O DESEMPREGO ESTRUTURAL COM BASE NO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
A Pós-Modernidade é um movimento de ruptura que surgiu nos fins do século XX, onde o conceito de progresso (da Era Industrial) vai sendo substituído pelo.
IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Fundamentos de Economia
Capitalismo e globalização
Fundamentos de Economia
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS PARADIGMAS Toyotismo
A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
NEOLIBERALISMO E SUAS FACES
Ana Oliveira, Carina Pinho, Luciana Lopes, Sandra Almeida 11ºH
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
SEMINÁRIO DO CONE SUL “ ECONOMIA INFORMAL, SINDICALISMO E TRABALHO DECENTE” Montevideo, Uruguay de junho e 01 de julho de 2004 CLAUDIO OLIVEIRA.
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
MURO DE BERLIM – 1961 a 1989 Em 1961, a URSS autoriza a construção do muro, isolando a parte ocidental da cidade do resto da Alemanha Oriental.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
A globalização econômica nos anos 1990
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Instituto de Economia – UFRJ
ENCARGOS TRABALHISTAS E PRODUTIVIDADE: IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Divonzir Arthur Gusso Ipea.
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
Globalização O processo de Globalização pode ser entendido como o conjunto de transformações no planeta que levaram a uma maior interdependência política,
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Noções gerais de Economia
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SÉCULO XVIII NA INGLATERRA
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Desemprego.
Descontinuidades demográficas, onda jovem e mercado de trabalho no Brasil Alicia Bercovich.
Profº. José Pires.  Risco Brasil Cai 5,7%  O Risco Brasil indica o nível de risco visto pelos estrangeiros, e por isso ele é negativamente correlacionado.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Produto agregado 2.1 Contas de renda e produto nacional são um sistema de contabilidade utilizado para medir a atividade econômica agregada. A medida do.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Mercado Financeiro Pág 377
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Repensando a Logística
Detidos e Reclusos Técnico Mesa/Bar Tânia Martins
1-Relacionando o grau de impacto e o grau de certeza em relação aos direcionadores (empresa presente na sala) Aumento da concorrência X China Aumento.
Professor Ulisses Mauro Lima
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
Introdução à Macroeconomia
Origens e bases do mundo global.
Desconcentração industrial
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
Estrutura Populacional

Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
DIT.
ESQUENTA ENEM – GEOGRAFIA – 2015 Professores: Célia Campos e Ricardo Augusto.
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 21 de Outubro de 2015 Alunas: Joiceane e Lauriane 3° Ano do Ensino Médio Diretor: Marcos Disciplina:
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Globalização e Gestão com Pessoas
PUCC 1 Agenda TECNOLOGIA. PUCC 2 Tecnologia Tecnologia: conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado.
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
Geografia Rede SESI de Educação.
Industrialização Brasileira
Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

O DESEMPREGO ESTRUTURAL COM BASE NO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS

DESEMPREGO ESTRUTURAL A COM BASE NO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS O Fantasma da modernidade e a Globalização; Privatizações e o desemprego estrutural; Qualificação e flexibilização da mão de obra; Mercado de trabalho e as profissões.

PROBLEMATIZAÇÃO O DESEMPREGO ESTRUTURAL, DE QUEM É A RESPONSABILIDADE E O QUE FAZER? VOCÊ CONHECE AS CAUSAS DO FANTASMA DA MODERNIDADE? PERDI MEU EMPREGO. SERÁ QUE COM O DINHEIRO DO FUNDO DE GARANTIA VOU CONSEGUIR SUSTENTAR MINHA FAMÍLIA ATÉ CONSEGUIR OUTRO ?

Jovens protestam por emprego Imagem:Youth Fight For Jobs underway / Stlemur / Creative Commons Attribution 3.0 Unported.

O Desemprego no Brasil Diariamente, o brasileiro que trabalha em empresas ouve falar que algum colega foi demitido sem justa causa. Isso é mais frequente em regiões superpopulosas, como é o caso da Grande São Paulo. A razão é sempre a mesma: a queda do consumo e o custo de produção elevada.

O QUE É DESEMPREGO ESTRUTURAL O desemprego estrutural resulta das mudanças da estrutura da economia. Essas provocam desajustamentos no emprego da mão de obra, assim como alterações na composição da economia associada ao desenvolvimento. Existem duas causas para este tipo de desemprego: insuficiência da procura de bens e de serviços e insuficiência de investimento em torno da combinação de fatores produtivos desfavoráveis. Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho.

O Fantasma da Modernidade Os meios de comunicação noticiam-no diariamente como um dos fantasmas sociais do início do século XXI: o desemprego. Nenhum outro fenômeno foi mais responsabilizado pelo aumento do desemprego que a globalização da economia.

