Indicadores de Gestão Municipal Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Advertisements

SECAD Novembro de 2007 Ministério da Educação Secretaria de Educação
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Plano Nacional de Educação
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
PROGRAMA ANUAL DE FISCALIZAÇÃO SOCIAL – TCE/PR
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Secretaria de Estado de Educação.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Indicadores sociais e educacionais
O Plano Nacional de Educação e os desafios da Educação Infantil
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
O FUNDEB E OS PESOS DE PONDERAÇÃO DAS CRECHES. Atendimento x custo aluno creche A creche não é obrigatória. A EC 59/09 torna obrigatório o ensino dos.
AP01 – Apresentação do PNE e PME
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Atividade complementar 04 e 05
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MEDIO: JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente de Ensino.
A EDUCAÇÃO BÁSICA DESAFIOS PARA O FUTURO E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ricardo Martins Maio 2014.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Planejando a Próxima Década
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2015
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Contexto para a hipótese Não existe uma diretriz única de gestão pública para a oferta da educação municipal. Existem estratégias distintas de alocação.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS e Vice-presidente da Undime Alternativas para o.
O financiamento da educação
Censo da Educação Superior 2015
Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS Vice-presidente.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS E METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAQI E O CAQ NOVA FORMA ESTRUTURANTE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Novembro de 2015.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
PARLAMENTO METROPOLITANO GRANDE POA
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
1 TEMAS ESSENCIAIS AÇÕES PROPOSTAS Previsão da Criação de Polos Educacionais no Plano Diretor, Plano Municipal de Educação e Estatuto do Magistério Municipal.
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 5: OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Lúcia Lima da Silva Diretora do Departamento de Políticas.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Instruções SIMADE.
EDUCAÇÃO INFANTIL DA CONSTRUÇÃO AO ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS: implicações para a Gestão Municipal Fabiane Bitello Pedro Coordenadora Estadual UNCME-RS
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
A Educação Infantil no Estado do Rio Grande do Sul.
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Vice-presidente da Undime Fundeb: perspectivas, reformulações e desafios.
Plano de Desenvolvimento da Educação - MEC. Algumas frentes do PDE Compromisso Todos pela Educação Programa de Metas (IDEB) Avaliação de alfabetização.
SRE ÁGUAS LINDAS- GO 03/12/2014. Art. 3º: O Estado, em articulação com os Municípios e a sociedade civil, procederá as avaliações periódicas da implementação.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Tema: Financiamento da Educação, desperdício.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Seminário Nacional: O PNE e o futuro da Educação Brasileira FUNDEB Vander Oliveira Borges Câmara dos Deputados.
Profª. Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras e Secretária de Finanças da Undime A Educação ao Longo da Vida.
Transcrição da apresentação:

Indicadores de Gestão Municipal Educação Cascavel - PR

Equipe Jessany Loof Prof. Elias Garcia Jéssica C. Marchioro Juliane Veloso Silva Kátia Samara T. Rocha Keila Cristina B. Costa Lucas S. de Souza Nágila Zanco da Silva Priscilla Rebeca Reck Thais Lopes Fernandes Vânia Paula Eleotério Willyan C. dos Santos Prof. Elias Garcia Prof. Adir Schmidt Prof. Ronaldo Bulhões Aline de Lima Carlos Rauan da Silva Carolina Ribeiro Peixoto Cristian Renan Herrmann Daiane Souza Reis Danielly Três Eduardo C. Tondo Jadye Bethina de Lima

Problema da pesquisa Quais indicadores podem contribuir para que o cidadão consiga compreender com clareza o gasto público do município na área de educação?

Objetivos da pesquisa GERAL: Construir indicadores que permitam ao cidadão compreender os gastos públicos dos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Medianeira e Marechal Cândido Rondon, com Educação Infantil e Ensino Fundamental I. 2. ESPECIFICOS: a) Construir indicadores; b) Correlacionar os gastos com as metas de educação estabelecidas; c) Validar a metodologia proposta; d) Coletar dados, tabular e analisar os indicadores propostos; e) Disponibilizar os indicadores em portal do TCE.

