Desempenho em tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura de escolares do 2º ao 5º ano com e sem dificuldades de aprendizagem. Vera Lucia Orlandi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Hermenêutica Constitucional O tema hermenêutica constitucional tem ganho grande importância, tanto que no concurso da magistratura- SP de 2007 todas.
Advertisements

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Adequações/Adptações Curriculares
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
APRESENTAÇãO A disciplina Sociologia no 3º do ensino médio tem no conteúdo a discussão sobre conhecimento cientifico e pesquisa social. A fim, de experenciarmos.
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
SPO Alunos.
Preparação de Conteúdos Específicos Concursos Públicos Educação
Universidade de São Paulo
Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
A partir do momento em que busca construir uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem, o olhar psicopedagógico pode sustentar, tanto.
Dulce Pereira Cristina Raimundo Marisa Costa 10 julho 2013.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
Esclarecimentos acerca do TOEFL (proficiência em língua inglesa)
Um software educacional para análise de textos: concepção e uso de uma ferramenta de ensino Lafayette Batista Melo Gustavo W. Diniz Mendes.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
MEDIAÇÃO.
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
9º Ano Profª. Cláudia Alencar
PERFIL COGNITIVO-LINGUISTICO E DE NEUROIMAGEM DE ESCOLARES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Simone Aparecida Capellini,
Rafael Felipe Sawitzki
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Resumos, Títulos e Palavras-chave.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade ANEXOS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade As.
• Manejo – Formação – Professor.
Revisão de Conteúdos: Tirando Dúvidas! Aula 12 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade ANEXOS.
O USO DA VERMICOMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE DECOMPOSIÇÃO Anna Carolina Santana da Silva1, Ana Cláudia Fonseca1, Giuliana Tocillo1, Karen.
ENTRETENIMENTO NA WEB UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Revisão.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Aula26/11-
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade SALVANDO.
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade ATIVIDADES.
Preparação de Conteúdos Específicos Concursos Públicos Educação Thiago Elias Merlo 2012.
PCN e PNLD.
Como eu sei que conclui todo o curso? Você pode acompanhar o seu desempenho no curso por meio da ferramenta “progresso”. Mas onde eu encontro esse progresso?
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Coleta de dados questionário.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Escola estadual Vicente de fontes.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO.
Transcrição da apresentação:

Desempenho em tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura de escolares do 2º ao 5º ano com e sem dificuldades de aprendizagem. Vera Lucia Orlandi Cunha Simone Aparecida Capellini Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista –FFC/UNESP - Marília – SP Apoio: CAPES

 Objetivo: comparar o tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura de escolares do 2º ao 5º ano do ensino fundamental com e sem dificuldades de aprendizagem.  Método: Participaram 80 escolares divididos em 8 grupos: GI a GIV (do 2º ao 5º ano) com 10 escolares sem dificuldades de aprendizagem GV a GVIII (do 2º ao 5º ano) com 10 escolares com dificuldades de aprendizagem. leitura oral de um texto, medindo o tempo, a exatidão e a velocidade de leitura respostas a perguntas abertas para avaliar a compreensão de leitura.

 Resultados: houve diferenças estatisticamente significantes especialmente entre os grupos de 3º, 4º e 5º anos sugerindo que com a escolaridade ocorre aumento entre as diferenças dos desempenhos na comparação entre os grupos com e sem dificuldade de aprendizagem.  Conclusão: as diferenças dos desempenhos entre os grupos no 2º ano foram inferiores em relação às diferenças dos desempenhos dos outros grupos que se mostraram superior com a escolarização as diferenças entre os escolares com e sem dificuldades de aprendizagem tornam-se mais significativas, mostrando a influencia da escolarização sobre os escolares sem dificuldades enquanto que aqueles com dificuldades, a escolarização não teve influencia positiva, visto que os conteúdos escolares aumentaram em quantidade e dificuldades fazendo com que a diferença do seu desempenho em relação aos escolares sem dificuldades se tornasse maiores.