Gráfico do desemprego no Brasil Ano/Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Anual 2002 12.6 2003 11.2 11.6 12.1 12.4 12.8 13.0 12.9 12.2 10.9 12.3 2004 11.7 12.0 13.1 11.4 10.5 10.6 9.6 2005 10.2 10.8 9.4 8.3 9.8 2006 9.2 10.1 10.4 10.7 10.0 9.5 8.4 9.9 2007 9.3 9.7 9.0 8.7 8.2 7.4 2008 8.0 8.6 8.5 7.9 7.8 8.1 7.6 7.5 6.8 2009 8.9 8.8 7.7 2010 7.2 7.3 7.0 6.9 6.7 6.2 6.1 5.7 5.3 2011 6.4 6.5 6.0 5.8 5.2 4.7 2012 5.5

Gráfico do desemprego por idade

Gráficos do desemprego no mundo

Nenhum outro fenômeno foi mais responsabilizado pelo o aumento do desemprego, nos últimos tempos, que a globalização da economia. Sem entrar no mérito da questão, dá para compreender como a globalização provoca desemprego. Ela altera, de modo contundente, as relações da sociedade com os meios de produção.

Robôs na indústria automobilística

Automação nas empresas

Privatizações e o Desemprego Estrutural . O início da abertura econômica no Brasil ocorreu na década de 1990, mais especificamente durante o governo de Fernando Collor. Nessa ocasião, o Estado passou a reduzir os impostos sobre as importações, propiciando a entrada maciça de produtos estrangeiros no mercado brasileiro. Como resultado, houve crescimento da oferta de produtos e estabilidade ou diminuição dos preços de algumas mercadorias. Isso indicava que a medida era adequada ao combate da inflação, que alcançava índices de cerca de 80% ao mês no fim da década de 1980.

Empresas privatizadas Veja no link: http://embratel.com.br/ Veja no link: http://www.vale.com/pt-br/Paginas/default.aspx

Dessa forma, à medida que se abriu o mercado, houve a dispensa de um contingente de trabalhadores, gerando o que os especialistas denominam de desemprego estrutural.

Movimentos de trabalhadores em busca de emprego

QUALIFICAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO DA MÃO DE OBRA Um aspecto relevante da questão do emprego no mundo é a exigência de mão de obra cada vez mais especializada, capaz de se adaptar às rápidas mudanças tecnológicas.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Elevada escolaridade; Cursos profissionalizantes; Proficiência em língua estrangeira; Domínio da informática.

Mercado de Trabalho e Profissões A dispensa de milhões de trabalhadores nos diversos setores de atividades econômicas é o sinal mais evidente da extinção de uma série de profissões; Esses profissionais são, muitas vezes, substituídos por máquinas, devido ao desenvolvimento de novos recursos tecnológicos para a realização de diversas atividades.

Profissões Extintas

Profissões Ameaçadas de Extinção com o Avanço da Tecnologia

Novas Profissões com o Avanço Tecnológico Engenheiro Mecatrônico Oceanógrafo

OS TECNOPROFISSIONAIS Outro aspecto marcante desse novo mercado de trabalho é a exigência, por parte das empresas, de que os profissionais não sejam mais especializados em uma única função ou área de conhecimento.

ALERTA Na realidade, a partir de agora, o mercado de trabalho deverá privilegiar os profissionais polivalentes, criativos e que saibam lidar com as tecnologias surgidas no século XXI.

Bibliografia RAMOS,M.N. A pedagogia das competêcias autonomia ou adaptação?2.ed.São Paulo:Cortez,2002 Sene ,Eustáquio de .Geografia para o ensino médio-São Paulo:Scipione,2007. Martin i, Alice de. Geografia: ensino médio/ Rogata Soares Del Gaudio. 2 ed. São Paulo:IBEP,2010 Sampaio , Fernando dos Santos ,Ivone Silveira Sucena – 1 ed. São Paulo : edições SM,2010-(Coleção ser protagonista) Boligian , Levon – Geografia – espaço e vivência, vol 3 / Levon Boligian /Andressa Turcatel Alves Boligian – 1 ed. – São Paulo:Saraiva,2010 maissuperior.com mundodastribos.com guiadoestudante.abril.com.br not1.xpg.com.br ogerente.com enquantoisso.com searadionaotoca.blogspot.com dicaseartigos.com zun.com.br o-que-e.com tramasocial.wordpress.com jornallivre.com.br ctc.paginas.ufsc.br sellerink.com.br sindvel.com.br acontinews.blogspot.com scielo.br lawrei.eu colunistas.ig.com.br