PONTOS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 512, CEP: 58050-705 FONE: 8854-8148 / 8602-3591.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A força da economia solidária
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Responsabilidade Social na Administração Pública
O Estado e o BNDES no apoio à
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Programa Bolsa Família
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
MicroCrédito para tornar a Comunidade mais saudável
O SIES e a a construção de
Plano de Negócio Elber Sales.
Grupos de Trabalho 14 de fevereiro de VI Reunião BID – Sociedade Civil Como podem o Banco e organizações da sociedade civil trabalharem juntos para.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Retaguarda - Cadastrar Empresa. Objetivo Cadastrar os dados da empresa que adquiriu o sistema. As empresas cadastradas no sistema, a partir desta tela,
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Sistemas de Informação em Saúde
Pilares de sustentação d Projeto CDL Gestão:
A Politica de Assistência Social
MunicipalizaçãoDescentralização Único – Diverso DemocraciaAutonomiaParticipação O Processo de Descentralização e Municipalização no Brasil.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Centros da Juventude Novembro 2012.
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
Finanças Solidárias e Desenvolvimento Rural Sustentável
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE MARIA MOREIRA DA ROCHA
CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
CORREPONDENTES BANCÁRIOS NO BRASIL
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
FUNDOS ROTATIVOS SOLIDÁRIOS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 110, CEP: FONE: /
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
FINANÇAS SOLIDÁRIAS: Una Bandera Prioritária. Qual o “Problema”? - O Sistema Financeiro não é Solidário - Lógica privada: Mercado e Lucro - “Bancarização”
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Mercado Financeiro e Investimentos
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
CRAS nas PECs.
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
1 6ª etapa: 15 e 16 de agosto de 2009 Diocese de Caxias do Sul E ESCOLA DE FORMAÇÃO FÉ, POLÍTICA E TRABALHO.
Cadastro de Empresa. OBJETIVO: Cadastrar os dados da empresa que adquiriu o sistema. As empresas cadastradas no sistema, a partir desta tela, terão influência,
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA.
ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DE LAGOA DE DENTRO RUA DO COMÉRCIO, Nº 703, CENTRO, CEP: , LAGOA DE DENTRO, PARAÍBA. SITE:
Economia Solidária: Outra economia acontece
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA.
COOPERATIVAS DE CRÉDITO
PONTOS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 512, CEP: FONE: /
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013/2016
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
QUEM SOMOS  Entidade Representativa dos Gestores da CAIXA.  23 anos – criada em  25 Mil Gestores.  31 Associações.  Entidade Representativa.
São serviços financeiros e bancários gerenciados pela comunidade, fazendo com que estes serviços além de mais acessíveis sejam um instrumento de organização.
Apoio:.
Transcrição da apresentação:

PONTOS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 512, CEP: FONE: / SITE:

QUAL O PRIMEIRO PONTO DE FINAÇAS SOIDÁRIOS? O Primeiro Ponto de Finanças Solidárias foi inaugurado em 11 de Agosto de 2011 na Comunidade do Conjunto Sítio São João. O Ponto de Finanças Solidárias é uma inovação criada pelo Instituto Palmas, já reconhecida e apoiada pela SENAES. É uma adaptação para as comunidades que necessitem de serviços financeiros mais ainda não reúnem as condições de organização comunitária e capacidade de gestão necessária à implantação de um Banco Comunitário.

O QUE É O PONTO DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS? O Ponto de Finanças Solidárias funciona como um pequeno banco comunitário administrado pelo Instituto Palmas. Ele funciona como uma filial, descentralizando e ampliando a oferta de serviços financeiros no Grande Jangurussu, principalmente para as mulheres do Bolsa Família. No programa é possível obter crédito, microsseguros, realizar pagamentos e recebimentos em geral, inclusive do programa Bolsa Família.

O Ponto de Finanças Solidárias tem as seguintes características: A)Atuam em comunidades de baixa renda que não têm acesso a serviços financeiros e bancários. B)A gestão é simplificada e realizada diretamente pelo Instituo Palmas, aproveitando as ferramentas e os instrumentos de gestão já desenvolvidos e utilizados pelo Instituto. C)Relaciona-se com a comunidade e “presta contas” a um coletivo que já esteja em funcionamento na comunidade, podendo ser, a assembleia de sócios de uma associação, um fórum local, plenárias da comunidade e outros mais representativos.

O Ponto de Finanças Solidárias tem as seguintes características: D)Oferece, em geral, os seguintes serviços de finanças solidárias: crédito produtivo, micro seguro, correspondente bancário e educação financeira. E)É mais ágil na execução dos serviços financeiros, uma vez que não desenvolve outras ações complementares próprias dos bancos comunitárias (moeda social, feiras, lojas, incubação). F)Com o seu processo de evolução, pode vim a se tornar um banco comunitário, passando-se dessa forma a gestão para uma organização comunitária local.

Site do Instituto Palmas. Disponível em:. Acesso em: REFERÊNCIA

OBRIGADO! Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 110, CEP: FONE: / / SITE: