METODOLOGIA CIENTÍFICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método científico em Psicologia
Advertisements

PSICOLOGIA RESPONDER:
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
TCC: Monografia e/ou Artigo
CONCEITOS ELEMENTARES
PROJETO DE PESQUISA.
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
MÉTODO CIENTÍFICO.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PESQUISA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Iniciação a Pesquisa Científica
Ciência e Conhecimento científico
O que é Pesquisa Científica?
Metodologia Da Pesquisa Científica
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Pesquisa: Conceitos e Definições
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
Metodologia de Pesquisa
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Elaboração de Projeto de Pesquisa
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Trabalho de conclusão de curso
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Conhecer Conhecimento.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Artigo Científico Funções Básicas:
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Métodos e Técnicas de Pesquisa
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Metodologia Científica
Prof.ª Chayane C. de Souza
Conceitos e Modalidades
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Metodologia Científica
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Finalidades da pesquisa científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula de revisão: conteúdos da aula 1 a 5

Estamos próximos de começar nossa AV1. Cabe relembrar: As questões são 10 e objetivas; A AV1 vale 8(oito) e os 2 pontos de avaliação seguirão as normas estabelecidas para participação no fórum; Reafirma-se que a participação é qualitativa e só será contabilizada aquela resposta que atender ao que foi solicitado, não se aceitando cópia;

A pesquisa deve fazer referência aos locais de busca; Não se esqueçam de que a média é 6 (seis), será descartada a prova cuja nota seja menor que 4 (quatro); Quem perder a AV1 ou tirar menos de 4 terá que fazer obrigatoriamente a AV3; Para o aluno que desejar fazer as três avaliações, a média será pelas duas notas mais altas; Usem o fórum de dúvidas para qualquer conteúdo que não tenha sido entendido.

Sobre o  conhecimento científico é CORRETO afirmar: O saber científico é uma verdade absoluta. O saber científico e  o senso comum têm o mesmo significado. O conhecimento científico não pretende que suas conclusões possam ser verificadas por todos. A ciência está ligada ao pensamento místico. O saber científico não constitui uma doutrina, um saber acabado ou um conjunto de conhecimentos estabelecidos de uma vez por todas.

Assinale as afirmativas CORRETAS pertinentes ao conhecimento científico. I –  lida com fatos II – contingente, pois suas hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação III – sistemático, pois o saber é ordenado logicamente IV – infalível em virtude de ser definitivo, absoluto ou final. As afirmativas I, III e V estão corretas b) As afirmativas I, II e IV estão corretas c)  As afirmativas I e II estão corretas d)  As afirmativas I, II e III estão corretas e)  As afirmativas II,III e IV estão corretas

Em oposição à ingenuidade do senso comum, à espontaneidade da arte, ao misticismo da religião e ao espírito contemplativo da filosofia, a ciência avança construindo uma forma de conhecimento independente, racional, objetivo. Marque a opção em que as duas afirmativas correspondem ao conceito dado: a)  Na crença popular chupar manga e beber leite faz mal; para a ciência não há nenhuma explicação que considere essa mistura maléfica b) Colocar a mão na testa de alguém é uma forma de identificar um estado febril; após muita observação, pode-se afirmar que o termômetro não é um instrumento confiável de medição de temperatura.

c) Adão e Eva foram expulsos do paraíso porque comeram a maçã; comprovadamente a maçã não deve ser comida pelos seres humanos.   d) Os índios, quando faziam sinais de fumaça, não sabiam o motivo; sinalizadores emitem fumaça para indicar a localização de aviões acidentados. e) Todo corpo em queda livre cai com a aceleração da gravidade; O ouvido humano consegue ouvir frequências entre 20 e 20.000 Hz.

Para se construir um texto acadêmico é importante ter definido o assunto de que se vai tratar. Para isso, torna-se indispensável: a. saber a opinião das pessoas sobre o assunto. b. consultar um site de respostas na Internet. c. ler autores que pesquisaram sobre o assunto. d. escrever tudo o que souber sem fazer nenhuma pesquisa. e. basear-se em um autor somente.

A pesquisa é uma das atividades mais importantes da universidade A pesquisa é uma das atividades mais importantes da universidade. Nesse sentido, marque a opção em que encontramos a melhor definição para o termo pesquisa: a) É um processo empírico, espontâneo e acrítico. b) É um processo mental influenciado por fatores ambientais, sociais, culturais. c) Procedimento racional e sistemático que objetiva responder problemas propostos. d) É uma reflexão baseada em uma verdade revelada. e) É um procedimento que trabalha com pensamentos, pura racionalização.

Correlacione as colunas abaixo: Pesquisa pura Pesquisa quantitativa Pesquisa descritiva Pesquisa estudo de caso ( 4) Procedimentos ( 1 ) Natureza ( 3 ) Objetivos ( 2) Abordagem Marque a opção que responde corretamente a questão: a) 1-2-3-4 b) 3-2-4-1 c) 4-1-3-2 d) 4-2-1-3 e) 1 -4- 2-3

Não há trabalho de pesquisa sem uma cuidadosa pesquisa bibliográfica Não há trabalho de pesquisa sem uma cuidadosa pesquisa bibliográfica. Neste ponto, a pesquisa bibliográfica é aquela que:   a) registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos; b) realiza descrições precisas da situação e quer descobrir as relações existentes entre seus elementos; c) interfere diretamente na realidade, manipulando as variáveis; d) procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas. e) visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses.

