Determinantes das estruturas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS PRELIMINARES
Advertisements

- Estruturas de Mercado
Análise das cinco forças de Porter
Análise Microeconômica FACCAT
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
(3) O funcionamento do sistema econômico.
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
ELASTICIDADES (CONTINUAÇÃO) E ESTRUTURAS DE MERCADO. AULA 6
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Fundamentos de Economia
Oligopólio.
Concorrência Monopolística
ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e.
Teoria da Produção 1.
Capitulo 7 As falhas do mercado
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Especialização em Produção Animal COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL Prof. Dra. Jaqueline Mallmann Haas Prof.
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Microeconomia Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
Universidade Paulista - UNIP O Equilíbrio de Mercado.
Universidade Federal Fluminense MBA Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão Econômica e Financeira Professor: João Evangelista.
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Diferenciação de Produtos
Teoria Neoclássica Duas Estruturas de Mercado Extremas
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Concorrência Imperfeita Prof. Jorge Mendes de Sousa
Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Universidade Paulista - UNIP As estruturas do mercado.
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Monopólio.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
MICROECONOMIA Aula 9 – Monopólio: hipóteses e funcionamento de mercado e os resultados da firma monopolista.
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
Economia Prof. Custódio 13/04/2017 Economia.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística
Prof. João Carlos Bragança
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
MERCADO Rossetti (2003,p.395)”dizia respeito a um lugar determinado onde os agentes econômicos realizavam suas transações.
UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia DCSA – Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Curso:Ciências Econômicas Matéria: Teoria Microeconômica.
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios.
Economia – Profª Cíntia Rubim de Souza Netto – 2008/1
- Número de empresas que compõem o mercado;
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Análise do Ambiente Competitivo
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
11/12/ MICROECONOMIA II P ROFESSORA S ILVINHA V ASCONCELOS 1.
Cézar Augusto Lins de Andrade
A empresa, a organização do mercado e o desempenho Aulas 1 e 2 Márcia A.F. Dias de Moraes 16 e 17/02/2016 Les 590 Organização Industrial.
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Determinação de Preços
Fundamentos de Economia e Mercado
Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/22 SÍNTESE DO CAPÍTULO 3 – A ESTRUTURA DO MERCADO Este capítulo possibilita a compreensão das diversas.
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS 2º SEMESTRE DE AULA 04: II. DEMANDA  II.2) ESTRUTURA DE MERCADO  influencia formação de preço e demanda  Monopólio (1.
Transcrição da apresentação:

Determinantes das estruturas Estruturas de mercado Capa da Obra Determinantes das estruturas Três elementos são fundamentais para determinar as estruturas mercadológicas: a) número de empresas que compõem esse mercado; b) tipo do produto: idênticos ou diferenciados; c) se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

Determinantes das estruturas Capa da Obra Determinantes das estruturas a.1) Quanto ao número de empresas, podemos ter:  mercados atomizados: representam situações despersonalizadas em que grande quantidade de agentes está presente, ou seja, as decisões de cada um não são captadas pelos outros. Isso acontece em mercados concorrenciais.  mercados não atomizados: constituem cenários em que poucos agentes estão presentes, e neste caso alterações comportamentais de qualquer um dos agentes são captadas pelos demais, que procurarão reagir apropriadamente.

Determinantes das estruturas Capa da Obra Determinantes das estruturas b.1) Quanto ao tipo de produto ou serviço, podemos ter:  mercados puros: quando há homogeneidade entre os bens objeto das negociações. Dessa forma, os produtos finais/serviços ou fatores de produção presentes nas transações são idênticos ou padronizados (ou seja, são substitutos perfeitos).  mercados imperfeitos: ocorrem sempre que as negociações dos produtos finais/serviços ou dos insumos pressuporem estes como diferenciados (ou não homogêneos) quanto à origem, condições de comercialização, qualidade e/ou outros atributos.

Determinantes das estruturas Capa da Obra

1. Concorrência pura e perfeita Capa da Obra 1. Concorrência pura e perfeita Características do caso de concorrência perfeita  livre mobilidade dos agentes;  os produtos são homogêneos;  transparências de informação (ou informação perfeita e completa);  preços determinados pelo mercado.

1.1 Concorrência pura e perfeita Capa da Obra 1.1 Concorrência pura e perfeita A rigor, a concorrência pura e perfeita é uma estrutura de mercado utópica, retratando uma hipótese de trabalho. Os mercados reais sempre estarão sujeitos a algum tipo de imperfeição (mercados imperfeitos). Por essa razão, é mais comum tratarmos de maior ou menor concorrência. Exemplos mais próximos da concorrência: contexto de produtos agrícolas; bolsas de valores;  mercado de trabalho de mão-de-obra não especializada.

