Psicologia da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Actividades do Formador
EMPREGABILIDADE na agricultura – novas actividades na agricultura e formas de produção com vista à qualidade.
Conjunto de estruturas
Construção do Jogo. O papel da professora situou-se nos planos de: 1.Orientadora 1.Orientadora na intervenção activa do aluno 2.Interventora 2.Interventora.
A Investigação Educacional em Portugal
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Lideranças nas organizações educativas
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Práticas no ensino da língua
Linhas orientadoras para o ensino da Língua Portuguesa
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
(Animador Sócio Cultural)
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Intervenção psicológica
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Educação e Tecnologias
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Trabalho proativo com os pais/encarregados de educação
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Mariana Dias Coordenadora da equipa do Centro de Investigação em Educação (ESELx) ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.
Medidas educativas para alunos com NEE
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Mercados de trabalho e competências profissionais
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Porquê e Para Quê? Irene Higgs, Carina PauloAlcoitão, Junho 2012.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Política Educacional Brasileira
Psicopedagogo clínico
Animação Sociocultural
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Serviço de Psicologia e Orientação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Formador (M/F) Perfil Profissional.
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Medidas Ativas de Emprego
PEI – Programa Educacional Individualizado
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Serviço de Psicologia e Orientação
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Formação continuada ANO 2015
O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
PSICOLOGIA DESPORTIVA Ocupa-se de… O comportamento do indivíduo nas situações de prática desportiva; Os fenómenos psicológicos ligados ao desempenho do.
Termo de Terminalidade
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
20 de Setembro de 2007 APRESENTAÇÃO DO ANO LECTIVO 2007 / 2008 Conferência de Imprensa.
Transcrição da apresentação:

Psicologia da Educação Paula Couceiro

Tarefas Psicólogo da Educação * Promoção do sucesso escolar, através da disponibilização de informação adequada e de formação de competências, atitudes, comportamentos e ambientes favoráveis a uma aprendizagem bem sucedida; * Prevenção do abandono escolar precoce, através da promoção das condições psicossociais conducentes ao acesso e progressão no sistema educativo/formação; * Avaliação global dos alunos, tendo em vista a detecção e posterior intervenção relativamente a problemas de desenvolvimento e/ou dificuldades de aprendizagem em diferentes graus de ensino e formação; * Prestação de apoio psicopedagógico a alunos que dele necessitem, tarefa normalmente realizada em colaboração com professores, formadores e outros técnicos das escolas ou dos centros de formação profissional;

Tarefas Psicólogo da Educação * Planificação e implementação de programas de intervenção precoce junto de alunos com Necessidades Educativas Especiais ou que apresentem dificuldades de aprendizagem; * Reconhecimento, certificação e validação, em contextos de formação e de trabalho, de competências adquiridas; * Consultoria aos diversos agentes, actuando nas áreas da educação, da formação e do emprego, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida ; * Planeamento e execução de actividades de orientação e desenvolvimento da carreira em todos os graus de ensino e no âmbito do sistema de formação/emprego;

Tarefas Psicólogo da Educação * Planificação e implementação de programas de educação/formação parental e de intervenção comunitária, junto de grupos em risco/desvantagem social; * Avaliação/intervenção na qualidade dos contextos de sociabilização formais e informais, frequentados pelas crianças, adolescentes e jovens, tendo em vista a promoção do seu desenvolvimento.

Competências Psicólogo da Educação competências académicas e técnicas conhecimentos aprofundados na área da psicologia do desenvolvimento, da personalidade, da aprendizagem, da educação e do comportamento vocacional ao longo do ciclo da vida, bem como um domínio dos métodos de avaliação e intervenção gerais e específicos e das modalidades de investigação com maior aplicação no domínio da psicologia da educação.

Competências Psicólogo da Educação competências pessoais capacidade para trabalhar em equipa e interagir com outros agentes educativos e com profissionais de outras áreas de saber; capacidades de comunicação orais e escritas, fundamentais para a elaboração de relatórios e outros documentos a ser fornecidos a profissionais e não-profissionais; capacidade de escuta e de realização de actividades, individualmente e em grupo, com crianças, jovens e adultos em contextos de educação/formação e de emprego.

Saídas Profissionais Psicólogo da Educação Serviços de Psicologia e Orientação (SPO’s), em estabelecimentos de Ensino Público e Privado, desde o pré-primário ao secundário e mesmo superior; Creches e outras instituições para acolhimento de crianças, nos três primeiros anos de vida; Equipas/Projectos de Intervenção Precoce, Sócio-educativa e Comunitária; Centros Comunitários com valência de Psicologia para apoio psicológico nas transições desenvolvimentais, ao longo do ciclo vital; Serviços de Apoio Psicológico, Informação e Orientação em estabelecimentos de Ensino Superior; Estabelecimentos de Ensino, Públicos e Privados, vocacionados para o apoio educativo a crianças e jovens com necessidades educativas especiais;

Saídas Profissionais Psicólogo da Educação Serviços de Informação e Orientação Profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (Centros de Emprego e Centros de Formação); Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, dependentes de Centros de Formação devidamente credenciados; Profissão liberal – actividade desenvolvida pelo Psicólogo, de forma independente, tendo em vista a avaliação e a intervenção psicológica junto de educandos e/ou formandos, bem como das suas famílias; Docência e investigação científica.

Finalidades formação dos psicólogos para a intervenção em contextos educativos/formativos e de emprego; construção da identidade profissional dos psicólogos educacionais e escolares.

Enquadramento legal da actividade dos Psicólogos Escolares Dec-Lei 190/91 (criação dos SPO’s) Dec-Lei 300/97 (criação da carreira) Proposta do Diploma Europeu de Psicologia