CRIME DE SONEGAÇÃO FISCAL: O USO DO “CAIXA 2” (RECEITAS NÃO-CONTABILIZADAS)  CORRELAÇÃO/CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES: RECEITA PROVENIENTE DE CARTÕES DE.

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CRIME DE SONEGAÇÃO FISCAL: O USO DO “CAIXA 2” (RECEITAS NÃO-CONTABILIZADAS)  CORRELAÇÃO/CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES: RECEITA PROVENIENTE DE CARTÕES DE CRÉDITO – CASO DA FARMÁCIA  MOVIMENTAÇÃO EM CONTA-CORRENTE DA PESSOA JURÍDICA – PARÂMETROS SUGERIDOS

CRIME DE SONEGAÇÃO FISCAL: O USO DO “CAIXA 2” (RECEITAS NÃO-CONTABILIZADAS)  “ESTOURO DE CAIXA”

CRIME DE SONEGAÇÃO FISCAL: O USO DO “CAIXA 2” (RECEITAS NÃO-CONTABILIZADAS)  CONCLUSÃO: NÃO VALE A PENA  RECOMENDAÇÃO: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO – ELISÃO FISCAL, AO INVÉS DE EVASÃO FISCAL, PARA MINIMIZAR O IMPACTO TRIBUTÁRIO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: LUCRO REAL OU PRESUMIDO?  PRESUMIDO: O RIR (REGULAMENTO DO IMPOSTO DE RENDA – DECRETO 3.000/99) ESTABELECE OS PERCENTUAIS DE PRESUNÇÃO:  SERVIÇOS: 32% DO FATURAMENTO  COMÉRCIO: 8% DO FATURAMENTO  TRANSPORTE: 16% DO FATURAMENTO (ou 8%, SE TRANSPORTE DE CARGA)

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: LUCRO REAL OU PRESUMIDO?  “INTERPRETADO”DE OUTRA FORMA: PRESUME-SE QUE AS DESPESAS REPRESENTAM O QUE FALTA PARA CHEGAR A 100%, SEM NECESSIDADE DE COMPROVAÇÃO  SERVIÇOS: 68% DO FATURAMENTO  COMÉRCIO: 92% DO FATURAMENTO  TRANSPORTE: 92% (CARGA) OU 84% DO FATURAMENTO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: LUCRO REAL OU PRESUMIDO?  REAL: CONSIDERAM-SE AS DESPESAS EFETIVAMENTE INCORRIDAS. É VANTAJOSO PARA QUEM TEM DESPESAS ACIMA DAS PRESUNÇÕES ANTERIORES. A RECEITA NÃO ACEITA ALGUMAS DESPESAS (ALIMENTAÇÃO DOS SÓCIOS, BRINDES, ETC). EXEMPLO:

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: LUCRO REAL OU PRESUMIDO?  O RACIOCÍNIO É O MESMO PARA A CSLL; EM TERMOS APROXIMADOS, BASTA MULTIPLICAR O VALOR ENCONTRADO POR 1,4 (9/25) PARA ACHAR A ECONOMIA

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: LUCRO REAL OU PRESUMIDO?  LIMITAÇÕES PARA OPÇÃO: ENTIDADES COM FATURAMENTO ATÉ R$ /ANO  O CRESCIMENTO ESTRUTURADO/PLANEJADO PERMITE OPTAR-SE PELA CRIAÇÃO DE NOVA ENTIDADE EM DETRIMENTO DA EXPANSÃO DA ORIGINAL, PARA QUE SE MANTENHA O BENEFÍCIO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: EXPANSÃO DAS ATIVIDADES E CISÃO PARCIAL: CASO DOS TRANSPORTES DE CARGA  COMPRA DE UM CAMINHÃO POR R$ (OPÇÃO POR TRANSPORTE INCORPORANDO O BEM À ESTRUTURA); VANTAGEM TRIBUTÁRIA, SE OPTANTE PELO LUCRO REAL COM RECEITA SUJEITA À AIR, É DE APROXIMADAMENTE 34% (IR + AIR + CSLL) SOBRE A DEPRECIAÇÃO, VEZ QUE A DESPESA É DEDUTÍVEL; ADMITINDO VIDA ÚTIL DE 5 ANOS, DEP = 20% AO ANO; ASSIM, ECONOMIA É DE 34% * 20% * R$ , OU R$ /ANO POR CAMINHÃO;

