Escola, Um Espaço de Gestão e

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geração de Negócios em Feiras e Eventos
Advertisements

A busca de oportunidades de negócios
Gestão Estratégica.
MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso
  ======================================= O Grande Axioma da Vida (por Raul Candeloro) ======================================= "Outro dia recebi uma história.
POR QUE PLANEJAR!.
Gestão do Conhecimento na prática
MARKETING & A ESCOLA.
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Coaching para Empreendedores
ALESIANOS COOPERADORES
Internet e Tecnologia. Internet e Tecnologia Quem sou? 31 anos, casado e pai Publicitário, professor universitário, blogueiro e consultor Trabalha.
O Porteiro do Prostíbulo.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Segue sugestão de layout padrão para os materiais utilizados em sala de aula Business Plan: para Projeto de Planejamento Estratégico e Projetos Organizacionais.
Quem gostaria de... Ter a participação de todos os funcionários em um projeto? Conseguir informações sobre os clientes e concorrentes? Enxergar novas oportunidades.
Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante.
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Sorvete.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
As Meninas Superpoderosas
Grande Axioma da Vida.
IV CONGRESSO DA ABRH-MA O Rh em um Ambiente Global e Multicultural
Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
A SUA ALTERNATIVA PARA SE TORNAR UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO
Cristina Silva Rodrigues Projeto Político Pedagógico:uma perspectiva de mudança nas Unidades Integradas de Raposa São Luis 2006.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
Introdução ao Marketing
Gabriel Bastos Machado
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Jogos na alfabetização Matemática
By Búzios Slides A GRANDE ANOXIMA DA VIDA Automático.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
A Farinhada!!!!!.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Sei lá, acho que estou finalmente começando a me sentir uma bad girl.
SITUAÇÕES.
O Grande Axioma da Vida.
CLICAR P/ AVANÇAR SLIDES
Processos Administrativos Aula 1
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PROJETOS SOCIAIS # Projeto é uma ação humana que se pensa e se realiza no presente para buscar o futuro tal qual se deseja viver. Projeto Social é ação.
Receita de um Sonhador.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Gestão Estratégica de Negócios
Educação Financeira para crianças e Jovens E você?
Educação Financeira para crianças e Jovens
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Transcrição da apresentação:

Escola, Um Espaço de Gestão e Empreendedorismo Prof. André Pestana

MARKETING & A ESCOLA

Afinal, o que é Marketing Educacional? INTRODUÇÃO Afinal, o que é Marketing Educacional? Marketing Não é propaganda ! Muito menos um punhado de idéias soltas e que alguém acredita que podem dar certo. Marketing É o estudo e a observação de dados políticos, econômicos e sociais, que levam a ação de compra e a realização dos desejos humanos.

O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje ) O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro Qual é a relação entre o marketing e as transformações que estamos enfrentando? Que cenário é esse que está sendo construído? O que vai acontecer com as pessoas no futuro?

Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje ) O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro

O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje ) O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro O Futuro já está aí. Já está acontecendo. “ o mundo que está acabando, é um mundo estático construído para recursos e coisas: aço, ferro, eletricidade,vapor, petróleo... . O mundo que está começando é um mundo de processos ou coisas que evoluem e se reconfiguram: software, rede, conexões”.

Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje ) O cenário que está sendo construído “As ferramentas que criamos, desde a machadinha de pedra lascada até o microship, sempre foram o que fez o homem ir mudando de cabeça ao longo da história. A diferença hoje é que, pela rapidez com que estão nos fazendo mudar de plataforma, nossas ferramentas estão prestes a nos fazer dar um salto. Nem é saltar, é decolar!”

Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje ) O que vai acontecer com as pessoas no futuro Todos vão ter que corrigir a sua própria rota ou vão dar de cara com uma imensa rocha. Prestem atenção no que a internet vem conseguindo. Não é o maior que engole o menor. É o mais rápido que engole o mais lento.