Para Karl Popper: a) O método dedutivo é o mais seguro. b) O método indutivo dá respostas precisas. c) O método dedutivo generaliza, por isso não é bom. d)O método só chega a uma conclusão verdadeira, se passar pela falseabilidade. e) O método chega a uma conclusão verdadeira, se for testada em laboratório

Correlacione as colunas e marque a opção correta: 1. Método Dedutivo 2. Método Indutivo (2) realiza a generalização de propriedades de certos casos observados; (1) Relação lógica que parte de conhecimentos gerais para idéias particulares; (2)Relação lógica que parte de idéias particulares e conclui conhecimentos gerais; (1) tem o propósito de explicar o conteúdo dos enunciados Correlacione as colunas e marque a opção correta: 2-1-2-1. 1-2-1-2 2-2-1-1. 1-1-1-2. 2-1- 1-2

Karl Popper (1902-1994) criticou o método indutivo afirmando que o verdadeiro método consiste na criação de hipóteses que devem ser submetidas ao critério de falseabilidade. Seu método foi denominado de: a) método dedutivo; b) método silogístico; c) método racional-apriorístico; d) método hipotético-dedutivo. e) método hipotético-indutivo.

14- Analise as afirmativas abaixo e, em seguida marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) e depois marque a opção correta: a. (F) A indução é um método de raciocínio que parte de uma premissa geral, chamada de premissa maior e conclui sobre as características de um ser particular. b) (V) A indução parte da observação de casos particulares com variáveis comuns e chega à formulação de uma conclusão geral e que abrange todos os casos observados.

c)(V) O seguinte exemplo é um caso de dedução corretamente formulado: Todos os mamíferos respiram. Ora, a onça é um mamífero. Logo, a onça respira. d)(F) O seguinte exemplo é um caso de indução corretamente formulado: Todo mamífero tem coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todos os cães têm coração. F –F- V-V F- V- F- V V- F-V- F F- V- V- F V- V- F-F

Um resumo deve: a. se preocupar em manter a ideia do autor original do texto, mas com outras palavras. b. fazer citações das partes mais importantes. c. manter as palavras do autor original para não mudar o assunto. d. apresentar cada ideia em um parágrafo. e) se preocupar em manter as ideias e fazer comentários.

Marque a opção que melhor conceitua o resumo: a) É a transcrição da ideia do autor. b) Pode ser longa de acordo com o número de informações que o texto apresenta. c) É a identificação da ideia do autor apresentada com as palavras de quem faz o resumo. d) Comentário sobre a forma pela qual o autor desenvolve seu trabalho. e) É a identificação da ideia do autor com citações importantes

Indique a definição que esteja mais adequada à pesquisa qualitativa: explicação geral sobre um determinado fato, através da delimitação do estudo, levantamento bibliográfico, leitura e análise de documentos. manipulação de dados obtidos em laboratórios e pesquisas de campo com utilização de instrumentais em áreas delimitadas para pesquisa. é um processo de reflexão e análise de realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão do objeto de estudo. procura analisar fatos ou fenômenos, descrevendo detalhadamente como se apresentam esses fatos e fenômenos. modalidade de estudo e análise de documentos de domínio científico tais como livros, enciclopédias, periódicos, ensaios críticos, dicionários e artigos científicos.

O que é metodologia científica? Marque a melhor resposta a essa pergunta: É uma possível explicação para um fenômeno e também deve ser testada por um grande número de experimentos. Consiste em estudar um fenômeno da maneira mais racional possível, de modo a evitar enganos; É a busca de evidências e provas para as ideias, conclusões e afirmações; É o método pelo qual conseguimos adquirir novos conhecimentos que podem ser testados e válidos. Tem a característica de descrever eventos que se manifestam de maneira invariável e uniforme.

Marque a opção que melhor define um projeto de pesquisa: é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. (seminário) é um trabalho científico que tem como objetivo principal analisar um tema, por meio do desenvolvimento de um ponto de vista. (comunicação científica) Trata-se de um tipo de trabalho que tem como finalidade descrever as etapas das investigações realizadas diretamente na realidade.(relatório de pesquisa) É um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada área, que possibilita a produção do conhecimento Pequeno artigo científico elaborado sobre determinado tema para comunicações em congressos. (paper ou artigo)

Estabelecendo uma relação entre o diálogo apresentado e o método científico, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRESPONDENTE à etapa de uma pesquisa que melhor justifica a apreensão de um dos animais e o pedido de calma do outro. Levantamento de hipótese. Conclusões. Análise de resultados. Experimentação. Delimitação do assunto

É uma das modalidades de pesquisa que existem, suas características são observar, registrar e analisar fatos ou variáveis colhidos na própria realidade. Este conceito se refere à pesquisa: a.Bibliográfica b. Experimental c. descritiva d. Quantitativa e. exploratória

Para fazer uma boa prova: 1)Leia com atenção o enunciado e verifique o que está sendo realmente pedido. 2) Leia o material impresso recebido, pois ele complementa as aulas. 3)Reveja as aulas online e as tele transmitidas. 4)Anote o que não entendeu e leve ao fórum. 5)Refaça os exercícios das aulas, tanto os colocados nas telas, quanto os de marcação de presença.

Bons estudos e ótima prova! Nesta aula fizemos a revisão das aulas 1 a 5 para a AV1. Há um fórum para dúvidas a que vocês poderão recorrer, se algum assunto não ficou esclarecido. Bons estudos e ótima prova!

A próxima aula, iremos: Analisar a ABNT enquanto órgão regulador; Distinguir os elementos que formam a estrutura de um trabalho científico; Esboçar a formatação de um trabalho científico.