Projeto: Humanidade que Transforma

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Residências em Saúde: a multiprofissionalidade como um caminho
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Educação Ambiental - GPEEA
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Construindo o futuro do seu filho!
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Apresentação, discussão e aprovação da “Carta de Natal”
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
A Gestão participativa
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Política Educacional Brasileira
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Oficina Concurso Tempos de Escola. O que estas imagens representam para você?
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Seminário de Integração Profissional V 3.º ano – 2.º semestre Ano letivo 2012/2013 Discentes: Ana Patrícia Cal, 9835 Diana Ferreira, 9837 Docente: Ana.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
vídeo
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Abrir o Apetite Poético
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
TRABALHO COLABORATIVO
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Formação continuada ANO 2015
ALFABETIZAÇÃO.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar
Transcrição da apresentação:

Projeto: Humanidade que Transforma Trabalho: Sanfona Cidadã Autora: Professora Lucila Ferreira

Breve Descrição da Formação e Atuação da Autora: Curso de Pedagogia - Faculdade de Ciências e Letras “Oswaldo Cruz”; Curso de Formação Básica de Professores Primários; Curso de Formação de Professores em Artes Industriais (SESI-R.Catumbi-SP). ESPECIALIZAÇÃO Curso de Aperfeiçoamento em Pedagogia/Psicologia pelo Ministério da Educação e Cultura Paris-França (1974); Reciclagem na Educação de Adultos – RE-Núcleo de Trabalho Educacional.(Sindifícios-SP); II Encontro Pedagógico com Madalena Freire-Associação Paulista de Pedagogia-2009; X Fórum de Educação: A condição humana na Sociedade Pós Moderna: Práticas Humanizadas na Saúde e Educação – Centro Universitário São Camilo – 2009; Cursos da CENP.(Secretaria de Educação do Estado de S.Paulo) * PIC – Português * PIC – Matemática; Pós Graduação no Curso de Formação de Professores Para o Curso Superior-UNIP; I Encontro Terapêutico para Educadores, Pedagogos e Psicopedagogos com a Prof. Rossana Angelini.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Professora do Ensino Fundamental Ciclo I nas Oficinas Curriculares (em atividade desde 2006); Professora do Ensino Fundamental Ciclo II – Artes Industriais; Professora de Alfabetização de Adultos; Administradora de Creche Conveniada “Lar do Alvorecer Cristão”; Sócia, Professora e Supervisora Pedagógica da RE.-Núcleo Educacional S/C –Ltda. PALESTRAS III Jornada Pedagógica “Educação Escolar” no Curso de Extensão promovido pela Universidade Paulista – UNIP- campus Pinheiros- denominado: “Pedagogia: Perspectivas na Profissão – Transformações e Desafios” tema: “Escola de Tempo Integral – Oficinas de Trabalho e a Autoria dos Alunos” – 10/08/2011; Instituto de Ciências Humanas – Curso de Pedagogia na Universidade Paulista – UNIP – campus Paraíso – tema:” Caminhando com a Escola de Tempo Integral “ – 12/08/2011; Participação no “Seminário dos Profissionais Educadores da Diretoria Centro Oeste “Semeando Ideias...Valorizando Práticas” – 10/10/2012 – No Auditório da Diretoria Centro Oeste.

E o nosso trabalho ficou assim... Primeiro passo: fomos informados sobre o eixo temático a ser desenvolvido em 2011 – “Humanidade Que Transforma”, tendo como subtema das 3ª séries: Sustentabilidade. 1ª ação: Pesquisas, rodas de conversa, debates, leituras compartilhadas para relacionarmos o tema ao eixo temático e entendermos mais amplamente o subtema a ser desenvolvido. 2ª ação: elaboração do plano a ser executado, que teria como produto final uma Sanfona Cidadã. Os trabalhos são sempre feitos em grupos. 3ª ação: Conscientização: Por acreditar que um trabalho que trouxesse encantamento facilitaria a criatividade, a produção de textos com coesão e coerência, atenção à ortografia, deixando fluir a inspiração e assim o plano ficaria mais fácil de ser desenvolvido. 4ª ação: Inicio da produção dos textos sempre antecipando informações sobre as características dos mesmos e oferecendo elementos que pudessem subsidiar a criatividade. Alguns textos eram produzidos individualmente e outros em grupos. Sempre que o momento favorecia trabalhávamos cantando. 5ª ação: A medida que concluíamos um texto, após sua revisão e ilustração, íamos montando nossa Sanfona Cidadã. Esse trabalho visa desenvolver a autoria, a autonomia, a criatividade, a socialização dos saberes o compartilhamento entre os elementos dos grupos e a interação com as séries correspondentes. De maneira tal, que as sanfonas foram confeccionadas nas aulas de Artes com a professora Marilú. 6ª ação: Por classificarmos como um livro com o formato de uma Sanfona adicionou conhecimentos imprescindíveis ao mesmo, tais como: título, autoria, revisão, estética, créditos quando usamos um material de outrem. 7ª ação: A revisão era feita pelo grupo e só depois socializada com o professor. 8ª ação: A nossa última ação foi justamente refletir junto a eles avaliando até onde o trabalho inspirou a criança o ler, escrever, ilustrar, criar e sentir a necessidade de coordenar suas ideias de maneira a trazer histórias, fatos, entrevistas, etc. a público, estabelecendo um controle de qualidade no domínio da sua escrita e na expansão de seus conhecimentos.

Humanidade que Transforma Sanfona Cidadã Proposta para escola de tempo integral; O encantamento; Compartilhamento; Cantar; Pesquisas; Troca de experiências; Produção de textos; Por que a correção?

E a Sanfona foi tocando neste compasso...

“No gira gira da ciranda, flores, cores crianças e sons de uma sanfona que toca e toca virando historias de bichos, de seres de encantamento, de pequeninos criadores” (Lucila Ferreira)