Conferencia sub-regional da AFRACA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
ANDCA Se Queres Alimentar alguém, ensina-o a pescar não lhe entregues um peixe.
A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS E A INCLUSÃO DA POPULAÇÃO NÃO BANCARIZADA Regina Célia Monteiro Krogh Presidente.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Introdução à Finanças FINANÇAS:
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Direito humano a alimentação adequada
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE MARKETING SOCIAL
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Plano de Negócio Elber Sales.
CUSTO DE CAPITAL E DECISÕES DE INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO
SNV Moçambique.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Este material é de uso exclusivamente interno, não devendo ser encaminhado a qualquer destinatário externo a essa instituição. 1 1.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Programa “Oportunidades”: Empreendedorismo e Combate à Pobreza
RUI FONTES PRESIDENTE DA AAGI-ID
As convicções, os comportamentos e os valores económicos dos jovens
Quem somos Rapidez, comodidade, transparência
Brand in portuguese BID brand No Brasil..... O Problema
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
United Nations Development Programme
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Conferências de Economia Social Reforma da Legislação do Sector – da Constituição à Legislação Ordinária Lisboa, 14 de Setembro de 2011.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Financiamento às Empresas SINERCLIMA Batalha, 25 de Fevereiro de 2010.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
A Politica de Assistência Social
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Oliveira 22 e 27/5/2003.
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Humanização dos Cuidados de Saúde Iniciativa Maternidade Modelo
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS (IEDDH)
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
Para a PROMOÇÃO da SAÚDE da MÃE e da CRIANÇA PARCERIA NACIONAL Maputo, Março de 2010.
FMI e Banco Mundial (BIRD)
Transcrição da apresentação:

Conferencia sub-regional da AFRACA 20-22 de Novembro 2007

Melhoria das condições de vida das familias rurais   OPHAVELA significa em lingua local - Emakua – Pretender, procurar, querer   Melhoria das condições de vida das familias rurais

Pessoa colectiva de direito privado e sem fins lucrativos Sede em Nampula Duração Ilimitada Constituida à 11 de Março de 2004

OBJECTIVO DA OPHAVELA Fortalecer a segurança e sobrevivência das famílias rurais na província de Nampula. Assistindo famílias rurais a fazer uso mais eficiente dos seus recursos, de modo a que estes possam: Reduzir a vulnerabilidade a choques sazonais e não premeditáveis. Aumentar os níveis de posse das famílias em bens produtivos. Engajar ou expandir as suas actividades geradoras de rendimentos. Fortalecer o poder da mulher aumentando o seu acesso e controle sobre recursos familiares.

ÁREA DE COBERTURA ACTUAL

Valores acumulados até JUL’07 DADOS ESTATISTICOS JULHO ’07 INDICADOR Valores acumulados até JUL’07 Numero De Grupos Efectivos 1.572 Grupos Só De Mulheres Efectivos 347 Grupos Independentes 1.144 Numero Total De Membros Efectivos 25.594 Participação De Mulheres 11.753 Media De Membros Por Grupo 16 Media Mensal de Poupança por Membro/Mês - Julho ´07 (Mts) 47,54Mt Valor acumulado de poupanças 12.681.535,00MT Créditos Concedidos) 83% Animadores comunitários 158

ÁREA DE COBERTURA INDIRECTA ACTUAL Capacitação de outras instituições Província de Sofala Através da FHI – 4 Distritos. Província de Cabo Delgado Através da IDPPE – PPANNCA: 5 Distritos Província de Nampula Através da IDPPE – PPANNCA: 4 Distritos

Habitações Educação Bens Alimentação Cerimónias IMPACTO DO PROGRAMA POUPANÇA (Alternativas para guardar dinheiro) Habitações Educação Bens Alimentação Cerimónias

Expansão de negócios Saúde (Fundo Social) IMPACTO DO PROGRAMA Uso do CREDITO Machamba Expansão de negócios Saúde (Fundo Social)

IMPACTO DO PROGRAMA Empreendedorismo com o acesso ao cerdito Promove uma cultura empreendedora Empoderamento As operações dos grupos são transparentes e as decisões são tomadas de forma democrática. OPHAVELA tem uma Estrategia de Genero para promover o fortalecimento das mulheres de forma a melhor gerir os seus recursos, e realçar as capacidades de liderança e aumentar a sua auto estima. Fortalecimento das relações sociais Os grupos começam também a ser importantes pelo acesso ao fundo social para cerimonias, doenças e falecimentos

POUPANÇA E CRÉDITO ROTATIVO (PCR) METODOLOGIA POUPANÇA E CRÉDITO ROTATIVO (PCR) Mecanismo de poupança Mecanismo de crédito Mecanismo de seguro. Também: Eleva o capital social dos membro; Aumenta confiança mutua; Fortalece as redes sociais; Fortalece as capacidades organizacionais Fortalece as capacidades de liderança.

Metodologia de PCR (Parte de Operacional) São grupos de 10 à 30 membros de mulheres e homens, auto seleccionados, O grupo é gerido por uma comissão de gestão democraticamente eleita. (Presidente, Secretario, Tesoureiro, Fiscais) O valor é mantido numa pequena caixa com dois cadeados As chaves dos cadeados e a mala são guardadas pela comissão de gestão O funcionamento do grupo é normado por um RI

Metodologia de PCR (Parte de Serviços) O grupo estabelece um fundo de empréstimo social. Poupam um valor definido pelo grupo, Os creditos são concedidos aos membros para pequenos negocios Prazo de um mês Taxa de juro: 10%. Depois de 8 à 12 meses: Fundo do grupo é distribuído aos membros Inicia-se novo ciclo

POUPANÇA E CRÉDITO ROTATIVO (PCR) Facilita o desenvolvimento e a segurança economica dos membros do grupo Cria oportunidades para a expansão dos serviços financeiros nas areas rurais Mobiliza poupanças e assegura financiamento entre os membros Promove uma cultura empresarial Cria oportunidades de progresso sustentavel.

FORMAÇÃO DO GRUPO DE PCR FASES DE FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE PCR FASE DE MOBILIZAÇÃO: (Divulgação e apresentação da metodologia) FASE INTENSIVA: (Formação e organização do grupo) FASE DE DESENVOLVIMENTO: (Apoiar o grupo para sua autonomia) FASE DE MATURAÇÃO: (Assistir o grupo para a sua independencia)

GRUPO XONTÊ

FIM DA APRESENTAÇÃO OBRIGADO PELA ATENÇÃO