SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Advertisements

Modelo Assistencial Brasileiro
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
RELATORIO ANUAL DE GESTÃO (RAG)
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
I Encontro Estadual de Secretários de Assistência Social
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Conselho Estadual de Assistência Social
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Política nacional de planejamento regional urbano
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Instruções para preenchimento do Plano de Providência.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Juventude??! - Delimitação etária 15 – 29 anos (conceitos ainda em disputa); - Não existe apenas uma Juventude; mas inúmeras (heterogeneidade na.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
PROCESSO DE REVISÃO DA NOB SUAS 2005 NOB SUAS 2010
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Psicologia e Segurança Pública
(Artigo 17 da Instrução Normativa nº 36/ TCE) 2º BIMESTRE DE 2011 Elaborado por: Serviço Municipal de Planejamento Serviço Municipal de Planejamento.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
RESOLUÇÃO 0037/2011 Proposta de conversão das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança - USAIMC em Unidades de Atenção Primária Saúde da Família - UAPSF.
Sistema Único de Saúde - SUS
Apresentação Diagnóstico Social
Política de Assistência Social
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”
Governo do Estado de São Paulo Gestão de informação 1ª Oficina sobre Gestão da Informação em Assistência Social Brasília – DF Nov/2005 Edison Terra Tomazi.
TEMA: CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A
PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE FUNDO NACIONAL DE SAÚDE CONCEITOS, OBJETIVOS E FUNÇÕES Órgão responsável pela gerência dos recursos orçamentários e financeiros.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECIAS “Missão Institucional” “Garantir a promoção e defesa dos direitos e a assistência.
A. S. Taciana Afonso Silvestrini Arantes. SUAS: Marco Legal CF 1988 LOAS Lei 8.742/93 e Lei /2011 PNAS / 2004 NOB-RH/SUAS 2006 NOB SUAS 2012.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS 1º CONGRESSO REGIONAL DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE CENTRO-OESTE, SUDESTEE SUL LUCÉLIA.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
Compromisso de cada gestor com a saúde dos cidadãos Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS Núcleo de Gestão do Pacto.
FEVEREIRO/2012 ENCONTRO COM MOVIMENTOS SOCIAIS. HISTORICO O Fórum das Instituições de Acolhimento Institucional de Belo Horizonte (Fórum de Abrigos) tem.
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES

Assessoria técnica para elaboração dos PMAS - Atendimento agendado durante os meses de janeiro e fevereiro/2010 para construção dos PMAS; Pactuação na CIB para o prazo de entrega dos PMAS pelos municípios Foram apresentados 102 Planos; SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES

Instituição de Comissão responsável pela análise dos Planos com representantes da Comissão Intergestores Bipartite, Superintendência do Fortalecimento do Sistema Descentralizado e da Superintedência de Assistência Social; Apresentação do resultado das análises dos Planos Municipais na CIB SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES

INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ANÁLISE Manual para elaboração do Plano Municipal de Assistência Social – SEADES; Política Nacional de Assistência Social (PNAS); Norma Operacional Básica - NOB/SUAS; Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS NOB-RH/SUAS; Planos de Assistência Social: Diretrizes para elaboração. Brasília, DF, 2008, Planilha com os itens a serem observados em cada Plano Municipal para serem preenchidas de acordo com a realidade de cada município; Sistematização sobre os pontos positivos, fragilidades ou inadequações identificadas por item analisado nos 102 Planos Municipais; Recomendações Técnicas quanto ao conteúdo e a forma; Orientações Técnicas. SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES

Itens analisados Identificação; Conhecimento da realidade: * Órgão Gestor da Assistência Social; * Realidade socioeconômica do município. Mapeamento e cobertura da Rede; Objetivos: * Geral; * Específico. Diretrizes e prioridades; Metas; Financiamento; Monitoramento e Avaliação. SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES