Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
AS TICS E A ESCOLA.
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL
A Educação Mediada pela Tecnologia
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
A atividade de ensino e aprendizagem de línguas
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Curso de Docência Universitária
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Escolhendo o nosso Futuro
Propostas de layout Modelo 1
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Conceitos e Gerações de EAD
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Profa. Dra. Iolanda Cortelazzo
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Portfólios da Prática Pedagógica
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
SALA DE AULA INTERATIVA Autor: Marco Silva ALUNA: Deborah Orlandini Ferroco Faculdade de Educação - UERJ.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Multimídia e Comunicação Educativa
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Docência universitária: repensando a aula
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Transcrição da apresentação:

Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo - Brazil

Desenvolvimento do Professor e as Tecnologias de Comunicação Experienciar as tecnologias de comunicação como ferramentas e meios de comunicação Refletir sobre a aplicação tanto das tecnologias vigentes quanto das emergentes na prática pedagógica Encontrar novas formas de aplicação das mídias na prática da sala de aula

Conceitos Educação Ensino Aprendizagem

Comunicação Social Comunicação Escolar Conceitos (cont)

Professor Conteúdo da Disciplina Seleção da Mídia Educacional Aprendiz Tecnologia Educacional Tradicional

Professor Aprendiz Conteúdo Seleção da Mídia Educacional Tecnologia Comunicacional Emergente

Tecnologia Abordagem Função do Professor Especialista Orientador Função do Aluno Receptor Passivo Colaborador Ativo Ênfase Educacional Fatos, memorização Crítico/Criação Avaliação Retenção Interpretação Reelaboração Método de Ensino Repetição e Prática I nteração/ Construção Acesso Limitado Ilimitado Educacional Colaborativa Tradicional + Emergente

Aula Expositiva Oficina Prática Conceitos

Tecnologias de Comunicação Integração das Tecnologias de Comunicação tradicionais, novas e novíssimas (emergentes) Linguagem Audiovisual e Educação Informática, Multimídia e Realidade Virtual

Projetos Pedagógicos Multimídicos e Telemáticos Forma : Equipe Multidisciplinar Conteúdo: Equipe Interdisciplinar Veículo: Multimídia Tradicional x Mutimídia Digital Telemática (BBS, Internet)

Acessar: ler textos analógicos e digitais ouvir e ver videoconferência pesquisar recursos “on” e “off-line” Pensar: analisar e interpretar texto oral e escrito, áudio, vídeo e informação digital Produzir: criar novos textos em várias mídias Comunicar: escrever “on” e “off-line” apresentar-se com multimídia Habilidades para trabalhar em rede

Interação Colaboração Solidariedade Integração Habilidades para trabalhar em rede

Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Não sabe que não sabe

Competência Incompetência ConhecimentoIgnorância Modelo de Competência e Consciência Não sabe que não sabe Sabe que não sabe

Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Não sabe que sabe Sabe Não sabe que não sabe que não sabe

Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Sabe Não sabe que sabe que sabe Sabe Não sabe que não sabe que não sabe

Estilos de Aprendizagem Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua O que acontece na Escola Aula Expositiva

Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua Orientação Estilos de Aprendizagem Aula Expositiva

Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua Estilos de Aprendizagem Descoberta Aula Expositiva Orientação

Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua Estilos de Aprendizagem Discussão Aula Expositiv a Orientação Descoberta

Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua Discussão Aula Expositiva Orientação Descoberta Tipos de Aprendizes A I A II A IV A III Dinâmico Imaginativo Analítico Senso Comum

Teoria do Fluxo Habilidade DESAFIODESAFIO Prof. Csikszentmihailyi

Atributos do Fluxo Desafio e competência estão equilibrados Feedback é claro Ação segue a inspiração Facilidade de enfoque em estímulos relevantes Senso de controle Inconsciência de si mesmo Passagem do tempo desapercebida Motivação intrínsica

Novo Paradigma Educacional Múltiplas Inteligências Diferentes Estilos de Aprendizagem Construção Conjunta do Conhecimento por Professores e Alunos Aprendizagem Cooperativa

Referência Bibliográfica Hossain, Punnipa. Redefining Instructional Technology: Transformation from Audio Visual Aids to Information Technology. In: Technology and Communications: Catalyst for Educational Change. Grand Prairie, TX,ICTE, 1996: Dyer, H. Education for the 70s. Theory to Practice, 4 (October):10-23, Lévy, Pierre. La Cibercultura y la Educación. (texto mimiografado), 1996.

Onde obter maiores informações Profa. Dra Iolanda B. C. Cortelazzo Fone: (041) /