Expositor: Leandro Navega. INCREMENTAR O COMBATE AS INFRAÇÕES CONTRA ORDEM ECONÔMICA OBJETIVO ESTRATÉGICO Convênio celebrado pelo MP/RJ e Secretaria de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO E OPERACIONAL DA
Advertisements

ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS DA UNESP
PLANO DE PRIORIZAÇÃO DO USO DO PREGÃO ELETRÔNICO
PROJETO DE ALTERAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES
Comissão de Educação dos Profissionais
ÓRGÃOS CELEBRANTES: CONTROLES INTERNOS DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL – ATRAVÉS DO CONACI ÓRGÃO REPASSADOR: BANCO MUNDIAL. GRUPO DE TRABALHO: AL, DF,
Conselho Nacional de Controle Interno 6ª Reunião Técnica Grupo de Trabalho sobre Sistema de Integridade dos Estados Brasileiros Maceió, 21 e 22 de Março.
Audiência Pública Hospitais Federais Rio de Janeiro
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 3ª REGIÃO ENCONTRO DA 5ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
- Justificativas teóricas clássicas: relevância política e jurídica de algumas autoridades; maior imparcialidade dos Tribunais; Justificativa oculta: os.
O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NO COMBATE À PIRATARIA DE G.L.P. São Paulo, 12 de setembro de 2006 JEFFERSON APARECIDO DIAS Procurador da República.
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
Janeiro/2013 ENCONTRO APRECE NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ Controle Externo, Controle Social e Cidadania.
Portal dos Convênios – SICONV
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS.
Brasília, 17 de setembro de 2010
CICB - ESTRUTURA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL ABRIL / 2010.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Cartel “Um acordo entre cavalheiros”.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
SETOR DE COMPRAS CEART/UDESC
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Controladoria-Geral da União Ministério do Planejamento Convênios julho de 2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Fórum de Governadores do Nordeste Novas regras de transferências voluntárias da união Ministro Paulo Bernardo Teresina, 25 de.
Cpadsi Centro de Pesquisa, Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação.
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E O COMBATE À IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
O que é o que é: é pequeno, escuro e está batendo à sua porta?
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
Recursos Públicos Federais SICONV – sistema de convênios Um novo paradigma nas transferências voluntárias da União.
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO
Procuradoria Geral do Estado
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
ÉTICA E PROBIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Dr. Sílvio Antônio Marques
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
Convênio de Cooperação Técnico-Científico – Gestão de Tecnologia da Informação na FAPESPA   Coordenação: Profa. Dra. Carla Alessandra Lima Reis Prof.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
CADE CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
MARCO REGULATÓRIO DAS OSC NO SICONV
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
DOS CRIMES DE ABUSO DE PODER ECONÔMICO
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E PESQUISA - DPP COORDENAÇÃO-GERAL DE MEIO AMBIENTE - CGMAB EMPREENDEDOR: Contratação e fiscalização de contratos de arqueologia.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
CEAT - Central de Apoio Técnico - Setor Contábil Rua Dias Adorno 367, 5º andar Belo Horizonte - MG Cep.: Tel.: (31) TRANSPORTE ESCOLAR.
Comissão Mista da Medida Provisória nº 703/2015 Acordo de Leniência Carlos Higino Secretário-Executivo Controladoria-Geral da União Brasília, 06 de abril.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
1. - Facilitam a adequada instrução processual; - Agilizam a elaboração de editais, termos de referência e contratos; - Viabilizam análise jurídica mais.
Agosto/2015 DISCUSSÃO MEDIDA PROVISÓRIA Nº 678/2015.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
NÚCLEO IV Luiz Henrique Bonatelli Julho de ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo na Paraíba João Walraven Júnior Analista de Controle.
Trabalho de História. CARTEL Profª: Aline Rosa Kist.
Transcrição da apresentação:

Expositor: Leandro Navega

INCREMENTAR O COMBATE AS INFRAÇÕES CONTRA ORDEM ECONÔMICA OBJETIVO ESTRATÉGICO Convênio celebrado pelo MP/RJ e Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça PARCERIA

Intensificação do combate ao cartéis  Foco principal: Cartéis em licitações e combustíveis DACAR – MP/RJ

a)GNCOC – Grupo I b)ENACC c)SDE d)ANP PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Externas 1 – Órgão de natureza administrativa 2 – Braço tecnológico e investigativo das promotorias de justiça Internas

CARTEL COMO ILÍCITO Ilícito penal : Artigo 90 da Lei 8666 e Lei 8137/90 Ilícito administrativo – CADEImprobidade administrativa ou ilícito civil

FOCOS DE ATUAÇÃO Cartéis em compras públicas Cartel e venda clandestina de GLPAdulteração de combustíveis

CARTÉIS EM LICITAÇÕES PÚBLICAS CRIAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE TRABALHO Interlocução constante com a Secretaria de Direito Econômico - Ministério da Justiça

FORMAS DE CARTÉIS EM COMPRAS PÚBLICAS a) Fixação de preços b) Direcionamento privado na licitação c) Divisão de mercado d) Supressão de propostas e) Apresentação de proposta “pro forma” f) Rodízio g) Sub-contratação

APROXIMAÇÃO DA ÁREA CRIMINAL COM O PATRIMÔNIO PÚBLICO Normalmente os cartéis em compras públicas também ensejam a prática de improbidade Inexistência do foro e tipicidade mais aberta Inquérito civil possibilita quase todas as cautelares

Atuação do analista - Informações do processo Diário Oficial (DOI-NET) Sites de Compras Sistemas do Estado Dificuldades Falta de publicidade dos atos oficiais Sistemas falhos e com poucas informações

Possibilidade de melhoria nas buscas  maior controle social Maior transparência Dificuldades Discussão com os responsáveis pelos sítios eletrônicos para melhoria nos sistemas Sugestão

1 CNPG  Criação do nacional – Copa do Mundo 2 Grupo MP/RJ  Formado por diferentes órgãos de execução. 3 Combate aos cartéis – Acompanhamento do mercado

Investigações do PAN Editais, contratos e execução Levantamentos do PAN Audiências Públicas Apresentações dos projetos ao MP Participação em todas as discussões Centralização dos editais e decisões das Cortes (banco de dados) Atuação conjunta com o MP  Definição de metodologia Copa e Olimpíadas

Valor estimado e contratos Análise da economicidade do contrato Análise deve constar na perícia Verificação do planejamento adequado Analisar os interesses dos participantes dos certames Análise das planilhas apresentadas

Muito obrigado !