Câmara Técnica de Capacitação e Informação CTCI. Histórico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
Advertisements

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Ambientes Livres do Tabaco e o trabalho em REDE UNICAMP, 04/03/2009 Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente.
PLANO DE GESTÃO.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
PROGERIRH / PRODHAM.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Ministério da Integração Nacional (MIN) - Principais Ações 1 - Ação 1851 – Implantação de Obras Infraestrutura Hídrica : Execução de obras de Infraestrutura.
O Rio dos Sinos Vive! Em outubro de 2006 um dos mais graves desastres ambientais da história de nosso Estado atingiu o Rio dos Sinos. Esse desastre resultou.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
BACIAS PCJ.
Rua São Paulo, º BH/MG - (31)
Brasília – 09 de novembro de 2011
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
1º Relatório da Câmara Técnica de Capacitação e Informação – CTCI.
CONVÊNIOS DE INTEGRAÇÃO CELEBRADOS PELA ANA COM ESTADOS E COMITÊS
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Relato Atividades Boletins Informativos; Página do Comitê Pardo; Curso de Capacitação em Educação Ambiental I e II; Curso de Coleta Seletiva:
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Grupo de Trabalho Cheias do Rio Doce Governador Valadares 15/12/04.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
Comissão de EJA de Alagoas
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Superintendente de Apoio à Gestão
CENÁRIO POLÍTICO NA ÁREA AMBIENTAL ATIVIDADES 2015 Consolidação da Frente Parlamentar Ambientalista com atividades permanentes e ampliação do numero de.
Reunião GTAC Uberlândia - MG, 13/02/2014 Giordano Bruno Bomtempo de Carvalho Sugestão de metodologia e cronograma para discussão de Cobrança e Agência.
Plano de Bacia do Rio Caí
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
conceitos, importância e orientações metodológicas.
Blog do. O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação.
Comitês de Bacias Hidrográficas
1 o Fórum o Fórum Audiência Pública Lançamento do Edital I Carta
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NRE/CASCAVEL, EM PARCERIA COM A SEDS. PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE.
Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB – Outubro/2013.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
V ISITA A GÊNCIA DO A LTO T IETÊ. Criada em 20 de junho de 2002 vem desempenhando funções definidas no Art. 44 da Lei n° 9.433/1997, que trata das competências.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
CONSULTOR: WINICIUS DE LIMA WAGNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO (SUL)
COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOAS
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Cristalina, 30 de abril de 2013 Nilo André Bernardi Filho Secretário do CBH-Paranaíba RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CBH – PARANAÍBA EXERCÍCIO 2012.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO.
7ª Reunião Extraordinária do CBH Paranaíba Cristalina - GO, 30 de abril de 2013.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
1. Relatório das Atividades da UL de Alto Paraíso de Goiás /2016 Apresentação do Relatório de atividades da UL da Emater no período de 02/01/2015.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Câmara Técnica de Capacitação e Informação CTCI

Histórico

Membros da CTCI 1.AFONSO LUIZ BRETAS – Sindicato Rural de Governador Valadares-MG 2.ALEXANDRE COELHO DOS SANTOS – FAZENDA HÁRAS ANTARES 3.ALISSON ANTÔNIO MOREIRA PEREIRA – PREF. DE ITABIRA –MG 4.ANTÔNIO SÉRGIO F. MENDONÇA – UFES 5.CLAUDIO ANTÔNIO LEAL – PETROBRÁS – UN 6.DARTSON DA PIEDADE FONSECA – SAAE DE ITABIRA – MG 7.GILSE OLINDA MOREIRA BARBIERI 8.JOEMA GONÇALVES DE ALVARENGA – INST. PRÓ RIO DOCE 9.JOSÉ LUIZ DE PAIVA FREITAS – EMATER – MG 10.MARINALDO FRANCISCO ZANOTELLI – Esc. Agro. Federal Colatina 11.NEWTON FERREIRA – PREFEITURA DE GOV. VALADARES – MG 12.ROBSON SARMENTO – AURHES 13.SANDRA PARREIRAS PEREIRA FONSECA – ABES 14.SUZI MARIA MONTAGNER – ESCELSA 15.WALESKA BRETAS ARMOND MENDES – UNIVALE

Plano de Capacitação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce Câmara Técnica de Capacitação e Informação – CTCI

Oficina de Trabalho 28 e 29 de novembro de 2005 em Governador Valadares; Objetivo: –Subsidiar a formulação de um Plano de Capacitação para a Bacia do Rio Doce, a ser implementado em 2006.

