Curso de Educação Física Ensino da Capoeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Advertisements

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
Máscaras Africanas.
O Plano de Ação Curricular na Escola
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
PROF. JORGE LUÍS DOS SANTOS
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Por que Arte-Educação?.
LEI Nº 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
sociologia no ensino médio: a temática da inclusão social
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Introdu ç ão à Educa ç ão F í sica Prof. Msc. Paulo Jos é dos Santos de Morais Curso de Educa ç ão F í sica - CEAP.
Ensino Médio e Educação Profissional
O Papel Social do Professor
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Introdução à Educação Física Educação Física Prof. Esp
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS LICENCIATURA INTERCULTURAL.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Curso de Educação Física Ensino da Capoeira
A construção histórica da Psicologia Social
LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:         Art.
Tema central e eixos temáticos
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Prof. José Roberto Medina
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Plano Nacional de Cultura
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
Currículo e diversidade
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
História da África Curso de História
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
05/11/2015.
ESPAÇO PARA COLOCAR IMAGEM
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO I FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS.
Lei /03 Jeruse Romão.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
NOVEMBRO AFRO-CONSCIENTE! PARIPE – SALVADOR - BAHIA PEÇA TEATRAL RECITAL POÉTICO FEIRA AFRO- BRASILEIRA CORAL AFRO RODA DE CAPOEIRA MOSTRA FOTOGRÁFICA.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Curso de Educação Física Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais

? ? ? CAPOEIRA ? ? ?

Pra começar: um pouco de História... Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Pra começar: um pouco de História... Código Penal da República dos Estados Unidos do Brasil, Decreto no 487 de outubro de 1890, Capítulo XIII: Dos Vadios e Capoeiras “Art. 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação de capoeiragem; andar em correrias com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal: Pena – De prisão celular de dois a seis meses “Parágrafo único. É considerada circunstância agravante pertencer o capoeira algum bando ou malta. Aos chefes ou cabeças se imporá a pena em dobro. (...)

Pra começar: um pouco de História... Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Pra começar: um pouco de História... Código Penal da República dos Estados Unidos do Brasil, Decreto no 487 de outubro de 1890, Capítulo XIII: Dos Vadios e Capoeiras “Art. 404. Se nesses exercícios de capoeiragem perpretar homicídio, provocar lesão corporal, ultrajar o pudor público e particular, e perturbar a ordem, a tranquilidade e a segurança pública ou for encontrado com armas, incorrerá cumulativamente nas penas cominadas para tais crimes” (VIEIRA, 1998)

Senta que lá vem Leitura! Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Senta que lá vem Leitura! Povo Marcado Aventuras na História

Continuando: um pouco de História... Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Continuando: um pouco de História... República Federativa do Brasil, 15 de julho de 2008, Ministério da Cultura Capoeira: Patrimônio Cultural Brasileiro, registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial Manifestação cultural está inscrita nos Livros dos Saberes e das Formas de Expressão “No DNA físico e cultural do povo brasileiro está a contribuição africana e só por preconceito é possível não reconhecê-la.” Juca Ferreira, ministro da Cultura interino . “O registro do Ofício dos Mestres de Capoeira e da Roda de Capoeira como forma de expressão é mais um símbolo de uma vontade política (...) que reflete o desejo maior da sociedade de promover e valorizar as expressões culturais vinculadas aos setores culturais historicamente excluídos das políticas de Estado” Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan

Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.         Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:          Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B: "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. § 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. § 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. § 3o (VETADO)" "Art. 79-A. (VETADO)" "Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’."         Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.         Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182o da Independência e 115o da República. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque

Senta que lá vem Leitura! Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Senta que lá vem Leitura! Pai contra Mãe Machado de Assis

Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Capoeira e Educação Visa o desenvolvimento das múltiplas potencialidades humanas, em sua riqueza e diversidade, para o acesso às condições de produção do conhecimento e da cultura. Atuações: Plano Individual Plano Social (NEIRA, 2003)

Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Capoeira e Educação Viabilizar aos indivíduos condições para o desenvolvimento do domínio das diversas linguagens (matemática, lingüística, artística, científica e corporal), a compreensão de fenômenos naturais e dos processos histórico-geográficos, o enfrentamento de situações-problemas, a construção da argumentações e a proposição de intervenções solidárias na realidade. (NEIRA, 2003)

Capoeira e Educação Física Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Capoeira e Educação Física “(...) Qualquer área que pretenda estudar os movimentos humanos ou utilizá-los de alguma forma, deve abordá-los com a complexidade que os movimentos têm. Em primeiro lugar, deve-se levar em conta a relação do corpo e meio social; é aqui que se inserem o beijo, o abraço, o jogo de futebol, a brincadeira de criança ou os códigos motores utilizados por determinada comunidade.” “(...) a capoeira ganha cada vez mais espaço no cotidiano escolar.” (PCN’s, 1998)

Capoeira e Educação Física Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Capoeira e Educação Física “(...) A linguagem corporal – desenvolvida não somente pela Educação Física, como também pela Arte – aglutina e expõe uma quantidade infinita de possibilidades, que a escola estimula e aprofunda.” “(...) Projetos como a elaboração de jogos, resgate de brincadeiras populares, narração de fatos e elaboração de coreografias podem estar perfeitamente articulados com Português, História, Geografia, Sociologia etc. Esclarece-se que a via de integração não é única, e sim de duas mãos, o que significa que as demais áreas devem utilizar-se do movimento, buscando também integrar-se de forma eficiente com a Educação Física.” (PCN’s, 1998)

Capoeira e Educação Física Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Capoeira e Educação Física “Não se constrói uma capoeira crítica e progressista apenas jogando, nem tampouco, teorizando sobre ela, mas sim através da análise criteriosa de suas técnicas, rituais e condicionantes históricos em sintonia com uma prática sistematizada. (...) O movimento humano não deve ser entendido como qualquer movimento feito sem reflexão, mas sim pensado, analisado, criticado e contextualizado.” (FALCÃO, 1995)

Quadra de Capoeira (fragmentos) Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Quadra de Capoeira (fragmentos) Óia tamos na escola! Êê tamos na escola camará... Ói aprendendo a ler! Êê aprendendo a ler camará... Êê viva meu Deus! Êê viva meu Deus camará... Óia viva meu Mestre! Êê viva meu mestre camará... Óia quem me ensinou! Êê quem me ensinou camará... Ai ai a malandragem! Êê a malandragem camará Passar bem, passar mal, mas tudo no mundo é passar camará! Mestre Bimba