Validação da Metodologia Para validar a metodologia foi realizado consulta junto a Secretaria de Educação do Município, Observatório Social e Conselho Municipal, que sinalizaram como positivos os indicadores. Tais órgãos informaram que não dispõem de nenhum indicador que os auxiliem para tomadas de decisões. Neste sentido, ficou acordado que assim que os indicadores forem tabulados e analisados os mesmos serão discutidos junto a esses órgãos para validar os resultados.

Abrangência do estudo O estudo foi realizado com dados dos Municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu pertencentes ao Grupo 2 e Marechal Cândido Rondon e Medianeira pertencentes ao Grupo 4. A região foi delimitada em função de ser área de abrangência da UNIOESTE, o que facilita eventual contato de emergência com os municípios. A seleção dos municípios foi de acordo com as informações disponíveis ao público.

Análise dos indicadores Os dados foram coletados e analisados de acordo com a série histórica disponível em cada Município nos mesmos períodos para permitir comparações. Da mesma forma, procurou-se cruzar os indicadores analisados com as Metas estabelecidas pelo Plano Nacional da Educação -PNE.

Indicadores de gestão - proposta    Indicador de Gestão I Número de crianças de 0 a 5 anos existente no município ÷ pelo Número de vagas oferecidas em Centros de Educação Infantil.   Mede a relação entre o número de alunos pelo número de vaga existente no Município. Isto é, avalia a condição do município em atender o número de alunos existentes na Educação Infantil. Cruzar com Meta 1 Cruzar com Indicador de Financiamento   Indicador de Gestão II Número de crianças de 6 a 10 anos existentes no município ÷ pelo Número de vagas oferecidas no Ensino Fundamental I. Mede a relação entre o número de alunos pelo número de vaga existente no Município. Isto é, avalia a condição do município em atender o número de alunos existentes no Ensino Fundamental I. Cruzar com Meta 2 Cruzar com Indicador de Financiamento Taxa de atendimento escolar na Educação Infantil Número de alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil no Município ÷ Pelo número de crianças de 0 a 5 anos existente no município.   Mede o percentual de alunos beneficiados pela rede pública municipal de ensino.  Cruzar com Meta 1 Cruzar com o Indicador de Gestão I Taxa de atendimento escolar no Ensino Fundamental I Número de alunos matriculados no Ensino Fundamental no Município ÷ pelo número de crianças de 6 a 10 anos existentes no município.   Mede o percentual de alunos beneficiados pela rede pública municipal de ensino. Cruzar com Meta 2 Cruzar com o Indicador de Gestão II

Indicadores de gestão - proposta    Indicador de Eficiência I Número de alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil no Município ÷ pelo Número de alunos concluintes nos Centros de Educação Infantil. Demonstra a eficiência / ineficiência na aplicação dos recursos. Verifica-se a taxa de aprovação e reprovação. Cruzar com Meta 7 e 20 Cruzar com Gasto por aluno na Educação Infantil    Indicador de Eficiência II Número de alunos matriculados no Ensino Fundamental no Município ÷ pelo Número de alunos concluintes no Ensino Fundamental I. Demonstra a eficiência / ineficiência na aplicação dos recursos. Verifica-se a taxa de aprovação e reprovação. Cruzar com Meta 7 e 20 Cruzar com Gasto por aluno no Ensino Fundamental I   Indicador de Qualidade IDEB do Município X IDEB do Paraná e IDEB Nacional Mede a qualidade do Ensino do Município em relação a qualidade do ensino estadual e nacional. Cruzar com Meta 7 Cruzar com Gasto por aluno na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I Cruzar com Indicador de Financiamento

