PORQUE QUERO SER REPRESENTANTE –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

Plano Nacional de Formação
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Pedagogia da pesquisa-ação
O Professor de Educação Física e os
A gestão escolar e o serviço pedagógico e administrativo -burocrático
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Responsabilidade Profissional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
LÍDER DE TURMA – ª SÉRIE -
Liderança e Comportamento Empreendedor
Avaliação Institucional
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Construindo uma identidade profissional
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Formação Profissional na Construção Civil
Gestão Competente da Escola Pública
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Funções e Atribuições do Diretor
O sucesso do trabalho pedagógico
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Preciso De Ajuda. Conselho de Gestão Participativa.
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O Papel do Monitor.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
PESQUISA COM ASSOCIADOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Relato de Experiência em Contextos não Escolares
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Organização Empresarial
ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR REGIONAL
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Encontro Estadual de Formação
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Plano de Gestão da Escola
Ética e Contabilidade.
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Revisita ao PPP.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Transcrição da apresentação:

PORQUE QUERO SER REPRESENTANTE – 2014.1

Objetivo: Refletir o papel de liderança do Estudante Representante de Turma e sua influência positiva junto à Equipe Gestora da Etec Antonio Devisate.

Introdução: A participação é uma necessidade fundamental e universal do Ser Humano, uma característica própria de sua natureza social, processo de ultrapassagem da consciência individual para a consciência coletiva.

Qual é o papel do Estudante Representante de Turma? Conhecer, fazer conhecer, cumprir e fazer cumprir o Regimento Comum das Etecs; Alinhar-se com a Missão, Visão, Valores e Objetivos da Unidade; Mediar conflitos; Promover a integração; Multiplicar as informações; Mobilizar e liderar seus representados.

Qual é o perfil do Estudante Representante de Turma? É o Estudante que: Conhece e divulga as normas de convivência; Tem conduta adequada aos princípios da instituição; Tem presença mínima de 75%; Tem espírito de liderança, responsabilidade, comprometimento, ética, solidariedade, entusiasmo, imparcialidade e proatividade; Tem respeito pela opinião do outro, ainda que não concorde.

Quais são as principais funções do Estudante Representante de Turma? Estar presente às reuniões específicas; Socializar as informações recebidas; Praticar e fazer praticar a limpeza e conservação do patrimônio escolar; Contribuir e motivar as contribuições à Associação de Pais e Mestres - APM; Gerir o Grêmio Estudantil; Liderar pesquisas diversas; Ouvir os colegas, inclusive os eventuais faltosos, evitando evasões; Dar e receber feedbacks;

Estimular o bom relacionamento entre os integrantes de sua turma e entre estes e os demais Estudantes, Professores, Coordenadores, Diretores, Colaboradores e Comunidade Escolar; Apoiar os Professores Mentores, Orientadores de Estágios, líderes de projetos e demais professores, inclusive quando ausentes (aplicação e acompanhamento dos Planos de Aulas); Liderar seus pares à participação em feiras e exposições, monitorias, voluntariado, ações sociais, atividades e eventos institucionais internos e externos, inclusive quando da divulgação do Vestibulinho.

Quais são as vantagens de ser Representante de Turma? O exercício objeto da habilidade de liderança; A oportunidade de participar das discussões pedagógicas interagindo com Docentes e Diretores e influenciando decisões; Certificado de Representante de Turma (para fazer constar como um diferencial em seu currículo profissional).

A quem o Estudante Representante de Turma deve recorrer? Primeiramente aos próprios professores para negociar aspectos relevantes do dia a dia das aulas; Depois, se necessário, nessa ordem: Ao (à) Professor (a) Mentor (a) da Sala; Ao (à) Coordenador (a) do Curso; Ao (à) Coordenador (a) da Classe Descentralizada; Ao (à) Orientador (a) Educacional; Ao (à) Coordenador (a) Pedagógico (a); Ao (à) Gestor (a) de Relações Institucionais (Assistente Técnico Administrativo); Ao (à) Diretor (a).

Reflexão... “Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos. É justamente porque não ousamos que tais coisas se tornam difíceis!” (Sêneca)

Sucesso!!! Muito obrigado!!!

Cláudia Mara Piloto da Silva Parolisi Certificado Certificamos que Rosimeire Ferreira, RM 12531, foi Representante de Turma no Curso Técnico em Serviços Jurídicos desta Etec, no período de janeiro de 2013 a julho de 2014. Marília, 15 de julho de 2014. _______________________________ Cláudia Mara Piloto da Silva Parolisi Diretora da Etec www.devisate.com.br