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: EXPANSÃO DAS ATIVIDADES E CISÃO PARCIAL: CASO DOS TRANSPORTES DE CARGA  SE OPTAR-SE POR TRANSPORTAR POR OUTRA EMPRESA DO GRUPO, PAGAR-SE-Á DESPESA COM LOCAÇÃO, IGUALMENTE DEDUTÍVEL; SE A LOCAÇÃO FOR FEITA A PREÇO DE CUSTO PARA A LOCADORA, A ECONOMIA É IGUAL NA EMPRESA LOCATÁRIA. AO INVÉS DE ECONOMIZAR-SE VIA DESPESA COM DEPRECIAÇÃO, A ECONOMIA SERÁ FEITA VIA DESPESA COM LOCAÇÃO;

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: EXPANSÃO DAS ATIVIDADES E CISÃO PARCIAL: CASO DOS TRANSPORTES DE CARGA  NESSE CASO, HAVERÁ DE SE ESCOLHER O CRITÉRIO DE TRIBUTAÇÃO DA LOCADORA COM CUIDADO; SE LUCRO REAL, O IMPACTO FISCAL SERÁ = 0 SOB A ÓTICA DE IR/AIR/CSLL, RECAINDO, APENAS, ISS/PIS/CONFINS; A DESVANTAGEM FICARÁ POR CONTA DESSES TRIBUTOS QUE INCIDEM SOBRE O FATURAMENTO; NO CASO, ADMITINDO ISS = 2%, O PREJUÍZO SERIA DE 2% + 0,65% + 3 = 5,65%, OU R$ 2.260

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: EXPANSÃO DAS ATIVIDADES E CISÃO PARCIAL: CASO DOS TRANSPORTES DE CARGA  SE OPTAR PELO LUCRO PRESUMIDO, O IMPACTO NEGATIVO SERÁ DE 5,65% + 8% * 24% = 7,57%, OU R$  CENÁRIO 2: ALTERNANDO O VALOR DA LOCAÇÃO:  SE A LOCADORA DISPONIBILIZAR O VEÍCULO NÃO A PREÇO DE CUSTO, MAS COM PREÇO DE LOCAÇÃO IGUAL A DUAS VEZES O CUSTO DE AQUISIÇÃO, O CENÁRIO SERIA O SEGUINTE:

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: EXPANSÃO DAS ATIVIDADES E CISÃO PARCIAL: CASO DOS TRANSPORTES DE CARGA  VALOR DA LOCAÇÃO AO ANO: R$  ECONOMIA NA LOCATÁRIA (A TÍTULO DE DESPESA COM LOCAÇÃO): 34% * R$ = R$  TRIBUTAÇÃO NA LOCADORA: SE PRESUMIDO, 7,57% * R$ = R$ 6.056; SE REAL, 5,65% * R$ % * R$ (FATURAMENTO – DEPRECIAÇÃO, SEM CONSIDERAR OUTROS GASTOS) = R$ R$ = R$  RESULTADO FINAL SE PRESUMIDO, R$ – R$ = R$ , GANHO DE MAIS DE 50% SOBRE A ECONOMIA INICIAL (R$ , CASO O TRANSPORTE FOSSE “PRÓPRIO”)  RESULTADO FINAL SE REAL, R$ – R$ = R$ , PERDA DE CERCA DE 4% SOBRE A ACONOMIA INICIAL (R$ , CASO O TRANSPORTE FOSSE “PRÓPRIO”)

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: EXPANSÃO DAS ATIVIDADES E CISÃO PARCIAL: CASO DOS TRANSPORTES DE CARGA  CENÁRIO 3: ALTERNANDO NOVAMENTE O VALOR DA LOCAÇÃO:  VALOR DA LOCAÇÃO AO ANO: R$  ECONOMIA NA LOCATÁRIA (A TÍTULO DE DESPESA COM LOCAÇÃO): 34% * R$ = R$  TRIBUTAÇÃO NA LOCADORA: SE PRESUMIDO, 7,57% * R$ = R$ 9.084; SE REAL, 5,65% * R$ % * R$ (FATURAMENTO – DEPRECIAÇÃO, SEM CONSIDERAR OUTROS GASTOS) = R$ R$ = R$  RESULTADO FINAL SE PRESUMIDO, R$ – R$ = R$ , GANHO DE MAIS DE 133% SOBRE A ECONOMIA INICIAL (R$ , CASO O TRANSPORTE FOSSE “PRÓPRIO”)  RESULTADO FINAL SE REAL, R$ – R$ = R$ , GANHO DE CERCA DE 9% SOBRE A ACONOMIA INICIAL (R$ , CASO O TRANSPORTE FOSSE “PRÓPRIO”)