Indicadores de gestão - proposta   Gasto por aluno na Educação Infantil Gasto com Educação Infantil ÷ Número de alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil. Quantifica o gasto do município com educação por aluno. Demonstra o comprometimento do município com a educação. O município deve gastar pelo menos 25% de sua receita em ensino. CF/88 Art. 212. Cruzar com Meta 20 Cruzar com Indicador de Eficiência I   Gasto por aluno no Ensino Fundamental I Gasto com Ensino Fundamental ÷ Número de alunos matriculados com Ensino Fundamental I. Quantifica o gasto do município com educação por aluno. Demonstra o comprometimento do município com a educação. O município deve gastar pelo menos 25% de sua receita em ensino. CF/88 Art. 212. Cruzar com Meta 20 Cruzar com Indicador de Eficiência II   Indicador de Financiamento Gasto Municipal com Educação X PIB do Município. Mede o esforço financeiro que o Município realiza para oferecer educação à sociedade. Cruzar com Meta 20 Cruzar com Indicador de Gestão I e II

Indicador de Gestão I e II (0 a 10 anos) Mede a relação entre o número de alunos pelo número de vaga existente no Município. Avalia a condição do município em atender o número de alunos existentes na Educação Infantil e Fundamental. Obs.: O município é obrigado, por lei, o atender todas as crianças com essa idade. Número médio de aluno por turma 2009 2010 2011   0 a 5 Anos 6 a 10 anos 0 a 10 Anos BRASIL 19,8 23,8 17,3 24,6 n/d PARANÁ 19,3 23,2 16,7 22,4 CASCAVEL 20,1 25,1 18,8 23,4 FOZ DO IGUAÇU 26,1 19,6 25,7 MARECHAL C RONDON 19,7 22,5 MEDIANEIRA 21,7 19,0 21,5 Cruzar com: Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos e Ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Somente Marechal Rondon e Medianeira possuem número médio de aluno por turma de 6 a 10 anos. Cruzar com Indicador de Financiamento: Todos os municípios investem acima dos 25%.

Taxa de atendimento escolar na educação infantil (4 e 5 anos) Mede o número de alunos matriculados pelo número de crianças de 4 a 5 anos existente no município. 2009 2010 2011 Privada Municipal Total CASCAVEL 19,7 39,4 59,1 20,6 35,5 56,2 21,2 35,8 57,0 F. IGUAÇU 17,0 32,5 49,5 17,7 39,8 57,5 15,8 56,7 72,5 MAL. RONDON 22,9 46,5 69,4 48,3 67,9 22,6 32,9 55,5 MEDIANEIRA 7,2 83,1 90,3 5,7 80,0 85,7 4,9 84,1 89,0 Cruzar com: Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos => Medianeira possui o maior percentual de atendimento. Os demais estão distantes. Indicador de Gestão: Medianeira e Rondon possuem o maior percentual de atendimento e também o menor número médio de aluno por turma.

Taxa de atendimento escolar na educação infantil (0 a 3 anos) 2009 2010 2011 Privada Municipal Total CASCAVEL 6,1 10,2 16,3 7,2 12,5 19,7 9,7 19,4 29,1 F. IGUAÇU 4,0 9,2 13,3 4,4 11,3 15,7 5,5 22,0 27,5 MAL. RONDON 21,5 30,7 23,6 30,8 8,3 24,3 32,6 MEDIANEIRA 2,6 25,2 27,8 3,8 23,0 26,9 4,8 30,0 Cruzar com: Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos; e Ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Medianeira e Marechal Rondon atingiram 50% da Meta de 2020. Indicador de Gestão: Medianeira e Rondon possuem o maior percentual de atendimento e também o menor número médio de aluno por turma.

Taxa de atendimento escolar no ensino fundamental (6 a 10 anos) 2009 2010 2011 Privada Municipal Total CASCAVEL 15,4 89,7 105,0 15,5 85,7 101,2 79,9 95,4 F. IGUAÇU 14,6 94,1 108,7 15,1 88,0 103,1 15,7 72,9 88,5 MAL. RONDON 14,4 93,0 107,5 14,2 90,4 104,6 13,5 86,4 100,0 MEDIANEIRA 7,2 84,0 91,3 6,9 77,6 84,5 7,6 76,3 Cruzar com: Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda população de 6 a 14 anos. Todos os Municípios possuem uma taxa de atendimento público acima de 80% com exceção de Medianeira (2010 e 2011) e Foz (2011). Indicador de Gestão: Medianeira e Rondon possuem o maior percentual de atendimento e também o menor número médio de aluno por turma.

