6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
Curso de novas tecnologias na escola
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
Avaliação Institucional
Formas de Planejamento
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Planejamento - Professor
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Organização do Planejamento com os professores
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Portfólio de Estágio Supervisionado
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
A Função do Professor Articulador
Política de Formação Continuada com Foco na Qualidade Social da Educação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Cristina Silva Rodrigues Projeto Político Pedagógico:uma perspectiva de mudança nas Unidades Integradas de Raposa São Luis 2006.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL : 2º ciclo avaliativo 2007/2008
Contexto de atuação do CME
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Encontro Estadual de Formação
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Lilian Carina Shirley Rangel Orientadora Marta
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Revisita ao PPP.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Transcrição da apresentação:

6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação Caderno V 6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação

Democracia escolar A democracia escolar deve estar presente em todos os momentos da vida escolar, não se trata apenas de uma prática de eleição. Na construção do PPP e no exercício do ensino e da aprendizagem em sala de aula a democracia deve se fazer presente. Junto à democracia escolar também devem ser exercitadas a participação, a gestão colegiada e a autonomia. ----- Meeting Notes (14/08/14 10:55) ----- Corrigir: desde 2004

Projeto Político-Pedagógico “O PPP, mais do que uma exigência legal, é a definição das regras do jogo no âmbito da escola” (Caderno V, p. 40). Deve ser construído tendo garantido a participação, a decisão do colegiado e a autonomia. Etapas de construção: diagnóstico da realidade, perspectiva da formação integrada, expectativas dos alunos e das famílias, desenvolvimento e avaliação. O PPP precisa ser flexível.

A democracia também deve prevalecer dentro de sala de aula. É preciso assegurar o diálogo, o respeito às diferenças, a promoção da autonomia de pensamento e de ação, o estímulo ao trabalho solidário e às decisões negociadas (tendo em vista a formação humana integral). “cabe aos profissionais da educação e às escolas tomarem a sala de aula como espaço de ações pedagógicas que valorizem a auto-organização, o trabalho cooperativo e que tenham a problematização como estratégias de aprendizagem” (Caderno V, p. 46). O planejamento do professor deve levar em conta também o espaço físico necessário para a realização das atividades que se deseja propor.