Conceito e desdobramentos Capa da Obra 2. Monopólio Conceito e desdobramentos O monopólio é o extremo oposto da concorrência. É também um mercado bem difícil de se encontrar, já que é complexo conceber um produto final/serviço para o qual não existam substitutos. Logo, coloca-se o monopólio como a estrutura mercadológica em que um único vendedor é o responsável pela transação de um produto final ou pela prestação de um serviço para o qual não exista um bom substituto.

Observações: 2.1 Monopólio Conceito e desdobramentos Capa da Obra 2.1 Monopólio Conceito e desdobramentos Observações:  governos repudiam o aparecimento ou a existência de monopólios (defesa da concorrência);  o monopolista fixa o preço do bem a ser transacionado, ou a quantidade destinada à comercialização (maior poder econômico);  o monopolista, contrariamente à concorrência, pode auferir lucros mesmo em longo prazo, já que há condições de evitar a entrada de concorrentes potenciais (maiores lucros).

Condições de existência do monopólio Capa da Obra 2.2 Monopólio Condições de existência do monopólio A viabilização de uma estrutura monopolista pressupõe que existam barreiras ou obstáculos que impeçam a entrada de concorrentes potenciais. As bases para estabelecimento dessas barreiras são de várias ordens:  tecnológicas;  legais e institucionais (domínio ou controle da fonte supridora de matéria-prima, direitos autorais, marcas registradas, patentes, concessões);  outras (dimensão do mercado, domínio global dos canais de distribuição de um produto tanto pelos atacadistas como pelos varejistas).

Vantagens e desvantagens do monopólio Capa da Obra 2.3 Monopólio Vantagens e desvantagens do monopólio Vantagens  Produção em larga escala – redução de custos. Desvantagens  Possibilidade de ineficiência da firma monopolista e falta de estímulo para melhoria de métodos produtivos;  Limitação imposta aos consumidores quanto à oportunidade de compra e escolha;  preços abusivos levam a lucros elevados.

3. Oligopólio Conceitos e categorias Capa da Obra 3. Oligopólio Conceitos e categorias O oligopólio, uma extensão do monopólio, representa uma estrutura mercadológica não atomizada, ou seja, incorpora reduzido número de agentes vendedores, concorrentes rivais entre si. Ou seja, existe interdependência mútua e incerteza quanto aos eventuais procedimentos desses agentes, que são responsáveis ao menos pela maior parte da produção comercializada.

Vantagens e desvantagens dos oligopólios Capa da Obra 3.1 Oligopólio Vantagens e desvantagens dos oligopólios Vantagens  Os patamares de preços podem permanecer estáveis;  empresas tecnologicamente progressistas, que ofertam melhores produtos aos consumidores. Desvantagem  certo grau de controle dos preços (formação de cartéis – conluios).

4. Monopsônio 5. Oligopsônio Capa da Obra 4. Monopsônio A estrutura mercadológica do monopsônio diz respeito ao caso em que existe um único agente comprador de um recurso produtivo/insumo/fator de produção homogêneo (padronizado, sem substitutos). Neste caso, o agente concentrará em si a totalidade da aquisição do insumo e, geralmente, se defrontará com um grande número de ofertantes. 5. Oligopsônio Extensão do monopsônio, a estrutura mercadológica do oligopsônio corresponde ao caso em que dois ou pouco mais de compradores, concorrentes rivais entre si, concentram a aquisição do bem.

6. Concorrência monopolística Aspectos relevantes Capa da Obra 6. Concorrência monopolística Aspectos relevantes Situada entre a concorrência e o monopólio, é uma estrutura de mercado atomizada com produtos finais/serviços não homogêneos, porém substitutos próximos ainda que não perfeitos. Prevalece nessa estrutura a livre mobilidade dos agentes. A competição entre os vendedores pode ser feita através da promoção de vendas, ou ainda da variação da qualidade do produto.

Concentração e desconcentração Capa da Obra Concentração e desconcentração Existem ao menos dois mecanismos para avaliar se um mercado é concentrado ou não. Regra prática baseada em dados de faturamento ou receitas: Neste caso, podemos calcular o grau de concentração da seguinte forma: Faturamento das Grau de Concentração = 04 maiores empresas do setor Faturamento total do setor

Concentração e desconcentração Capa da Obra Concentração e desconcentração As possibilidades seriam: - próximo de 100%  segmento concentrado (monopólio) - próximo de 0%  segmento de baixa concentração (maior grau de concorrência) Ou ainda: - abaixo de 40%  mercado concorrencial (competitivo) - acima de 60%  setor mais concentrado

IHH = (p1)² + (p2)² + ... + (pn)² Capa da Obra 7.13 Concentração e desconcentração Outra alternativa consiste na construção do Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH), na qual se ordenam as firmas de acordo com sua participação no setor (pi), e calcula-se o índice da seguinte forma: IHH = (p1)² + (p2)² + ... + (pn)² Possibilidades: - IHH > 1.800, o mercado é concentrado - IHH < 1.000, o mercado é altamente competitivo.