GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Advertisements

Oficina de Elaboração de Questões
Letramento: um tema em três gêneros
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Matemática - 30/11/2011
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Ciências - 30/11/2011
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS PARA O ENEM
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
Apropriação e Divulgação de Resultados
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
Tipos.
Habilidad lingüística comunicativa
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Oficina Divulgação de Resultados
Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
A compreensão em Leitura
Oficina de Apropriação de Resultados
Prof.ª Irislane Figueiredo
Competências e Habilidades
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO CONCURSO VESTIBULAR - COPERVE AS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO SERIADO DA.
Zuleika de Felice Murrie
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Estrutura do documento:
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Replicação Metas Curriculares de Português
Linguagem publicitária
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Descritores SOP
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
GÊNEROS TEXTUAIS.
Etapas de uma sequência didática
Avaliação de Língua Portuguesa
Plano de Ensino Plano de aula
PROVA BRASIL 2015.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Gêneros Textuais Toda atividade humana está relacionada ao uso da língua, que se efetiva por meio de enunciados orais e escritos. O Homem comunica-se por.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DE PROBLEMAS Grupo2 Disciplina: Planejamento curricular.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Oficina de Divulgação de Resultados
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
AVALIAÇÕES EXTERNAS Atividade complementar 04 e 05 Apresentação 04.
A Língua Portuguesa e o Mercado de Trabalho Para serem merecedores de uma vaga no mercado de trabalho, os candidatos precisam mostrar liderança, criatividade,
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Bem – vindos Alunos.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES PROF. RENATO OLIVEIRA

O QUE É TEXTO ? TEXTO: CONCEITO TEXTO É UM CONJUNTO DE ORAÇÕES? É UMA UNIDADE DE SENTIDO. Silêncio! Paulo foi aprovado em Direito. Marcos foi aprovado em Medicina. João foi aprovado em Engenharia + Meus irmãoS são muito inteligentes.

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE COERÊNCIA : SENTIDO COESÃO – EXPLÍCITA Marcos estudou para o teste, mas não conseguiu a nota. COESÃO – IMPLÍCITA Amigos, bar, cervejas , baralho, trapaça, confusão , revólver, tiros, correria, polícia

CONHECIMENTO PRÉVIO INFERÊNCIA.

TEXTO E DISCURSO TEXTO: MATERIALIDADE LINGUÍSTICA DISCURSO: INTENÇÕES POLÍTICAS, IDEOLÓGICAS QUE EXISTEM POR TRÁS DAS PALAVRAS QUANDO ELAS SÃO PRONUNCIADAS, EM DADO MOMENTO HISTÓRICO. O MST invadiu a fazenda. O MST ocupou a fazenda.

Pai, afasta de mim este cálice Afaste de mim este cálice Um único texto pode ser perpassado por discursos diferentes. Pai, afasta de mim este cálice Afaste de mim este cálice De vinho tinto de sangue DISCURSO RELIGIOSO DISCURSO POLÍTICO DISCURSO LITERÁRIO

GÊNERO TEXTUAL E TIPO TEXTUAL FUNÇÃO SOCIAL ORGANIZAÇÃO CARTA BILHETE BULA RECEITA NOTÍCIA REPORTAGEM BIOGRAFIA RELATÓRIO MANUAL DE INSTRUÇÕES RESENHA PROPAGANDA NARRATIVO DESCRITIVO ARGUMENTATIVO INJUNTIVO EXPOSITIVO CONVERSACIONAL

SABER SER COMPETÊNCIAS As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos;  SABER SER

As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências.“ As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências.“ SABER FAZER

Competência de Comunicação Habilidade de se expressar bem em língua materna falada e escrita;  Habilidade de se expressar bem em língua estrangeira (em especial, no caso do Brasil, o Inglês e o Espanhol); Habilidade de se expressar bem através da linguagem não-verbal (especialmente a corporal) 

DESCRITORES O descritor detalha uma habilidade cognitiva, em graus de complexidade, sempre associada a um conteúdo que deve ser retratado fielmente pelo aluno. Faz parte de um contexto. MATRIZ CURRICULAR  Matriz de Referência é um documento organizado, direcionado às habilidades que o aluno deverá mostrar ao ser avaliado, de acordo com o seu nível de escolaridade e se decompõem em descritores, cuja função é avaliar unidades mínimas de cada habilidade.

Influência do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto Procedimento de leitura

 Coerência e coesão no processamento do texto Relação entre textos

Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido  Variação Línguística

O que é um item? Item é a unidade do teste de uma avaliação em larga escala, pode ser de múltipla escolha ou aberto.

Os elementos que compõem um item Enunciado pode apresentar uma situação-problema, um questionamento ou uma questão contextualizada. pode conter um suporte (texto, figura ou outro recurso). inserido no enunciado podemos encontrar ainda o comando para a resposta, que se apresenta sob a forma de complementação de uma sentença ou de uma pergunta.

Os elementos que compõem um item Alternativas de resposta são as possíveis respostas a serem escolhidas. apenas uma constitui-se como correta: gabarito. as demais são denominadas de distratores, que devem ser plausíveis.

O enunciado e o comando Sobre a redação do enunciado e do comando, recomenda-se que: A linguagem utilizada deve ser clara e deve atender à norma culta da língua; Não pode induzir a resposta correta, tampouco a incorreta (pegadinhas); Procure evitar o uso de expressões do tipo: “Qual das alternativas...”, “A alternativa que indica...”, “Assinale a resposta correta...” etc; Procure evitar enunciados muito extensos.

O suporte Sobre a escolha do suporte, recomenda-se que: Devem ser adequados ao nível de escolarização que se pretende avaliar; Podem ser usados fragmentos de textos verbais, porém os mesmos devem permitir a apreensão do sentido global; As figuras devem conter boa qualidade gráfica; Devem apresentar a referência bibliográfica; Devem conter os títulos (mesmo os fragmentos).

O gabarito

Os distratores

Os passos para elaborar um item. Escolha o descritor da Matriz. Analise a operação mental que envolve o descritor, ou seja, a habilidade exigida para resolvê-lo. Defina a situação-problema a ser trabalhada no item. Elabore um enunciado. Se for usar suporte, selecione bons textos ou boas imagens que contemplem a diversidade de gênero textual. Elabore as alternativas de respostas. Certifique-se de que o item está de acordo com o descritor. Faça a revisão do item verificando a redação, a apresentação e as alternativas de resposta(Brasil, 2003).

QUESTÃO RUIM.