PLANTANDO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS TIRADENTES E ZUMBI DOS PALMARES-MARI/PB
OBJETIVO Socializar o processo de implantação da proposta metodológica da Educação do Campo no currículo das escolas Tiradentes e Zumbi dos Palmares - Mari/PB
Escola “Zumbi dos Palmares” Escola “Tiradentes” Escola “Zumbi dos Palmares”
Gênese Curso de Extensão e Formação Continuada de Educadores do Campo através de Oficinas Pedagógicas (redimensionamento da prática pedagógica)
Conhecendo o Assentamento Formação Continuada Conhecendo o Assentamento Encontro de formação
Confecção de material didáticos (Jogos -Nov. 2007)
Formação sobre Meio Ambiente e Educação do Campo ( 05/2008)
Formação sobre reserva ambiental Abril de 2008
Alguns frutos Rediscussão do Projeto Político Pedagógico da escola; Currículo contextualizado com a realidade do aluno( Temas Geradores; Melhor integração Família/escola
Tema Gerador “Meio Ambiente” Reflorestamento do Assentamento Tiradentes
Tema gerador “Solo” Aula de Campo Produção de textos
Tema gerador - Reserva ambiental Panfleto educativo Caminhada pela preservação da reserva
Tema gerador - Reserva ambiental Produção de cartazes a partir da aula de campo na reserva do Assentamento Produção de panfletos educativos
Resgate da história do Assentamento O acampamento A professora nos levou para conhecer o lugar onde se situava o acampamento. Ao rever o local lembrei que antigamente as barracas eram de lona, taipa, algumas de palha e de tijolos como a minha. Tinha um galpão que funcionava a escola. Eu vi o local onde eu morava, o curral e o pé de juá onde faziam as reuniões que eram avisadas através de uma batida no tambor. Quando as pessoas ouviam já sabiam que havia uma assembléia. Eu lembrei onde eram o campo de futebol, os pés de cajus onde eu passava por baixo quando ia pegar água na bica. Depois voltamos à escola para continuar o debate sobre o acampamento. Simone Soares de Lima Produção de texto/Acampamento
Integração família/escola (out/2007)-Esc. Tirdentes Abertura oficial do encontro Atividades lúdicas Grupo/Edu. Infantil
Curso de Violão Aula de capoeira
Integração família/escola (Nov/2007)-Esc. Zumbi dos Palmares Curso de arte em telha ministrado por uma moradora da comunidade Mística de abertura
Confecção de fantoches/apresentação Exibição de filmes educativos
1ªExposição da Semana do Folclore Ag./2008-Esc. Tiradentes Resgate da cultura Popular/Quadrilha Recitação de Trava- línguas/adivinhações
Degustação de comidas típicas da região Ciranda Degustação de comidas típicas da região
Fase inicial da experiência; Considerações Fase inicial da experiência; Envolvimento e compromisso de todos os profissionais da escola; Ressignificação da prática pedagógica; Ressignificação do ato de planejar; Parceria com a comunidade
Conquistas Jornada Pedagógica – Mari/julho de 2008 Formação específica em educação do campo
Desafios Tornar educação do campo política pública a todas escolas do campo; Formação continuada específica na metodologia da Educação do Campo.
“Educação do campo é direito e não esmola” (Gilvan Santos)