre/2013; Iniciar a matriz de risco do processo Estoques, para posterior mineração de dados e geração de Boletins Gerenciais.

9 - Benefícios alcançados Boletins Gerenciais divulgados mensalmente no site da Auditoria - processo Contratação de Bens; Participação dos profissionais da Auditoria Contínua - AC em trabalhos operacionais, seja no suporte ao planejamento ou na atuação no campo, para amplificação do conhecimento e disseminação da prática da metodologia Auditoria Contínua; Atendimento a solicitação de informações pelas gerências, com envio dos resultados dos testes obtidos em Unidades abaixo da linha de corte (TOP TEN); Consideração dos resultados obtidos na elaboração dos PLANOS anuais; e Otimização do tempo no campo a partir da identificação dos passos cobertos pela Auditoria Contínua nos programas de trabalho.

Evandro Castilho Martins Contatos: (21) 3224-3585 - Celular: 81690518 e-mail: evandroc@petrobras.com.br