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: COMO DIFERENCIAR ELISÃO DE EVASÃO?  DIVIDENDOS OU PRO-LABORE?  CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES COMO PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA? QUAIS OS RISCOS ENVOLVIDOS? CASO DA FACULDADE

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: COMO DIFERENCIAR ELISÃO DE EVASÃO?  MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA EM C/C INCOMPATÍVEL COM A RENDA DECLARADA: O CASO DO JOGADOR DE FUTEBOL  AQUISIÇÃO DE EMPRESAS COM ÁGIO E AMORTIZAÇÃO PARA FINS TRIBUTÁRIOS: PARÂMETROS POSSÍVEIS

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: COMO DIFERENCIAR ELISÃO DE EVASÃO?  FALÊNCIA TRADICIONAL E “BRANCA”: O CASO DA EMPRESA DE IMPORTAÇÃO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: COMO DIFERENCIAR ELISÃO DE EVASÃO?  NOTAS FISCAIS CAUÇADAS, DUBLÊ E MEIA- NOTA  SEPARAÇÃO DE EMPRESAS PARA FINS DE ADOÇÃO DO LUCRO PRESUMIDO – O CASO DA EMPRESA DE INFORMÁTICA – PARÂMETROS PARA AFERIR A LEGITIMIDADE

FRAUDES ENVOLVENDO PATRIMÔNIO PESSOAL - PF  CAMUFLAGEM DE PATRIMÔNIO EM CASO DE SEPARAÇÃO: O CASO DO ADVOGADO  AJUSTE DO PREÇO DE VENDA PARA FINS DE MINIMIZAÇÃO DO ITBI

FRAUDES ENVOLVENDO PATRIMÔNIO PESSOAL - PF  DESVANTAGEM DE OPERAR COM CAIXA 2: O CASO DO ACIDENTE DE BARCO E O PREJUÍZO NA INDENIZAÇÃO

MEDIDAS PARA MINIMIZAR A CARGA TRIBUTÁRIA DENTRO DA LEI – ELISÃO FISCAL  PLANEJAR O CRESCIMENTO: EXPANSÃO OU CRIAÇÃO DE NOVA EMPRESA?  ANÁLISE DO MONTANTE E QUALIDADE DAS DESPESAS À LUZ DO RIR PARA DEFINIÇÃO DO CRITÉRIO DE TRIBUTAÇÃO MAIS VANTAJOSO  ATENTAR PARA A ESCOLHA DE CONTADORES/ADVOGADOS/CONSULTORES

MEDIDAS PARA MINIMIZAR A CARGA TRIBUTÁRIA DENTRO DA LEI – ELISÃO FISCAL  ESCOLHER TESES TRIBUTÁRIAS BEM ACEITAS NA JUSTIÇA: O CASO DA IMOBILIÁRIA E A FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA  COMPRA DE TÍTULOS DA DÍVIDA PÚBLICA ADMINISTRADOS PELA STN COM DESÁGIO  REALIZAÇÃO DE AUDITORIA TRIBUTÁRIA

MEDIDAS PARA MINIMIZAR A CARGA TRIBUTÁRIA E MAXIMIZAÇÃO DO RESULTADO  TER EM MENTE QUE: “MILAGRE SÓ POSSÍVEL POR MEIO DE DEUS”. É NECESSÁRIO, LEGAL E LEGÍTIMO PAGAR IMPOSTO  FINANCIAMENTOS PELO BNDES: OPERAÇÕES DIRETAS, INDIRETAS E O AUTOMÁTICO

MEDIDAS PARA MINIMIZAR A CARGA TRIBUTÁRIA E MAXIMIZAÇÃO DO RESULTADO  MUDANÇA DO ENTENDIMENTO DO STJ/RFB: INDISPONIBILIDADE DOS BENS DOS SÓCIOS/ADMINISTRADORES

MEDIDAS PARA MINIMIZAR A CARGA TRIBUTÁRIA E MAXIMIZAÇÃO DO RESULTADO  A DENÚNCIA ESPONTÂNEA AFASTA A MULTA; O PARCELAMENTO É PERMITIDO A QUALQUER TEMPO

MEDIDAS PARA MINIMIZAR A CARGA TRIBUTÁRIA E MAXIMIZAÇÃO DO RESULTADO CONTATO:  