INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
Matemática para todos Educação Básica
INTELIGÊNCIA.
LEARNING ORGANIZATION
Avaliação Psicomotora
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PIAGET.
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Psicologia da Aprendizagem
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Teoria Psicogenética de Piaget
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Como formular um problema de pesquisa
Didática: organização do trabalho pedagógico
Teorias de Aprendizagem
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
Está sujeita a três elementos fundamentais:
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
EDUCAÇÃO ESPECAL EM TÓPICOS Aluna: Virginia Rabello Cabral
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Teorias da Aprendizagem
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Terapia cognitivo comportamental
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Informação......é o conteúdo do que é trocado com o mundo externo na medida em que nos ajustamos a ele e o fazemos sentir nosso ajuste.... permite nos.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Cooperação na Prática Já sabemos o que é mesmo cooperação?
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
MITOS E CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS SOBRE A TERAPIA COGNITIVA
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
Pedagogia – Modalidade EAD
Teorias de Aprendizagem
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Letramento Letramentos Educação.
A Genética e a Inteligência
Teorias de aquisição da linguagem
Aula Roteiro -corrigir exercicio da aula passada
CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
ESQUIZOFRENIA Infantil
Psicologia da Educação
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
GESTÃO DO CONHECIMENTO Profª Drª Maria Tereza Leme Fleury.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIA SENSO COMUM: Significa algo que qualifica uma pessoa para resolver problemas corretamente, para se adaptar a novas situações e para aprender.

1921 É realizado um simpósio para definir o que é inteligência. Diferentes abordagens de vários teóricos foram descritas tais como: Capacidade de pensamento abstrato. Capacidade de adaptar-se ao ambiente. Capacidade de adquirir novos conhecimentos. Inteligência geral. Inteligência fatorial.

PIAGET Piaget afirma que a criança desenvolve suas capacidades cognitivas de acordo com seu estágio de desenvolvimento.

Q.I. O Q.I. pode ser medido por testes de inteligência, contudo os mesmos não podem rotular a capacidade de um indivíduo. Devemos analisar todas as influências familiares e sociais no desenvolvimento, visto que o indivíduo que recebe mais estímulos externos terá um melhor desenvolvimento que outros.

INTELIGÊNCIA COGNITIVA COGNIÇÃO: condições que que propiciam a aquisição de conhecimento. A capacidade cognitiva consiste na capacidade do indivíduo interpretar estímulos do meio-ambiente e a si mesmo e de regular seu próprio comportamento.

CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS ORGANIZAÇÃO: depende de estrutura intelectual. ADAPTAÇÃO: ao meio-ambiente e vice-versa. ASSIMILAÇÃO. Complementares e imutáveis.

COMO OCORRE A COGNIÇÃO ? PRÉ-REQUISITOS: Estímulo discriminável. Foco da atenção do indivíduo. PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES: Atenção. Coleta de dados. Resolução de problemas.

APRESENTAÇÃO DO ESTÍMULO É importante verificar de que forma as alterações nas condições dos estímulos alteram o comportamento das pessoas. O estímulo é uma questão de significado, quanto maior o IMPACTO mais fácil a cognição.

AVALIAÇÃO COGNITIVA Definição: Interpretação ou significado que cada pessoa atribui aos estímulos. Pode ser mudada pela presença de informações ou instruções, que podem alterar radicalmente a aquisição e o desempenho das pessoas.