INTELIGÊNCIA: O QUE SERÁ? Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa e Produção do Conhecimento
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
“GRAU EM QUE UM TESTE MEDE O QUE SE PROPÕE A MEDIR!!”
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Matemática para todos Educação Básica
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
INTELIGÊNCIA.
A Epistemologia genética de Jean Piaget
PIAGET.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Professor Marcelo Rocha Contin
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
ESCOLA Segundo Piaget, a escola deve:
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Disciplina FLM 5354 Aprendizagem da Tradução e Competência do Tradutor: Bases, Polêmicas, Pesquisa Docente: Heloísa Pezza Cintrão Aluna: Mariana Ribeiro.
1.Introdução à Administração
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
O que é Aprendizagem?.
Como formular um problema de pesquisa
Comportamento Organizacional
WISC-III Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013
WISC III Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças.
EDUCAÇÃO ESPECAL EM TÓPICOS Aluna: Virginia Rabello Cabral
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PESQUISA.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Psicopatologia da Inteligência
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Texto 1 – Testes Psicológicos e técnicas projetivas
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
Funções Mentais Superiores Linguagem e Pensamento
Compilação Rita Gonzales
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
TESTES PSICOLÓGICOS.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Teste Não Verbal de Inteligência
PERSONALIDADE: por que estudar?
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Tema e problema Construindo seu projeto de pesquisa Profa. Dra. Karina Solha.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Psicologia, Infância e Educação
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
AULA 01 PSICOMETRIA: CONCEITOS E FINALIDADES Igor Menezes
CONSTRUÇÃO DE MEDIDAS PSICOMÉTRICAS
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIA: O QUE SERÁ? Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ 2008

DEFINIÇÕES E USOS Conceito investigado teórica e empiricamente pela Psicologia desde seus primórdios, sem ter alcançado uma definição final ou consensual. Há discordâncias sobre a maneira de descrever, medir, investigar e, mais ainda, sobre a utilização dos resultados dos testes que supostamente medem o nível de inteligência. DEFINIÇÕES: DEFINIÇÕES: A inteligência é aquilo que meus testes medem (Binet, Wechsler) Inteligência é o exercício bem sucedido de uma habilidade ou capacidade da pessoa em situações que envolvem algum tipo de novidade (Gilbert Ryle) Atividade que permite ao ser humano aprender, conhecer, utilizar seu saber, criar, adaptar-se ao mundo (Dailly) Inteligência é a resultante, o vetor final de diferentes processos intelectivos. Não é uma função material, delimitável e independente das formulações que sobre ela se faz. É, portanto, um constructo, um modo de ver e estudar uma dimensão do funcionamento mental (Dalgalarrondo)

DEFINIÇÕES E USOS Não há uma inteligência. Há tipos de inteligência, correspondentes a várias habilidades cognitivas: verbal, aritmética, viso-espacial, lógica, capacidade de planejamento, execução, resolução de problemas novos etc. (Dalgalarrondo) Habilidade intelectiva que faz com que um mínimo de esforço redunde num máximo de ganho ou rendimento funcional.  ASPECTOS IMPLICADOS NAS TENTATIVAS DE DEFINIÇÃO: Processual-Dinâmico Econômico Eficácia Resultante de vários processos. Relação com Habilidades. Capacidade de identificar, solucionar, rendimento psíquico. Competências. reconhecer, ajuizar.

DEBATES QUANTO A GÊNESE: QUANTO A GÊNESE: herdada ou aprendida? De onde vêm as habilidades cognitivas? QUANTO A UNIDADE DO CONCEITO: QUANTO A UNIDADE DO CONCEITO: fator geral (que permeia todas as realizações do indivíduo) ou conjunto de fatores específicos (que indicariam níveis diferentes de aptidões diversas)? TERMO SUBSTANTIVO OU ADJETIVO? TERMO SUBSTANTIVO OU ADJETIVO? Neste último caso, inteligência seria uma característica de alguns comportamentos (e não uma ‘coisa’ que alguém porta). INTELIGÊNCIA = RACIOCÍNIO? INTELIGÊNCIA = RACIOCÍNIO? Ou raciocínio apenas um componente? É POSSÍVEL SEPARAR ESTADOS AFETIVOS E FUNÇÕES COGNITIVAS? É POSSÍVEL SEPARAR ESTADOS AFETIVOS E FUNÇÕES COGNITIVAS? Perturbações em uma esfera acabam repercutindo na outra EM RELAÇÃO AO NÍVEL DE ANÁLISE ADEQUADO: EM RELAÇÃO AO NÍVEL DE ANÁLISE ADEQUADO: Psicométricas e Clínicas

MÉTODO PSICOMÉTRICO Oriundo dos trabalhos de Alfred Binet (1905): escala métrica de inteligência. O MAIS UTILIZADO: WISC ( Wechsler Intelligence Scale for Children) – a partir dos 6 anos. A versão ma is recente tem um tempo de aplicação de aproximadamente 90’ e contém sub-testes verbais (aritmética, compreensão, vocabulário etc) e sub-testes de performance (imagens com lacunas, código, labirinto etc).

MÉTODO CLÍNICO Oriundo dos trabalhos de Jean Piaget: questionou a avaliação métrica da inteligência e valorizou os aspectos qualitativos (interação indivíduo-ambiente). Etapas do desenvolvimento da inteligência : a) sensório-motora; b) pré-operatória; c) operatório- concreta; d) operatório-formal. AVALIAÇÃO PSICOPATOLÓGICA: - item do exame psíquico QUAL A HISTÓRIA? O QUE DE FATO ESTÁ EM QUESTÃO NUM DADO CASO? A QUE SERVIRÁ UMA AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA? O QUE ISTO DIZ DE UM SUJEITO, SUAS EXPERIÊNCIAS, IMPEDIMENTOS E TENTATIVAS DE SOLUÇÃO?