Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo - Brazil
Desenvolvimento do Professor e as Tecnologias de Comunicação Experienciar as tecnologias de comunicação como ferramentas e meios de comunicação Refletir sobre a aplicação tanto das tecnologias vigentes quanto das emergentes na prática pedagógica Encontrar novas formas de aplicação das mídias na prática da sala de aula
Conceitos Educação Ensino Aprendizagem
Comunicação Social Comunicação Escolar Conceitos (cont)
Professor Conteúdo da Disciplina Seleção da Mídia Educacional Aprendiz Tecnologia Educacional Tradicional
Professor Aprendiz Conteúdo Seleção da Mídia Educacional Tecnologia Comunicacional Emergente
Tecnologia Abordagem Função do Professor Especialista Orientador Função do Aluno Receptor Passivo Colaborador Ativo Ênfase Educacional Fatos, memorização Crítico/Criação Avaliação Retenção Interpretação Reelaboração Método de Ensino Repetição e Prática I nteração/ Construção Acesso Limitado Ilimitado Educacional Colaborativa Tradicional + Emergente
Aula Expositiva Oficina Prática Conceitos
Tecnologias de Comunicação Integração das Tecnologias de Comunicação tradicionais, novas e novíssimas (emergentes) Linguagem Audiovisual e Educação Informática, Multimídia e Realidade Virtual
Projetos Pedagógicos Multimídicos e Telemáticos Forma : Equipe Multidisciplinar Conteúdo: Equipe Interdisciplinar Veículo: Multimídia Tradicional x Mutimídia Digital Telemática (BBS, Internet)
Acessar: ler textos analógicos e digitais ouvir e ver videoconferência pesquisar recursos “on” e “off-line” Pensar: analisar e interpretar texto oral e escrito, áudio, vídeo e informação digital Produzir: criar novos textos em várias mídias Comunicar: escrever “on” e “off-line” apresentar-se com multimídia Habilidades para trabalhar em rede
Interação Colaboração Solidariedade Integração Habilidades para trabalhar em rede
Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Não sabe que não sabe
Competência Incompetência ConhecimentoIgnorância Modelo de Competência e Consciência Não sabe que não sabe Sabe que não sabe
Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Não sabe que sabe Sabe Não sabe que não sabe que não sabe
Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Sabe Não sabe que sabe que sabe Sabe Não sabe que não sabe que não sabe
Estilos de Aprendizagem Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua O que acontece na Escola Aula Expositiva
Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua Orientação Estilos de Aprendizagem Aula Expositiva
Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua Estilos de Aprendizagem Descoberta Aula Expositiva Orientação
Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua Estilos de Aprendizagem Discussão Aula Expositiv a Orientação Descoberta
Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua Discussão Aula Expositiva Orientação Descoberta Tipos de Aprendizes A I A II A IV A III Dinâmico Imaginativo Analítico Senso Comum
Teoria do Fluxo Habilidade DESAFIODESAFIO Prof. Csikszentmihailyi
Atributos do Fluxo Desafio e competência estão equilibrados Feedback é claro Ação segue a inspiração Facilidade de enfoque em estímulos relevantes Senso de controle Inconsciência de si mesmo Passagem do tempo desapercebida Motivação intrínsica
Novo Paradigma Educacional Múltiplas Inteligências Diferentes Estilos de Aprendizagem Construção Conjunta do Conhecimento por Professores e Alunos Aprendizagem Cooperativa
Referência Bibliográfica Hossain, Punnipa. Redefining Instructional Technology: Transformation from Audio Visual Aids to Information Technology. In: Technology and Communications: Catalyst for Educational Change. Grand Prairie, TX,ICTE, 1996: Dyer, H. Education for the 70s. Theory to Practice, 4 (October):10-23, Lévy, Pierre. La Cibercultura y la Educación. (texto mimiografado), 1996.
Onde obter maiores informações Profa. Dra Iolanda B. C. Cortelazzo Fone: (041) /