ESCOLA MUNICIPAL FUNDAMENTAL ANITA GARIBALDI BARÃO DO RIO BRANCO-1720-BAIRRO:GLÓRIA IJUÍ-RS ALUNOS :320 PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS:38.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Urbana Frei Eugênio
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Nazaré Marta M. C. Lazarone
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Nelma Cristina de Carvalho
Avaliação do projeto pedagógico:
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Projeto Jornal Mural Professores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
F Nome: Rita de Cássia Machado Silveira
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
Dr. Jorge H. Guimarães CRM-SP
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
Política Educacional Brasileira
Projeto Meio Ambiente.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Novembro 2012 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
A Arte na Literatura de Cordel
PROJETO.
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
TRÂNSITO NA ESCOLA. Objetivos: Estimular a cooperação entre pedestres e motoristas, a humanização e o respeito as leis de trânsito, educando para a cidadania.
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CUIDANDO DO MEU MELHOR AMIGO “MEU CORPO”
Projeto Eleições 2010 Projeto Eleições 2010 Propostas 8ª B Ação Interdisciplinar – Informática Educativa e Língua Portuguesa.
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying? Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém?
PROJETO PENSAR 15 ANOS
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Professor(es) Apresentador(es):
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
“Um país se faz de homens e livros”
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Formação continuada 4º Encontro
Formação continuada ANO 2015
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Projeto Pixel Reunião com pais e alunos Projeto Pixel Março, 2014 Porto Alegre.
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MUNICIPAL FUNDAMENTAL ANITA GARIBALDI BARÃO DO RIO BRANCO-1720-BAIRRO:GLÓRIA IJUÍ-RS ALUNOS :320 PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS:38

EQUIPE DIRETIVA: DIRETOR:FLÁVIO ADEMAR ZENI VICE-DIREÇÃO ANOS FINAIS:WERNER ALBRECHT COORDENAÇÃO ANOS FINAIS:ANA LÚCIA CORRÊA VICE-DIREÇÃO ANOS INICIAIS:LUCIANA S.SHEREN COORDENAÇÃO ANOS INICIAIS:LUCIANA SILVA

EDUCADORES E ALUNOS ENVOLVIDOS NO PROJETO - Alunos : 7ª série (turmas 71 e 72) Professores: Cleci Helena L. dos Santos (Língua Portuguesa Gilberto Natal Maas (História e geografia) - Mariza Teresinha Marschner (Artes) - Ana Lúcia Comparsi Corrêa (coordenadora pedagógica)

PROJETO: MPT NA ESCOLA

CONTEXTUALIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA: O trabalho infantil é toda atividade desenvolvida por crianças ou adolescentes, abaixo da idade mínima (16 anos), visando a forma de sobrevivência ou a situação econômica, com ou sem remuneração. O trabalho infantil é proibido por lei. No Brasil, a idade mínima para o trabalho é dezesseis anos, em exceção quando desempenhado na condição de aprendiz, o qual é permitido a partir de quatorze anos.

Sendo que a escola é a abraçadora de todas as causas que envolvem crianças e adolescentes,no desempenho de suas atribuições,por vezes prejudicada, paralelamente consegue atuar também desenvolvendo ações no sentido de prevenir a exploração através do trabalho infantil.

Entretanto, são os educadores que melhor conseguem identificar os casos de trabalho infantil, pois a escola é o reflexo do mundo lá fora, a criança carrega para a sala de aula todos os seus anseios, necessidades, expectativas ... e o trabalho precoce é o principal causador do baixo rendimento ou do abandono escolar.

Nesse sentido, a escola pode colaborar com a prevenção do trabalho infantil, investindo na formação dos futuros cidadãos.

ENCONTRO DOS PROFESSORES COM A COORDENADORA DO MPT NA ESCOLA - SMEd -NEIVA

Momentos de atividades em grupo sobre o trabalho infantil

1- Buscar e transmitir informações ao aluno, sobre a erradicação do trabalho infantil, tendo como base a cartilha “ Brincar, estudar, Viver... Trabalhar só quando crescer.” 2- Despertar a conscientização da comunidade escolar e da sociedade inserida quanto a erradicação do trabalho infantil. OBJETIVOS:

3- Incentivar os alunos a realizarem atividades sobre os direitos da criança e do adolescente, principalmente sobre o trabalho infantil. 4- Envolver a comunidade escolar em atividades desenvolvidas pelos alunos, como pesquisas e divulgação. 5- Promover palestras e debates, na sala de aula, sobre assuntos relacionados ao direito e deveres da criança e do adolescente.

METODOLOGIA Cartilha: “Brincar, estudar, Viver... Trabalhar só quando crescer” – leitura, debate, atividades Filme “ Infância roubada” – discussão , debate, expressão oral. Livros: “ A infância roubada” – leitura “ Serafina é a criança que trabalha” – leitura e socialização. “ Saiba tudo sobre o trabalho infantil” Ziraldo – leitura Estudo de textos: “ Na escuridão miserável” (Fernando Sabino)

“ Meninos carvoeiros” (Magda Soares). Informações do cotidiano. Produção textual – digitação e organização de coletânea. Produção visual. Entrevista: Pesquisa com as crianças da escola. Confecção de cartazes com gráficos expositivos sobre a situação do trabalho infantil das crianças na escola. Divulgação à comunidade escolar . Palestra com o Dr. Veloir Dirceu Fürst –Procurador do Trabalho-Santo Ângelo Apresentação/exposição dos trabalhos produzidos.

Explanação do projeto aos demais alunos da Escola

Entrevista com os alunos da Escola

Registro em cartaz da pesquisa na escola

Produção textual no laboratório de informática

Palestra com Dr. Veloir aos alunos da 7ª e 8ª série

Organização das atividades Produzidas para a mostra do Projeto MPT na Escola