PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO
Advertisements

Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Conceitos de aprendizagem
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Psicomotor
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Funções Mentais Superiores
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Vygotsky – Pensamento e linguagem
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Características da criança: perspectivas teóricas
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ginástica Geral.
PSICOMOTRICIDADE.
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
O homem, ser sociocultural
LIVRO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MARCOS GARCIA NEIRA FRANCISCA FRANCIELY VELOSO DE ALMEIDA GEEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar.
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Psicopatologia da Inteligência
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
O aparecimento da consciência humana
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
PSICOMOTRICIDADE.
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
A família tem uma função humanizadora
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
PSICOMOTRICIDADE Profa. Dra. Ana Catarina Araújo Elias.
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
BIANCA GORGULHO CAMILA FREIRE GABRIELA LASKIEVIC GIOVANNA CAETANO NINA LEVY Uma concepção dialética do desenvolvimento.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS

PSICOMOTRICIDADE Envolve o desenvolvimento global e harmônico do indivíduo desde o nascimento.

PSICOMOTRICIDADE “Ciência que tem por objetivo o estudo do homem por meio do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo.” (SBP, 1992)

MOTRICIDADE Está relacionada as funções neurofisiológicas, relacionadas ao movimento. CONTROLE MOTOR

MOVIMENTO Deslocamento do corpo ou membros produzidos como uma consequência do padrão espacial e temporal da contração muscular. (Newell, 1978)

Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica, social e cultural. É através deste que o indivíduo interage com o meio. Além de representar um papel importante no nosso processo evolutivo.

Na PSICOMOTRICIDADE ... ... o movimento é compreendido como o resultado dos demais componentes que formam o SUJEITO COGNITIVO AFETIVO SOCIAL MOTOR M O V I M E N T O

O MOVIMENTO É COMPREENDIDO COMO RESULTADO DE UM SENTIMENTO!!!! Na Psicomotricidade toda ação está relacionada a um movimento e todo ato motor tem uma ação e um significado. O MOVIMENTO É COMPREENDIDO COMO RESULTADO DE UM SENTIMENTO!!!!

1 - comportamento observável O movimento pode ser compreendido como um fenômeno de duplo aspecto: 1 - comportamento observável 2 - produto de um processo interno

Ao nascer as primeiras respostas do recém-nascido são motoras Ao nascer as primeiras respostas do recém-nascido são motoras. O seu progresso é medido através de seus movimentos. O movimento é o meio pelo qual a criança explora, relaciona e controla o seu ambiente.

ONDE EXISTE VIDA, EXISTE MOVIMENTO E ONDE EXISTEM CRIANÇAS, EXISTE MOVIMENTO QUASE PERPÉTUO. (Wickstrom, 1997)

DOMÍNIO PSICOMOTOR Domínio psicomotor diz respeito a movimentos corporais, controle, ou ambos. O comportamento neste domínio se caracteriza pelo verbo FAZER. Domínio psicomotor geral: padrão de movimento. Domínio psicomotor especifico: habilidade.

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO Harrow Singer Gallahue VERTENTE MOTORA Bloom Magill Piaget VERTENTE COGNITIVA Wallon Vygotsky Lapierre e Aucouturier VERTENTE AFETIVO/SOCIAL

PSICOMOTRICIDADE(S) Linhas mais cognitivas de matriz funcional – instrumentais. http://www.youtube.com/watch?v=X-Zy0rhPo2w&feature=related Linha mais afetiva - Prática Psicomotora Aucounturier e Psicomotricidade Relacional. http://www.youtube.com/watch?v=6KjDnsjyggg

um ser de pensamento operante Objetivos da PSICOMOTRICIDADE é fazer do indivíduo um ser de comunicação um ser de criação um ser de pensamento operante

PSICOMOTRICIDADE conceitos A Psicomotricidade se conceitua como ciência da Saúde e da Educação, pois indiferente das diversas escolas, psicológicas, condutistas, evolutistas, genéticas, etc. ela visa a representação e a expressão motora, através da utilização psíquica e mental do indivíduo (AJURIAGUERRA). Psicomotricidade é a ciência de síntese, que com a pluralidade de seus enfoques, procura elucidar os problemas, que afetam as interrelações harmônicas, que constituem a unidade do ser humano e sua convivência com os demais (COSTALLAT). A Psicomotricidade é a otimização corporal dos potenciais neuro, psicocognitivo funcionais, sujeitos as leis de desenvolvimento e maturação, manifestados pela dimensão simbólica corporal própria, original e especial do ser humano (LOUREIRO). PSICOMOTRICIDADE conceitos

PSICOMOTRICIDADE conceitos Psicomotricidade consiste na unidade dinâmica das atividades, dos gestos, das atitudes e posturas, enquanto sistema expressivo, realizador e representativo do “ser-em-ação” e da “coexistência” com outrem” (CHAZAUD). A psicomotricidade tende atualmente a ser reconceitualizada, não só pela “intrusão” de fatores antropológicos, filogenéticos, ontogenéticos, paralinguisticos, como essencialmente cibernéticos e psiconeurológicos. È na integração transdisciplinar destas áreas do saber que provavelmente se colocará no futuro a evolução e atualização do conceito de psicomotricidade (FONSECA, 1995). “Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização” (SBP, 2003). PSICOMOTRICIDADE conceitos

PSICOMOTRICIDADE conceitos “Faculdade de relacionar-se através da ação tomando consciência de si, unificando corpo e mente e beneficiando a integração de si ao outro e ao meio em geral” (PRISTA, 1993)

ATUAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE Oportunizar a expressividade através do próprio corpo. Oportunizar a expressividade através dos objetos. Oportunizar a expressividade através do corpo do outro.

ATUAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE Oportunizar situações onde a criança possa descrever a atividade ou executá-la de sua própria forma. Oportunizar a abertura de canais de recepção e de expressão. Oportunizar a distensão e relaxamento. Oportunizar o brincar e o jogar.

O FISIOTERAPEUTA X PSICOMOTRICIDADE

Fatores Psicomotores e sua relação com as áreas cerebrais

Dupla Significação da Educação do Corpo Funções mentais S. N. C Sistema da vida de relação (sistema de Nutrição, sistema muscular estriado, sistema sensorial) Sistema da Sexualidade O S.N.C., do qual dependem as ações psicomotoras, controla e coordena o conjunto dos outros sistemas. É suporte das funções mentais.