Indicador de eficiência no ensino fundamental (0 a 10 anos) - Verifica-se a taxa de aprovação e reprovação. Divisão do número de alunos concluintes pelo número de alunos matriculados. Para a educação infantil a progressão é por idade e a frequência não é obrigatória, logo, não há taxa de aprovação. MUNICÍPIO 2009 2010 2011 CASCAVEL 94,00 92,70 92,50 FOZ DO IGUAÇU 96,50 93,80 96,90 MAL. RONDON 94,40 95,40 MEDIANEIRA 98,30 97,90 96,60 Cruzar com: Meta 7: Atingir as médias nacionais para o IDEB – SUPEROU A META!!!! Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país. Todos os municípios estão pouco acima do mínimo (25%). Cruzar com Gasto por aluno na Educação: Todos os municípios aumentaram os gastos por aluno. Os quais gastam, em média, R$ 2.000,00 aluno/ano.

Indicador de Qualidade – IDEB O IDEB é realizado a cada 02 anos. A previsão de divulgação para o IDEB de 2011 é julho de 2012. UNIDADE FEDERATIVA 2009 2009 (Meta) 2015 (Projetada) 2021 (Projetada) BRASIL 4,4 3,8 n/d 5,7 PARANÁ 5,3 4,8 5,8 6,5 CASCAVEL 5,5 5,1 6,0 6,7 FOZ DO IGUAÇU 6,2 4,6 6,3 MAL. RONDON 5,4 5,0 5,9 MEDIANEIRA 6,6 Cruzar com: Meta 7: Atingir as médias nacionais para o IDEB: ULTRAPASSARAM!!! Com Gasto por aluno na Educação: Todos os municípios aumentaram os gastos por aluno. Os quais gastam, em média, R$ 2.000,00 aluno/ano. Indicador de Financiamento: Todos os municípios investem acima dos 25%.

Indicador de financiamento A legislação prevê um gasto mínimo de 25% da receita líquida em educação. Percentual da receita total Gasto com Educação MUNICIPIO 2009 2010 2011 CASCAVEL 16,8 16,4 FOZ DO IGUAÇU 13,1 18,5 MAL. RONDON 18,2 18,0 18,3 MEDIANEIRA 18,7 20,7 21,9 Percentual da receita líquida Gasto com Educação MUNICÍPIO 2009 2010 2011 CASCAVEL 25,9 25,4 25,6 F. IGUAÇU 25,2 33,7 26,3 MAL. RONDON 27,9 27,2 MEDIANEIRA 35,2 32,0 30,0 Cruzar com: Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país. Todos os municípios estão pouco acima do mínimo (25%). Indicador de Eficiência: A taxa de aprovação chega aos 94% para todos os municípios.

Gasto anual por aluno na educação infantil e no ensino fundamental Quantifica o gasto do município com educação por aluno. Demonstra o comprometimento do Município com a educação. MUNICÍPIO 2009 2010 2011 CASCAVEL 1.969,83 2.334,26 2.753,88 FOZ DO IGUAÇU 2.066,37 3.282,54 2.925,63 MAL. RONDON 2.906,64 3.214,57 3.925,57 MEDIANEIRA 2.196,82 2.997,46 3.361,20 Cruzar com: Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país. Todos os municípios estão pouco acima do mínimo (25%). Indicador de Gestão: Medianeira e Rondon possuem o maior percentual de atendimento e também o menor número médio de aluno por turma.

Gasto anual do Município em relação ao PIB Cascavel 2009 2010 2011 Brasil 0,02 Paraná 0,30 0,33 0,37 11,30 12,46 14,22 Foz Iguaçu 0,03 0,48 0,41 9,22 13,62 11,56 M Rondon 0,004 0,005 0,07 0,08 0,09 15,52 16,53 18,14 Medianeira 0,003 0,06 16,44 20,40 22,51 Cruzar com: Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país. Todos os municípios estão pouco acima dos 7% em relação ao Município!!!.

QUESTÕES ??????? Muito obrigado