Participantes Instituições membros de comitês = 22; Poder Público, municipal, estadual e federal = 14; Sociedade Civil e ONGs = 7; Instituições de ensino e pesquisa = 7; Convidados = 15; Total: 37

Metodologia de Trabalho Levantamento das expectativas dos participantes; Divisão dos participantes em 02 grupos de trabalho; Estabelecimento dos problemas prioritários, público-alvo, prazo, ações e responsáveis; Redação e apresentação das propostas dos grupos na plenária; Elaboração do documento final.

Propostas Seleção de três segmentos de públicos prioritários: –Membros de Comitês, Comissões Pró-comitês e Consórcios; –Poder Público: Prefeitos; Vereadores; Técnicos de Gestão em Recursos Hídricos e Extensão Rural. –Produtor Rural.

Membros de Comitês e de Comissões Pró-comitês e Consórcios TEMAS Leis e trocas de experiências; Gestão de recursos hídricos; Instrumentos de gerenciamento. ONDE Municípios sede dos comitês (Ponte Nova, João Monlevade, Itabira, Caratinga, Manhumirim, Colatina e Valadares). FREQÜENCIA Duas rodadas (16 eventos). COMO Por segmentos; Véspera das reuniões dos comitês. INTERLOCUTOR Presidentes dos Comitês.

Poder Público PREFEITOS TEMAS Gestão Recursos Hídricos, Leis, PDMs, captação de recursos (informação p/ ação). ONDE Eventos onde eles estão: Congressos associações de municípios encontro promovido pela SEMAD Fórum Águas. FREQÜENCIA 8 em dois anos. COMO Diálogos, presença de Diretores da ANA, Promotores Justiça. INTERLOCUTOR Diretoria do Comitê CBH Doce.

Poder Público VEREADORES TEMAS Gestão Recursos Hídricos, Leis, PDMs, captação de recursos (informação p/ ação). ONDE Associações de Vereadores e Câmaras. FREQÜENCIA 10% dos Vereadores da Bacia (300). COMO Diálogos, presença de Diretores da ANA, Promotores Justiça. INTERLOCUTOR Joema e Gilse.

Poder Público TÉCNICOS GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E EXTENSÃO RURAL TEMAS Gestão Recursos Hídricos, Leis, PDMs, captação de recursos (informação p/ ação); Temas técnicos tais como: saneamento, resíduos sólidos, sedimentos, urbanismo, revitalização de áreas degradadas, elaboração de projetos e captação de recursos. ONDE Universidades. FREQÜENCIA 10 cursos em dois anos;

COMO Elaboração de projetos (dentro de cada curso) cd com modelos de projetos INTERLOCUTOR Presidente da CTCI. Poder Público TÉCNICOS GESTÃO RECURSOS HÍDRICOS E EXTENSÃO RURAL

Produtores Rurais TEMAS Gestão de recursos hídricos; gestão de microbacias; manejo de estradas vicinais; praticas conservacionistas; manejo do solo; APPs; irrigação, saneamento rural; controle de erosão; controle de agrotóxicos. ONDE Alto médio e baixo; Propriedades rurais modelos; Sedes de sindicatos; Cooperativas; Associações Rurais; FREQÜENCIA Não foi definido.

COMO Dia de campo; Melhorar o tema de recursos hídricos na agenda da extensão rural; Usar meios de comunicação: rádio. INTERLOCUTOR Afonso Bretãs; Jose Luis; Gilse; Joaquim Marques. Produtores Rurais

Considerações Finais