PLANTANDO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS TIRADENTES E ZUMBI DOS PALMARES-MARI/PB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Vídeo Educar – Rubem Alves
MISSÃO: formar professores de educação física
E.M.Epitácio Campos 1º Bimestre Reunião de Pais
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Educação Ambiental - GPEEA
DADOS DA EVASÃO/2008 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAICÓ/RN
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Projetos e Currículo.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Portfólio de Estágio Supervisionado
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Construindo o futuro do seu filho!
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Tendência Progressista Libertadora
Roteiro de observação de estágio
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
SEMAMA DA CONCIÊNCIA NEGRA
Secretaria Municipal de Educação Pólo de Música de Ariquemes
Praticável: Cine Pipoca Saudável.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
PARCEIROS DO APRENDER todos juntos pelas crianças PROJETO APRENDER PB PE AL.
FUNCIONAMENTO 1° SEMESTRE Cultura: percussão, artesanato, artes, capoeira, maculelê, grafite. Esporte: futsal, voleibol, basquetebol. Oficina de.
Software Educativo União Educacional-Minas Gerais
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
Políticas Públicas em Educação do Campo SEDUC/RS
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
Currículo e diversidade
Projeto: Humanidade que Transforma
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Fotos da Escola Mostra Cultural Fotos da Escola Jogos Escolares Hora do r ecreio.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

PLANTANDO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS TIRADENTES E ZUMBI DOS PALMARES-MARI/PB

OBJETIVO Socializar o processo de implantação da proposta metodológica da Educação do Campo no currículo das escolas Tiradentes e Zumbi dos Palmares - Mari/PB

Escola “Zumbi dos Palmares” Escola “Tiradentes” Escola “Zumbi dos Palmares”

Gênese Curso de Extensão e Formação Continuada de Educadores do Campo através de Oficinas Pedagógicas (redimensionamento da prática pedagógica)

Conhecendo o Assentamento Formação Continuada Conhecendo o Assentamento Encontro de formação

Confecção de material didáticos (Jogos -Nov. 2007)

Formação sobre Meio Ambiente e Educação do Campo ( 05/2008)

Formação sobre reserva ambiental Abril de 2008

Alguns frutos Rediscussão do Projeto Político Pedagógico da escola; Currículo contextualizado com a realidade do aluno( Temas Geradores; Melhor integração Família/escola

Tema Gerador “Meio Ambiente” Reflorestamento do Assentamento Tiradentes

Tema gerador “Solo” Aula de Campo Produção de textos

Tema gerador - Reserva ambiental Panfleto educativo Caminhada pela preservação da reserva

Tema gerador - Reserva ambiental Produção de cartazes a partir da aula de campo na reserva do Assentamento Produção de panfletos educativos

Resgate da história do Assentamento O acampamento   A professora nos levou para conhecer o lugar onde se situava o acampamento. Ao rever o local lembrei que antigamente as barracas eram de lona, taipa, algumas de palha e de tijolos como a minha. Tinha um galpão que funcionava a escola. Eu vi o local onde eu morava, o curral e o pé de juá onde faziam as reuniões que eram avisadas através de uma batida no tambor. Quando as pessoas ouviam já sabiam que havia uma assembléia. Eu lembrei onde eram o campo de futebol, os pés de cajus onde eu passava por baixo quando ia pegar água na bica. Depois voltamos à escola para continuar o debate sobre o acampamento. Simone Soares de Lima Produção de texto/Acampamento

Integração família/escola (out/2007)-Esc. Tirdentes Abertura oficial do encontro Atividades lúdicas Grupo/Edu. Infantil

Curso de Violão Aula de capoeira

Integração família/escola (Nov/2007)-Esc. Zumbi dos Palmares Curso de arte em telha ministrado por uma moradora da comunidade Mística de abertura

Confecção de fantoches/apresentação Exibição de filmes educativos

1ªExposição da Semana do Folclore Ag./2008-Esc. Tiradentes Resgate da cultura Popular/Quadrilha Recitação de Trava- línguas/adivinhações

Degustação de comidas típicas da região Ciranda Degustação de comidas típicas da região

Fase inicial da experiência; Considerações Fase inicial da experiência; Envolvimento e compromisso de todos os profissionais da escola; Ressignificação da prática pedagógica; Ressignificação do ato de planejar; Parceria com a comunidade

Conquistas Jornada Pedagógica – Mari/julho de 2008 Formação específica em educação do campo

Desafios Tornar educação do campo política pública a todas escolas do campo; Formação continuada específica na metodologia da Educação do Campo.

“Educação do campo é direito e não esmola” (Gilvan Santos)