PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Oficina de Apropriação de Resultados
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Apropriação de resultados SADEAM 2012
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
1 PROVA SÃO PAULO Avaliação do Rendimento Escolar 30/09/2007 Profª Maria Inês Fini AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
Currículo oficial de São Paulo
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Oficina de Apropriação de Resultados
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Oficina de Apropriação de Resultados
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Apropriação dos Resultados
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada ANO 2015
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO Oficina de Capacitação de Monitores Março de 2012

PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Currículo Desempenho dos alunos ( Avaliação) Programas de Ensino Formação docente.

CONSTRUÇÃO COLETIVA Participação de especialistas, professores e gestores Formação de grupos de trabalho compostos por professores nas diversas fases do projeto. Necessidade de se construir acordos Articulação permanente das várias dimensões do projeto.

PARÂMETROS CURRICULARES Língua Portuguesa Matemática Ciências Humanas Ciências da Natureza Arte Educação Física Línguas Estrangeiras. Educação de Jovens e Adultos.

NIVEIS DE ENSINO E MODALIDADE Ensino Fundamental: anos iniciais Ensino Fundamental : anos finais Ensino Médio Educação de Jovens e Adultos : Ensino Fundamental e Médio

PARÂMETROS CURRICULARES- Língua Portuguesa Matemática Educação de Jovens e Adultos. Referências Base Curricular Comum (BCC) Orientações Teórico-Metodológicas ( OTM) Proposta Curricular para o Ensino Médio Integral.

PARÂMETROS CURRICULARES EM PERNAMBUCO. Explicitar de forma objetiva as expectativas de aprendizagem que se definem para os alunos durante o processo de formação escolar. As aprendizagens que todos os pernambucanos em idade escolar devem desenvolver em todas as áreas do conhecimento durante a Educação Básica O desempenho de cada aluno desejável ao final de cada etapa da escolarização Os níveis de proficiência correspondentes a este desempenho.

PARÂMETROS CURRICULARES: CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA Proposta inicial : especialistas do CAEd Comissões de Especialistas: Língua Portuguesa, Matemática e Educação de Jovens e Adultos Realização de Oficina em Recife Elaboração da proposta para ser apresentada aos professores para discussão Discussão pelos grupos de professores em 17 Regionais de Ensino do Estado de Pernambuco- 1360 professores Resultados das discussões retornam à coordenação do projeto e aos especialistas.

LÍNGUA PORTUGUESA Parâmetros curriculares e expectativas de aprendizagem para cada ano de escolarização no Ensino Fundamental e Médio Organização em eixos: Apropriação do Sistema Alfabético Oralidade Leitura Escrita Estéticas Literárias e seus contextos sócio-históricos Ensino Médio Eixo Vertical: Análise Linguística.

LÍNGUA PORTUGUESA Organização do documento: Cores diferentes demarcam os anos escolares em que as expectativas de aprendizagem devem ser objeto de ensino sistemático pelos professores. Azul clara – ano em que uma expectativa de aprendizagem começa a ser abordada pelas práticas de ensino, mesmo que não seja de forma sistemática. Azul celeste: ano (s) durante o(s) qual(is) uma expectativa de aprendizagem deve ser objeto de sistematização pelas práticas de ensino. Azul escuro: ano(s) durante o(s) qual(is)uma expectativa de aprendizagem deve ser efetivada.

MATEMÁTICA . Parâmetros curriculares e expectativas de aprendizagem Organização do documento Geometria Estatística e Probabilidade Álgebra e Funções Grandezas e Medidas Números e Operações Define-se a expectativa de aprendizagem em cada área por ano de escolaridade no Ensino Fundamental e Médio.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. EJA como modalidade da Educação Básica A diversidade etária dos estudantes de EJA As discussões sobre as especificidades das várias fases de desenvolvimento humano: jovem, adulto e idoso. A luta histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e em Pernambuco. A necessidade de um projeto pedagógico específico para EJA. Expectativas de aprendizagem adaptadas às necessidades da Educação de Jovens e Adultos. Fases do Ensino Fundamental Módulos do Ensino Médio

PADRÕES DE DESEMPENHO Articulação com os parâmetros curriculares definidos nas discussões com os professores, especialistas e gestores educacionais. Grupos de trabalho nas Regionais com a participação dos professores. Tarefas compatíveis com os anos de escolarização são analisadas pelos professores que assinalam se um aluno de uma determinada categoria de desempenho resolve de forma satisfatória o exercício proposto

PADRÕES DE DESEMPENHO. Aplicação de testes por amostra de turmas para medir a proficiência dos alunos, com base nas tarefas analisadas pelos professores. Os dados são processados e analisados, com o objetivo de identificar as expectativas de aprendizagem dos professores associadas aos padrões de desempenho da educação básica.

PADRÕES DE DESEMPENHO 1ª rodada: tópicos analisados Expectativas de aprendizagem dos professores e parâmetros curriculares de referência. Desempenho dos alunos e parâmetros curriculares de referência. Os dados são processados e analisados, com o objetivo de validar os parâmetros curriculares e os padrões de desempenho da educação básica.

PADRÕES DE DESEMPENHO- 2 Avaliação dos alunos pelos professores e os parâmetros curriculares de referência Avaliação dos alunos pelos professores e o desempenho dos alunos. Proposta encaminhada às comissões de especialistas para versão final dos parâmetros curriculares, padrões e niveis de desempenho. Destaque para a articulação currículo e avaliação nos Parâmetros da Educação Básica.

PROGRAMAS DE ENSINO. Articulação com os Parâmetros Curriculares e Padrões de Desempenho dos alunos. Discussão da implementação do currículo real e construção do projeto pedagógico. Comissões de especialistas propõe o desenvolvimento de programas de ensino. Discussão pelos grupos de professores nas Regionais.

PARÂMETROS DE FORMAÇÃO DOCENTE. As comissões de especialistas elaboram uma versão inicial dos parâmetros de formação docente, com base nos parâmetros curriculares e propostas de programas de ensino. Discussão da proposta pelos Grupos de Professores nas Regionais de Educação. Equipe de sistematização propõe às comissões de especialistas a versão final dos Parâmetros de Formação Docente e dos Programas de Ensino.

CONCLUSÕES O significado da construção coletiva A importância do trabalho dos grupos A importância do trabalho dos monitores para o êxito do processo de discussão e formulação de propostas. A articulação permanente entre as várias dimensões do projeto “Parâmetros da Educação Básica: Currículo, Avaliação, Programas de Ensino e Formação Docente.