DIREITO E JORNALISMO Aspectos Gerais:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Constitucional I – Direitos Fundamentais
Advertisements

DIREITO LIGADOS À LIBERDADE
SIMPÓSIO DE BIOÉTICA HOSPITALAR
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 22 – Compete privativamente à União
ESTADO DE DEFESA Estado de defesa é uma situação de emergência na qual o Presidente da República conta com poderes especiais para suspender algumas garantias.
AULA 14 – 16/11/2006 TEMA 8 – DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITOCONSTITUCIONAL.
Existe Preconceito na igreja?
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
REMEDIOS CONSTITUCIONAIS
1. O papel do jornalista Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa Liberdades democráticas (de associação, reunião, criação de partidos) Liberdade.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Direitos e Garantias Fundamentais
Direitos da personalidade
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva 2013/2014
A função social da mídia e a banalização da violência:
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO DE IMAGEM Direito de Imagem e Direito à Informação Sydney L. Sanches SEMINÁRIO.
AULA 14 – 16/11/2006 TEMA 8 – DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITOCONSTITUCIONAL.
Liberdade de expressão no brasil
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
Privacidade e Cidadania
DIREITO CONSTITUCIONAL
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
ESTADO E GOVERNO.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
 Inviolabilidade do direito à vida (o legislador pode regulamentar como esse direito será protegido e a partir de que momento. Em determinados casos,
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Direito Constitucional Vilma Maria de Lima.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
 .
III - a dignidade da pessoa humana;
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Informação Privacidade e Confidencialidade
Princípios constitucionais que informam a Administração Pública
Direito Constitucional
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Eduardo Hipólito do Rego
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
Direito à Informação Tatiana Isabel Backes. Importância da Informação para o homem Homem das cavernas teria maior êxito na caçada se tivesse posse de.
REGULAMENTAÇÃO DE EMPREGADOS DE EDIFÍCIOS: PRÓS E CONTRAS Organizado por Marcos Verlaine Jornalista, analista político e assessor parlamentar do Departamento.
DIREITO E JORNALISMO TUTELA DO CONSUMIDOR DE SERVIÇOS JORNALÍSTICOS
DIREITO E JORNALISMO Tema: Justiça e imprensa – Responsabilidade Civil e conflitos. Constituição da República Federativa do Brasil - de 1988, inovou na.
Noções de Direito Constitucional
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
Agente Penitenciário Federal Reta Final Direitos Humanos Prof. Dr. George Niaradi.
Estratégias de Comunicação
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
DIREITO E COMUNICAÇÃO Tema: Direito Autoral Conceito:
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
Ponto 3 Direitos fundamentais nas relações de trabalho.
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
Direitos Individuais Profa. Ana Menezes. Introdução No Brasil os direitos e garantias individuais estão previstos na Constituição de 1988, em seu art.
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL X Encontro Paulista.
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
1 Sigilo Decorrência do segredo profissional, no intuito de preservar os interesses privados Decorrência do segredo profissional, no intuito de preservar.
LEI /2015 “ASPECTOS JURÍDICOS DA APLICAÇÃO DOS EXAMES TOXICOLÓGICOS NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE” SINDISAN 13/04/16.
Transcrição da apresentação:

DIREITO E JORNALISMO Aspectos Gerais: TUTELA CONSTITUCIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA Aspectos Gerais: “A imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alveja, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça.” (Rui Barbosa)

DIREITO E JORNALISMO TUTELA CONSTITUCIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA Imprensa – tem importante papel na sociedade; A mídia imparcial - funciona como interlocutora de um processo democrático e promove a comunicação dialética entre os setores sociais e estes com o Estado; expõe a realidade dos fatos para conhecimento e interpretação da população; quando parcial – deturpa as informações existentes ou omiti determinados aspectos do mesmo fato, incorre em flagrante inconstitucionalidade.

DIREITO E JORNALISMO TUTELA CONSTITUCIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA a manipulação de informações tornar-se ferramenta de regime não democráticos. (ex. nazismo). dois elementos importantes que caracterizam a democracia: a liberdade de expressão e fontes alternativas de informação. (Robert Dahl) a informação tem valor fundamental para a consolidação de uma Democracia – resulta na formação de opinião pública.

DIREITO E JORNALISMO Código de Ética do Jornalista: Art. 2º - A Divulgação de informação, precisa e correta, é dever dos meios de comunicação pública, independente da natureza de sua propriedade. Art. 3º - A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo. Art. 4º - A prestação de informações pelas instituições públicas, privadas e particulares, cujas atividades produzem efeito na vida em sociedade, é uma obrigação social.

DIREITO E JORNALISMO Estado - obrigação de tutelar as informações imparciais: A Constituição Federal não protege as informações levianamente não verificadas ou astuciosas e propositadamente errôneas, transmitidas com total desrespeito à verdade, pois as liberdades públicas não podem prestar-se a tutela de condutas ilícitas”. (MORAES, Alexandre; 2007) CF/88: Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

DIREITO E JORNALISMO Estado - obrigação de tutelar as informações imparciais CF/88: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: Assegura a todos, o direito a informação XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

DIREITO E JORNALISMO Estado - obrigação de tutelar as informações imparciais CF/88 – Art. 5º IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

Aspectos da liberdade de informação: Segundo CF/1988: DIREITO E JORNALISMO Aspectos da liberdade de informação: Segundo CF/1988: 1- direito de informar –inerente à profissão jornalística; é resguardada com o objetivo de coibir influências externas nas informações a serem publicadas. protege a informação desde sua origem, tutelando inclusive o sigilo da fonte quando necessário, para garantir a limpidez das informações. .

DIREITO E JORNALISMO Aspectos da liberdade de informação: 2 -O direito de ser informado – é direito fundamental do cidadão; receber informações verdadeiras para que possa fazer seu próprio juízo de valor; Base da CF: poder de influência da mídia; importância da participação popular na vida do Estado conhecimento pela população; de fatos sobre instituições e o mercado privado.

DIREITO E JORNALISMO Aspectos da liberdade de informação: 3 - direito ao acesso à informações - garantia constitucional de que os destinatários das notícia tenham conhecimento do conteúdo divulgado. Protege os cidadãos contra barbáries visando dificultar o acesso às notícias, seja inibindo os indivíduos de adquirirem, seja tornando dificultoso à imprensa veicular os fatos, (públicos e privados); Proibindo a censura.

DIREITO E JORNALISMO Notícia e Crítica: Para Kildare Gonçalves (2011, p. 682) “notícia traduz a divulgação de um fato cujo conhecimento tenha importância para o indivíduo na sociedade em que vive, e a crítica denota um juízo de valor de que recai sobre a notícia”.