PARA DISCUSSÃO Se tenho qualidade, eu tenho sucesso. Sem qualidade você tem insucesso, o que não significa que com qualidade você terá sucesso. Qualidade não é mais diferencial competitivo.

A SALA DE AULA – ANOS 40

A SALA DE AULA – ANOS 60

A SALA DE AULA – 2004

Francesco Tonucci A SALA DE AULA

O CONTEXTO ... Thiago Salgado

Gestão Estratégica Para onde vou? Pergunta Alice... Lewis Carrol

A resposta natural do coelho foi: “Então, qualquer caminho serve!” Vale lembrar da história da “Alice no País das Maravilhas” que, quando se viu perdida numa encruzilhada, perguntou para o coelho que estrada deveria tomar? O coelho quis saber para onde ela queria ir e ela disse que não sabia. A resposta natural do coelho foi: “Então, qualquer caminho serve!”

Gestor Com Visão Estratégica Habilidade para diferenciar a percepção subjetiva da realidade do que é concretamente real. Habilidade para não tomar como fato concreto a sua percepção da realidade sem antes validá-la.

Na maioria das Instituições de Ensino, não existe uma conscientização quanto à importância das questões estratégicas. Justificativas: 1) Competitividade acirrada relativamente recente; 2) Mentalidade de mantenedores e dirigentes pouco“afeita” aos avanços dos estudos da gestão, sobre formação em gestão e prática mercadológica; 3) Tarefas rotineiras e operacionais do dia-a-dia envolventes.

Processo de Tomada de Decisão nas Instituições de Ensino Características: Falta de sinergia e entendimento entre o acadêmico e o administrativo; Busca de solução de problemas imediatos em detrimento de estratégias institucionais; Sobrecarga de trabalho devido a demandas rotineiras, de abrangência limitada, de urgência de curto prazo.

Paradigma imediatista O Mundo Aqui Minha Organização Minha Cidade Meu Estado Meu País Daqui a 1 ano 100 anos Hoje 1 mês 10 anos

Paradigma operacional O Mundo Aqui Minha Organização Minha Cidade Meu Estado Meu País Daqui a 1 ano 100 anos Hoje 1 mês 10 anos

Paradigma estratégico O Mundo Daqui a 1 ano 100 anos Aqui Minha Organização Minha Cidade Meu Estado Meu País Hoje 1 mês 10 anos a ser adotado...

Visão de Futuro Hoje Próximos anos Que clientes estarão sendo atendidos amanhã? Que clientes são atendidos hoje? Quais serão seus concorrentes amanhã? Quais são seus concorrentes hoje? De onde vêm os lucros hoje? De onde virão os lucros amanhã? De que mercado e “produtos” você participa hoje? De quais mercados e “produtos” sua organização participará amanhã?

Correlação de fatores para o diagnóstico estratégico da concorrência CONCORRENTE 1 CONCORRENTE 2 CONCORRENTE 3 Fatores Pontos fortes Pontos Fracos Clientes Atuais Corpo docente Infra-estrutura Serviços terceirizados Condição Financeira Recursos Humanos Estrutura de Marketing Aspectos legais Tecnologia e sistemas Organização interna

Ou você será mais um na multidão...

...OU SERÁ ESMAGADO PELOS OUTROS !

Fontes de Consulta Excellentia Desenvolvimento Pessoal e Empresarial ( Profa. Maria do Socorro Versiani ) Vários Artigos, Palestras, Comentários ( Prof. Manoel Alves ) Ciência da Gestão ( Prof. Clemente Nóbrega ) Seja Amigo da Mudança ( Prof. Marco Aurélio Vianna ) Gestão e Serviços ( Profs. Christopher Lovelock & Lauren Wright )

( 21 ) 2441 – 4638 / 8644 – 9949 andrepestana@andrepestana.com.br Nunca diga tchau. Diga sempre até breve. Por isso eu me despeço, desejando a todos, boa sorte, sucesso e ATÉ BREVE! Muito obrigado! ( 21 ) 2441 – 4638 / 8644 – 9949 andrepestana@andrepestana.com.br